Governo da Indonésia atrasa pagamento, e vaga de Haryanto na Manor fica em xeque antes da abertura da temporada

O governo nacional da Indonésia não pagou - e aparentemente nem vai pagar - cerca de R$ 45 milhões que prometeu à Manor pela vaga de Rio Haryanto. O piloto está na equipe hoje porque a petrolífera nacional, Pertamina, já enviou sua parte, cerca de R$ 22 milhões, mas o futuro que parecia assegurado voltou a ser incerto

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Rio Haryanto pegou no carro da Manor uma vez – e uma vez apenas – antes que sua vaga na temporada 2016 da F1 voltasse a ser um ponto de interrogação. O lugar de Haryanto na Manor foi garantido por meio de um documento oficial assinado pelo ministro do esporte e da juventude da Indonésia, mas acontece que o esquema não está tão sólido assim.
 
O documento claramente coloca a exposição do governo indonésio no carro junto da petrolífera Pertamina. Mas no início da pré-temporada da F1 em Barcelona não é isso que se vê. Ou melhor: a Pertamina está estampada no carro, mas é só ela.
 
Isso porque a companhia fez o devido depósito de € 5 milhões – o equivalente a pouco menos de R$ 22 milhões. Os outros cerca de R$ 45 milhões que deveriam vir do governo nacional ainda não apareceram nas contas do time de Stephen Fitzpatrick.
Rio Haryanto concede entrevista após o primeiro dia de testes com a Manor em Barcelona na F1 (Foto: Xavi Bonilla / Grande Prêmio)
"Vamos ver primeiro a corrida em Melbourne e o que vai acontecer na primeira parte da temporada", disse o agente de Rio, Piers Hunnisett, sobre o acerto para todo o ano. Mas, em declaração para a imprensa local, negou que a vaga do cliente esteja em dúvida.
 
Quem entrou na jogada para tentar dar um jeito e manter Haryanto no carro foi a IMI DKI, órgão máximo do automobilismo da Indonésia. A confirmação veio do presidente Alfonsus Judiarto.
 
"A IMI DKI ainda está desenvolvendo um sistema de solidariedade para ajudar Haryanto por meio de venda de publicidade de todos os campeonatos que organizamos", disse. "O governo tentou ajudar usando verba pública, mas o procedimento é complicado demais e a ideia causou prós e contras. Esperamos que entidades privadas possam ajudar Rio", seguiu.
 
Haryanto foi o último piloto confirmado no grid de 22 da F1 em 2016 e é o primeiro indonésio da história da categoria. Caso não repita a história de Luiz Razia com a versão antiga da Manor, a Marussia – em que o brasileiro perdeu a vaga para Jules Bianchi após alguns problemas com patrocinadores – e fique na Manor, terá ao seu lado Pascal Wehrlein e a chance de participar da mudança de patamar buscada pela equipe de Banbury.
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