GP às 10: Caso de Verstappen lembra o de Senna e Prost em 1989: punição justa que pune o show

No GP às 10 desta segunda-feira pós-GP dos EUA, Flavio Gomes compara a punição imposta a Max Verstappen com a sanção sofrida por Ayrton Senna no GP doo Japão de 1989. De um certo ponto, as duas foram até justas, mas prejudicaram a essência do espetáculo na pista

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Na edição de 23 de outubro do GP às 10, Flavio Gomes relembra a penalização aplicada a Ayrton Senna naquele polêmico GP do Japão de 1989 em que houve aquele enrosco famoso com Alain Prost para justificar a de Max Verstappen em Austin, mas questiona os vários casos em que os pilotos não foram punidos no fim de semana do GP dos EUA.

Curiosamente, o GP do Japão de 1989 aconteceu exatamente 28 anos antes da prova do último domingo (22). Em Suzuka, Prost fechou a porta e se chocou contra a McLaren de Senna na chicane antes da reta dos boxes e ali abandonou a corrida. Se Ayrton deixasse a prova, o título ficaria com o francês. Mas Senna voltou à pista, só que cortando caminho por dentro da chicane.

Com o bico da sua McLaren avariado, o brasileiro foi aos boxes, trocou a peça, retornou e ainda conseguiu uma 'remontada' épica ao passar o italiano Alessandro Nannini, da Benetton, vencendo a prova. Mas Senna foi punido por ter cortado caminho na chicane. Nannini levou a vitória e Prost alcançou o tricampeonato naquele ano.

O 'GP às 10' é a série que traz um comentário em vídeo dos jornalistas do GRANDE PRÊMIO e convidados especiais, sempre às 10h, do dia e da noite. 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Veja aqui todas as edições do 'GP às 10'.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.