GP às 10: Restrições e padronização do regulamento técnico deixam carros da F1 cada vez mais parecidos

Os lançamentos dos primeiros carros para a temporada 2018 do Mundial de F1 mostram que não há tanta diferença visual entre os modelos, tornando até difícil distinguir uns dos outros se todos estivessem pintados de branco. Flavio Gomes lembra que o cenário era muito diferente nos anos 1970, por exemplo. A última sacada, lembra o jornalista, foi em 2009 com o difusor duplo criado pela Brawn GP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Uma das observações destacadas por especialistas na esteira dos primeiros lançamentos de carros para a temporada 2018 do Mundial de F1 é que os modelos apresentados até agora são muito parecidos entre si. As restrições e a padronização do regulamento técnico, que neste ano proíbe recursos como a barbatana de tubarão e, em contrapartida, obriga a instalação do Halo, faz com que não haja tanta diferença assim entre um modelo e outro.

 
No GP às 10 da manhã desta terça-feira (20), Flavio Gomes lembra que o cenário foi muito diferente, por exemplo, nos anos 1970, quando equipes como a Tyrrell, Brabham e Ferrari tinham traços marcantes em seus carros. Mas ao longo do tempo, a própria FIA tratou de providenciar restrições no regulamento técnico por uma série de motivos, incluindo aí a redução de custos. 
 
A última grande inovação de uma equipe, o chamado ‘pulo do gato’, foi há quase dez anos, quando a Brawn GP criou o difusor duplo, que foi fundamental para levar a equipe novata a uma improvável glória com a conquista dos títulos do Mundial de Pilotos, com Jenson Button, e também do Mundial de Construtores em 2009.
 
O GP às 10 é a série que traz um comentário em vídeo dos jornalistas do GRANDE PRÊMIO e convidados especiais, sempre às 10h, do dia e da noite.

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Veja aqui todas as edições do 'GP às 10'.

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.