GP às 10: Testes de pneus da F1 em Jacarepaguá nos anos 1980 eram ‘uma zona’. E tudo isso era bem legal

No GP às 10 da manhã desta quarta-feira, Flavio Gomes ressalta as dificuldades climáticas que pilotos e equipes enfrentam nesta semana de pré-temporada da F1 em Barcelona e lembra quando a categoria realizava os famosos testes de pneus em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que por bons tempos abria o calendário do Mundial nos anos 1980

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A manhã desta quarta-feira (28) em Barcelona começou com muita neve, o que complica pelo terceiro dia seguido a semana de pré-temporada que a F1 realiza no circuito catalão. Geralmente, as equipes optam por realizar os chamados testes de inverno em Montmeló justamente por ser uma região que não faz tão frio mesmo no inverno, mas vem sendo tudo diferente neste ano. Contudo, nos anos 1980, as equipes faziam seus primeiros testes coletivos no Brasil, mais precisamente em Jacarepaguá, que abriu por várias temporadas o calendário da F1.

 
E é sobre os chamados testes de pneus que Flavio Gomes fala no GP às 10 desta manhã. O jornalista lembra que a F1 movimentava o Rio de Janeiro e que não havia toda a rigidez dos tempos de hoje para entrar no circuito e acompanhar os trabalhos. Tanto a imprensa, como os fãs e também os pilotos adoravam, já que estavam numa cidade quente e atraente, como o Rio. Mas o gravíssimo acidente sofrido pelo francês Philippe Streiff — que acabou ficando tetraplégico, aliás —, acabou por encerrar o que era a pré-temporada naquela época.

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }


O GP às 10 é a série que traz um comentário em vídeo dos jornalistas do GRANDE PRÊMIO e convidados especiais, sempre às 10h, do dia e da noite.

Veja aqui todas as edições do 'GP às 10'.

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.