GP Recomenda: cinco bons motivos para não se perder o GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2017 da F1

O mais clássico e charmoso dos GPs da F1 vai ser disputado neste fim de semana nas ruas de Monte Carlo. Mesmo sem Fernando Alonso, que vai tentar a vitória em Indianápolis no domingo, o GP de Mônaco tem grandes atrativos por si só e ainda compreende a volta-relâmpago de Jenson Button, além de trazer a perspectiva de um novo e empolgante duelo entre os protagonistas da temporada: Sebastian Vettel e Lewis Hamilton

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

1) UM ESPETÁCULO POR SI SÓ

 
O GP de Mônaco é um evento singular e histórico, com um perfil bastante distinto de todas as outras provas do calendário do Mundial de F1. Não somente pelo cronograma bastante único do fim de semana, com os treinos livres começando na quinta-feira e a sexta sendo reservada a diversas atividades extrapista. Trata-se de uma corrida icônica e que marca a carreira de todo o piloto que consegue vencê-la. Não à toa, faz parte da Tríplice Coroa, aquela que Fernando Alonso tanto persegue.
 
Há aqueles pilotos que não gostam de correr em Mônaco. Outros, contudo, adoram, justamente pelas suas características singulares: o circuito de Monte Carlo não permite o menor erro, ou então, é guard-rail na certa. No ano passado, por exemplo, Max Verstappen aprendeu na carne como é duro guiar no Principado.
 
O circuito urbano tem trechos marcantes como a Sainte-Dévote de tantos acidentes, o Túnel, o Cassino de Mônaco, a La Rascasse, a Loews — a curva mais lenta da F1 —, a curva da Tabacaria. Trechos que remetem à história da própria F1 e que já consagraram nomes que vão desde Jarno Trulli e Olivier Panis com suas únicas vitórias, logradas no Principado, ao grande ‘rei de Mônaco’, Ayrton Senna, cuja primeira vitória da sua dinastia completa 30 anos no próximo dia 31. 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Rico em história e glórias, o GP de Mônaco é o mais clássico de toda a F1 (Foto: Forix)
No próximo 28 de maio, o GP de Mônaco vai escrever a 64ª página da sua história como parte do Mundial de F1.
 
 
2) HAMILTON PODE IGUALAR MAIOR MARCA DE SENNA
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O fim de semana do GP de Mônaco tem tudo para ser especial para Lewis Hamilton antes mesmo da corrida no Principado. Caso conquiste a pole-position no sábado, o tricampeão do mundo vai igualar mais uma vez seu grande mestre na F1: Ayrton Senna. O piloto da Mercedes tem 64 poles na carreira, uma a menos que o brasileiro tricampeão mundial.

 
Com 193 GPs disputados, Hamilton já superou marcas relevantes alcançadas por Senna, que realizou 161 GPs na sua carreira, como o de vitórias — 55, contra 41 de Ayrton — e de pódios conquistados — 108, contra 80 do brasileiro. Com grande forma em classificações, Lewis tem tudo para superar não apenas Senna, mas também Michael Schumacher em poles ainda em 2017, uma vez que o alemão tem um total de 68 largadas na posição de honra.
 
Para superar outra marca de Senna e chegar ao quarto título mundial, a parada é bem mais dura, já que Hamilton tem em Sebastian Vettel seu grande adversário na luta pelo título.
Lewis Hamilton tem tudo para igualar Ayrton Senna em número de poles em Mônaco (Foto: Mercedes)
3) A VOLTA DO CAMPEÃO
 
 
 
De modo que Alonso certamente vai fazer muita falta, mas tal ausência vai ser amenizada com a presença de Button. Sem quilometragem com os carros novos da F1, Jenson vai correr o fim de semana para se divertir e aproveitar a chance de voltar a acelerar no Mundial, ainda mais em um palco tão importante como é Mônaco. Quanto a resultados, qualquer ponto conquistado vai ser como uma grande vitória para o ‘último gentleman da F1’.
Jenson Button tem uma volta relâmpago à F1 em Mônaco como substituto de Fernando Alonso (Foto: McLaren)
 
4) A GRANDE CHANCE DA RED BULL
 
Mônaco é um circuito tão singular que o equilíbrio do chassi vale muito mais que um carro empurrado por um motor poderoso como o Mercedes. Nem é preciso voltar muito a tempo para lembrar que, no ano passado, a Red Bull de Daniel Ricciardo lutou de igual para igual com as Flechas de Prata, conquistou a pole no ano passado e só não venceu em razão de uma trapalhada taurina no pit-stop.
 
Em 2017, a Red Bull perdeu espaço para a Ferrari e é a terceira força da F1. Na Espanha, a diferença de desempenho em relação ao time de Maranello, em ritmo de classificação, foi levemente reduzida, mas os taurinos ainda estão atrás. Contudo, a equipe de Milton Keynes tende a dar um salto de qualidade neste fim de semana, ainda mais com a influência maior de Adrian Newey no projeto do RB13.
 
É de se esperar que Ricciardo — e também Max Verstappen, depois das lições aprendidas no ano passado — possam medir forças com as Ferrari e a Mercedes. Falar em vitória pode ser até um pouco otimista demais, mas uma boa posição de largada ali na segunda fila é quase a garantia de um pódio no domingo. De qualquer forma, não é exagero dizer que o GP de Mônaco é a grande chance da Red Bull, ao menos até agora, na temporada 2017 da F1.
O marcante desempenho da Red Bullem Mônaco no ano passado traz boas perspectivas para o fim de semana (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull)
5) O SEGUNDO DUELO?
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Há duas semanas, a expectativa geral pelo GP da Espanha era pessimista. Muito se falou sobre a perspectiva de poucas ultrapassagens e falta de ação, mas tão logo a largada fora dada em Barcelona e tudo caiu por terra. A Catalunha produziu talvez a melhor corrida da temporada até agora e proporcionou, enfim, um grande duelo entre os dois protagonistas da temporada: Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.

 
Com carros de desempenho tão parecido, não vai ser surpresa se os dois adversários repetirem a dose neste fim de semana. O confronto vai começar a ser decidido no sábado de classificação. E, historicamente, nenhum dos dois pilotos têm grande desempenho em Mônaco: Hamilton e Vettel têm uma pole, cada. Em corrida, Lewis tem duas conquistas, contra uma do alemão.

De modo que o retrospecto dos dois e a campanha como um todo até o momento em 2017 indicam a grande possibilidade de um novo confronto direto na temporada. Confronto que não deve ter, assim como aconteceu em Barcelona, nenhuma influência do clima. A previsão do tempo para o dia da corrida é de sol e traz chance nula de chuva.

 
MENINO THOMAS MOSTRA LADO HUMANO DA F1 E AQUECE ATÉ CORAÇÃO DO ‘HOMEM DE GELO’ RÄIKKÖNEN

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.