Grosjean elogia e se diverte com carro “legal”, mas critica alto desgaste dos novos pneus intermediários da Pirelli

Romain Grosjean está aproveitando uma pré-temporada bem menos problemática que a sua primeira com a Haas. Sem tantos problemas e com um time já nascido, agora tenta ajustar as novas regras à realidade das pistas para a escuderia da Carolina do Norte. Para Grosjean, os novos carros são divertidos e corroborou um início forte de ano para a Haas

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean estava um tanto quieto nesta primeira sessão de testes de pré-temporada da F1. Que não pensem, porém, que se trata de um momento difícil da Haas. Em 2016, nos primeiros testes coletivos como uma equipe de F1, os pilotos mal conseguiram ir à pista. Aparecer com boa quilometragem com vários tipos de pneus e ainda ser rápida é uma evolução para a equipe. Avaliando as voltas que deu, Grosjean mostrou que está satisfeito, mas quer mais dos novos pneus.

 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
O francês terminou a manhã de testes desta quinta-feira com a segunda colocação geral num dia em que basicamente só se andou com pneus de pista molhada. Coisas da Pirelli para que testem os novos pneus para chuva extrema. Então foi apenas no finalzinho da manhã que as equipes conseguiram tirar os outros compostos do armário e instalar nos carros. De supermacios, Grosjean andou bem.

 
"Trabalhamos a manhã toda com pneus de chuva extrema, então tivemos uma chance de usar os supermacios para saber em que pé estamos antes que fique molhado de novo [o que voltou a acontece no começo da tarde]. É importante para saber o que podemos fazer com o carro", avaliou.
 
E Grosjean tratou das virtudes dos novos pneus de pista molhada. Gostou, por exemplo, de que não causam superaquecimento no carro norte-americano – algo que aconteceu algumas vezes em 2016. Fez uma ressalva: sobretudo os pneus intermediários "precisam ficar mais fortes".
Romain Grosjean (Foto: Twitter/Haas)
"Conseguimos andar bastante nos pneus de chuva extrema. Até tentamos os intermediários em dado momento, mas estava lento, então ficamos com o de chuva. A Pirelli fez um bom trabalho com isso. Antes o pneu superaquecia a traseira, perdia a temperatura… Depois mudamos para o intermediário, e a pista estava muito rápida. Com os intermediários foi bem difícil, mas o desempenho estava lá. Fomos bem em uma volta, mas precisa durar mais, porque depois de uma volta começam a desfazer", contou.
 
"Mas é interessante. Há muito progresso em relação ao ano passado. Nós não tivemos superaquecimento na traseira, a dianteira estava ficando na pista. Ele é bom para uma volta, mas se desgasta rápido. É bom para o começo, melhor que o que tínhamos ano passado", seguiu.
 
Questionado pela imprensa presente em Barcelona – dentre ela o GRANDE PRÊMIO – se isso aumenta as expectativas e confiança da Haas para a temporada, titubeou. Elogiou, porém, o trabalho da Ferrari – que colocou dois motores seus nas duas primeiras posições, com Kimi Räikkönen na ponta.
 
"São só testes de pré-temporada, e nós estamos atrás de mais que isso. Mas em geral, sim, acho que é encorajadora a forma que o carro está andando", falou. "A Ferrari está fazendo um bom trabalho, nosso carro parece bom também. Estamos tentando pegar no tranco.
 
E depois do final desta quinta-feira, os testes retornam apenas na semana que vem. O que Romain espera é dar mais voltas. "Espero mais quilometragem, entender melhor o carro, fazer simulações de corrida e encontrar as últimas coisas a consertar antes da temporada começar."
Romain Grosjean (Foto: Twitter/Reprodução)
De qualquer forma, porém, já é melhor que em 2016. "Ano passado nós tivemos muitos problemas no primeiro teste. Esse ano o carro está andando bem, mas ano passado foi diferente. Agora nós sabemos o que estamos fazendo, há muito trabalho nos bastidores", garantiu.
 
Mesmo no começo difícil, a Haas chegou à temporada 2016 como surpresa e conseguiu um quinto lugar na Austrália. Depois de desenvolver tamanho trabalho, deixar quase tudo para trás por causa das novas regras pode parecer dolorido, mas o francês garante que são ossos do ofício e algo já esperado pelo time.
 
"Sabíamos que isso aconteceria quando mudaram as regras para esse ano", disse. "Mas nós temos uma boa base vinda do ano passado e claro que começamos a trabalhar no carro desse ano muito cedo. Nós paramos de desenvolver o carro do ano passado, então conforme a temporada avançava ficava mais e mais difícil, mas a ideia sempre foi chegar em 2016 e aprender a F1 e, então em 2017, ter um ano melhor", afirmou.
 
Por fim, ainda chamou de "legal" o novo tipo de carro da F1. "O melhor momento é descobrir um carro novo, poder me divertir guiando esse novo F1 – a nova geração de carros da F1 é muito legal", encerrou.

PADDOCK GP #67 RECEBE OZZ NEGRI E DEBATE TESTES DA F1 EM BARCELONA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.