Grupo europeu antiálcool envia carta a presidente da FIA e mostra preocupação com patrocínio da Heineken à F1

Mariann Skar, secretária geral da Eurocare, a Aliança Europeia de Políticas sobre o Álcool, se mostrou contrária ao patrocínio recém-anunciado da Heineken à F1 e enviou uma carta endereçada a Jean Todt, presidente da FIA, invocando sua condição de defensor da segurança nas estradas

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A chegada da Heineken como a mais nova patrocinadora do Mundial de F1 foi anunciada na última quinta-feira (9) em Montreal, às vésperas do GP do Canadá. O acordo trouxe uma nova perspectiva ao esporte, sobretudo por torná-lo mais midiático e acessível nas redes sociais, além do aporte financeiro de US$ 250 milhões, perto dos R$ 840 mi, valendo por sete temporadas. Mas nem todo mundo ficou satisfeito com o novo patrocínio da F1.

 
A Eurocare, Aliança Europeia de Políticas sobre o Álcool, se mostrou contrária ao acordo. Mariann Skar, secretária geral do grupo, criticou a aliança entre Heineken e F1 e enviou uma carta a Jean Todt, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). 
 
O acordo foi celebrado com festa e com a presença de Bernie Ecclestone, chefão da F1 e responsável pelos direitos comerciais da categoria. Todt não esteve presente durante o anúncio oficial em Montreal.
Nem todo mundo aprovou a aliança entre a Heineken e a F1 (Foto: Reprodução)
Mariann atacou o número crescente de empresas associadas a bebidas alcoólicas que se uniram à F1 e invocou a condição de Todt, de defensor da segurança nas estradas, pedindo ao dirigente que o esporte deixe de lado tais associações. Além da Heineken, as bebidas alcoólicas estão presentes na F1 como patrocinadoras de boa parte das equipes do grid: Martini (Williams), Smirnoff (Force India), Chandon e Johnnie Walker (McLaren), Estrella Galícia (Toro Rosso) são algumas delas.
 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Na visão de Skar, a F1 deveria se perguntar se quer ser um esporte a motor ou apenas um evento de marcas de bebidas alcoólicas, como diz a carta abaixo.
 
“Prezado Sr. Todt,
 
Esta é a reação ao acordo de patrocínio entre a F1 e a Heineken: a Heineken recentemente apresentou um acordo de patrocínio com a F1, um contrato de cinco anos em um valor estimado de US$ 150 milhões. Com este novo acordo, a Heineken se coloca como um dos principais patrocinadores do esporte, com publicidade nos circuitos e associando seu nome a eventos, assim como anúncios de televisão e realizando outras atividades promocionais. Uma das maiores preocupações que temos é que o álcool e a direção não devem se misturar. As marcas de bebidas alcoólicas dominam o patrocínio da F1, unindo um esporte a motor muito popular com uma das principais causas de morte em nossas rodovias.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A publicidade de álcool tem um efeito poderoso na sociedade, em particular perante os jovens. Como se sabe, a F1 esteve vinculada a marcas de álcool mesmo antes deste acordo. Um informativo sobre a exposição de bebidas alcoólicas no GP de Mônaco do ano passado mostrou que houve uma média de 11 referências de marcas de álcool por minuto, uma a cada cinco segundos. Fazer publicidade de álcool em um dos eventos esportivos mais famosos reforça as normas sociais em favor do álcool. O GP de Mônaco tem uma audiência mundial, perto das 500 milhões de pessoas e, com este novo acordo, unindo ao que já havia antes, parece mais uma exposição de marcas de bebidas alcoólicas do que um evento esportivo.

 
Anteriormente, escrevemos a você sobre esta preocupação, e em sua resposta, você declarou seu compromisso e o da FIA em matéria de segurança viária, fazendo referência ao seu trabalho com o programa de Ação para Segurança Viária, além de recordar que você é o embaixador das Nações Unidas para a Segurança Viária. Gostaríamos de recordar que o álcool ao volante é um dos principais assassinos em rodovias. Portanto, é preocupante que a F1 esteja suscitando e aumentando o vínculo entre marcas de álcool e o esporte a motor.
 
Gostaríamos de pedir que leve a sério esta questão e considere deixar de fora tais acordos de patrocínio, como fez com o patrocínio do tabaco. A FIA não está isenta de responsabilidades, uma vez que é órgão do governo da F1 e também um dos grandes acionistas do esporte.”
PADDOCK GP #32 DEBATE MotoGP, F1, INDY E STOCK CAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.