Grupo Quantum garante acerto financeiro com Lotus: "Definitivamente vai sair"

O Quantum, grupo de investidores do Oriente Médio e dos EUA, confirmou que um acordo com a Lotus foi alcançado. Mansoor Ijaz, que lidera o consórcio, disse que "o contrato definitivamente vai sair"

O futuro financeiro da Lotus parece ter alcançado finalmente um porto seguro. O grupo árabe Quantum, que inclui investidores do Oriente Médio e também dos EUA, garantiu que o acordo com equipe preta e dourada foi selado. Depois de um fim de semana tumultuado, marcado pela ameaça de Kimi Räikkönen em não disputar a corrida em Abu Dhabi, por não ter sido pago pelo time, a notícia sobre o negócio foi confirmada pelo líder do consórcio, Mansoor Ijaz, ainda no domingo (3).

Ijaz afirmou que sua empresa concluiu a parte que lhe cabia do contrato e que a aprovação final dependia apenas do proprietário do grupo Genii, Gérard Lopez, dono da Lotus. "Não há dúvida de que o negócio definitivamente vai sair", disse o executivo em entrevista à revista inglesa 'Autosport'.  "Eu posso até dizer que, do nosso lado, tudo foi concluído em termos do que precisava ser feito", completou.

Grupo Quantum garante investimento na Lotus (Foto: Getty Images)

A Quantum planeja adquirir 35% de participação na equipe. Há também opções, de acordo com o empresário, para que o grupo adquira gradualmente o controle do time, reduzindo, assim, a atuação de Lopez. "Nós temos algumas opções também, mas não vou entrar em detalhes. São caminhos que vão nos permitir, com o tempo, assumir o controle da equipe mais tarde. Vamos fazer isso de uma maneira coordenada com os nossos parceiros da Genii", explicou.

Ijaz revelou ainda que a maior parte de investimento também vai permitir que a Lotus quite as dívidas com fornecedores e também com Räikkönen. O executivo lamentou os contratempos e disse que se desculpou com o piloto após uma reunião com Steve Robertson, empresário do finlandês, em Abu Dhabi, no último sábado.

"Nós temos de pedir desculpas ao Räikkönen. Pretendemos não só nos certificar de que tudo correu como planejado, mas também compensar os nossos funcionários e a equipe", acrescentou Mansoor.

A Lotus ainda não confirmou a conclusão do negócio, mas Eric Boullier, chefe da escuderia, disse que um anúncio deve ser feito até a próxima terça-feira. "Não vou comentar nada sobre isso ainda. Não posso dizer nada. Mas espero que até terça tenhamos algo", completou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.