Hamilton abre fim de semana de forma dominante e lidera primeiro treino livre em Silverstone. Bottas fecha 1-2 da Mercedes
Lewis Hamilton abriu o que pode ser um fim de semana histórico na sua carreira com a liderança do primeiro treino livre em Silverstone. O britânico liderou a sessão e foi 0s367 mais rápido que Valtteri Bottas. 0s5 atrás, Sebastian Vettel foi o terceiro colocado
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Lewis Hamilton começou muito bem o fim de semana que pode marcar sua coroação como o maior vencedor da história do GP da Inglaterra. Empatado com Jim Clark e Alain Prost em cinco triunfos, o tetracampeão do mundo abriu a sexta-feira (6) com o melhor tempo do primeiro treino livre em Silverstone. O único britânico no grid atual da F1 cravou 1min27s487 e foi 0s367 mais rápido que seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas. E a diferença entre a Mercedes mais rápida para a Ferrari melhor colocada, de Sebastian Vettel, foi ainda maior: 0s5.
Daniel Ricciardo colocou a Red Bull na quarta colocação, se encaixando entre as Ferrari de Vettel e Kimi Räikkönen, sexto melhor posicionado. Max Verstappen, grande vencedor do último GP da Áustria, finalizou a tabela dos tempos nesta manhã em sexto. O holandês, no entanto, tem uma preocupação a mais depois da quebra de câmbio apresentada pelo seu carro no fim da sessão.
Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, mesmo depois de ter batido seu carro após perder o controle na saída da curva 1, ficou em sétimo, comprovando o grande momento da Haas. Sergio Pérez, com uma Force India que foi bem, finalizou em oitavo, logo à rente do seu companheiro de equipe. A surpresa foi a presença de Lance Stroll, com uma Williams que busca se encontrar, em décimo.
O segundo treino livre do GP da Inglaterra acontece logo mais, às 10h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP da Inglaterra de F1
Pouco antes da abertura do primeiro treino livre, as câmeras da transmissão oficial da F1 já buscavam os dois novos nomes da chefia da McLaren, devidamente posicionados no pit-lane da equipe em Silverstone: Gil de Ferran, como o novo diretor esportivo, e Andrea Stella, diretor de performance, acompanhavam o onício dos trabalhos de pista com Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne acelerando na antiga base aérea britânica.
No começo dos trabalhos, os pilotos deixaram os boxes para as voltas de instalação usando os pneus duros, em sua maioria. Lewis Hamilton, único piloto britânico no grid do GP da Inglaterra deste ano, foi à pista com um capacete especial com o predomínio da cor dourada. O tetracampeão abriu o fim de semana com a expectativa de se tornar o maior vencedor da história da prova. Hamilton está empatado com os lendários Jim Clark e Alain Prost, cada um com cinco vitórias.
A primeira volta rápida do fim de semana foi registrada por Brendon Hartley, que marcou 1min35s079 com sua Toro Rosso. Em seguida, era a vez de outro carro taurino, a Red Bull de Max Verstappen, cravar 1min30s863. O holandês deu sequência ao seu stint e não demorou muito para romper a barreira de 1min30s. Com médios, Verstappen liderava, enquanto as Ferrari deixavam os boxes também com os pneus brancos. Kimi Räikkönen aparecia em segundo, seguido por Sebastian Vettel.
Enquanto Verstappen já tinha 1min29s469, o novato Sergey Sirotkin rodava na curva Club. O russo escapou na briga, mas conseguiu voltar à pista sem maiores danos na sua Williams.
Vettel colocava a Ferrari na ponta com 1min29s244. A primeira Mercedes a marcar tempo era a de Bottas que, com o terceiro motor, tinha 1min29s841. Em seguida, Hamilton tinha 1min29s757 e passava a ocupar o quinto lugar. Mas o britânico já queria a mostrar que era o homem a ser batido em Silverstone e, na sequência do seu stint, subiu para a ponta com 1min28s908.
Na sequência do treino, Fernando Alonso e Kevin Magnussen se enroscaram. E trocaram farpas via rádio. O bicampeão criticou a "pilotagem perigosa" do dinamarquês da Haas. "Magnussen tentou me acertar duas vezes, nas curvas 1 e 3, não sei o que ele está pensando. É um piloto perigoso", disparou. Hamilton, que vinha como o mais rápido, se queixava também, mas das ondulações da pista britânica.
Após uma breve calmaria para a devolução do jogo extra de pneus com 40 minutos de sessão, os pilotos regressaram à pista para a metade final da sessão. No início desta segunda metade, os pilotos usaram, em sua maioria, os pneus macios, os mais rápidos do fim de semana. Alonso era o único dentre os 20 pilotos ainda sem tempo registrado.
Com os pneus de faixa amarela, Bottas aproveitou a melhor performance e fez a melhor parcial nos três setores para cravar 1min28s143, 0s7 mais rápido que a marca de Hamilton, que a fez com os médios. Lewis abriu sua volta rápida em seguida, fez um bom primeiro setor, mas pegou tráfego no percurso. O tetracampeão ficou a apenas 0s010 do tempo do companheiro de equipe. A diferença em relação à Ferrari de Vettel, em terceiro na sessão, era enorme: 1s101.
Uma das boas surpresas da sessão à quele momento era a presença de Sergio Pérez como sexto colocado. No entanto, o mexicano teve seu tempo superado por um inspirado Romain Grosjean, que subia para quinto. Melhor ainda fazia Bottas, que anotava 1mins27s854 para reforçar a liderança da sessão. Verstappen, de pneus médios, subia para terceiro com 1min29s107. Na sequência, Daniel Ricciardo, desta vez com os macios, pulava para quarto.
A primeira intervenção do safety-car virtual no fim de semana veio após a batida de Grosjean, que vinha em sexto lugar, mas perdeu o controle do carro na curva 1 e acertou a barreira de pneus. O franco-suíço saiu do seu carro sem problemas, mas ali era decretado o fim do seu treino nesta manhã.
Quando a sessão foi retomada, Hamilton tratou de acelerar e fez uma volta voadora: o tetracampeão marcou 1min27s487, que se perpetuaria como a melhor marca da manhã, sendo 0s367 mais rápido que Bottas. A dupla da Ferrari também acelerava para o último stint em ritmo de classificação com os pneus macios. Vettel pulava para terceiro com 1min27s998, 0s511 de desvantagem para Hamilton. Ricciardo seguia em quarto e Räikkönen fechava o top-5.
Só no fim da sessão foi quando Alonso deixou os boxes para fazer algumas voltas rápidas. O bicampeão buscava algum tempo razoável, mas cometeu um erro na sua tentativa. Fernando, no entanto, seguiu na pista para sair da incômoda última posição e avançar para 18º, duas posições atrás do companheiro de equipe, Stoffel Vandoorne, que estava nos boxes para que a McLaren providenciasse a troca do halo, um procedimento poucas vezes focalizado pelas câmeras da F1.
E se Alonso era superado por Hartley e caía para penúltimo lugar, Max Verstappen também não tinha muitos motivos para comemorar. O holandês teve de lidar com uma pane no câmbio do seu carro em plena reta dos boxes e encerrou sua sessão nos minutos finais. E no apagar das luzes, Alonso melhorou seu tempo. Nada muito animador, mas o bastante para colocá-lo em 15º lugar.
F1 2018, GP da Inglaterra, Silverstone, treino livre 1:
1 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:27.487 | 24 | ||
2 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:27.854 | +0.367 | 27 | |
3 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:27.998 | +0.511 | 21 | |
4 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:28.144 | +0.657 | 30 | |
5 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:28.218 | +0.731 | 24 | |
6 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:28.325 | +0.838 | 24 | |
7 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:29.352 | +1.865 | 12 | |
8 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:29.812 | +2.325 | 23 | |
9 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:29.815 | +2.328 | 24 | |
10 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:29.878 | +2.391 | 25 | |
11 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:29.942 | +2.455 | 25 | |
12 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Honda | 1:30.004 | +2.517 | 31 | |
13 | 16 | Charles LECLERC | MCO | Sauber Ferrari | 1:30.027 | +2.540 | 27 | |
14 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:30.065 | +2.578 | 20 | |
15 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Renault | 1:30.322 | +2.835 | 19 | |
16 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | 1:30.358 | +2.871 | 22 | |
17 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Renault | 1:30.416 | +2.929 | 25 | |
18 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:30.701 | +3.214 | 18 | |
19 | 28 | Brendon HARTLEY | NZL | Toro Rosso Honda | 1:30.749 | +3.262 | 31 | |
20 | 35 | Sergey SIROTKIN | RUS | Williams Mercedes | 1:31.017 | +3.530 | 22 | |
Tempo 107% | 1:33.611 | +6.124 | ||||||
Recorde | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:26.600 | 15/07/2017 | |||
Melhor volta | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:30.621 | 16/07/2017 |
#GALERIA(8463)
ABANDONO DE HAMILTON RECOLOCA VETTEL NO CAMINHO DO PENTA
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