Hamilton aproveita largada caótica e abandono de Vettel, vence em Singapura e dispara na liderança da temporada

A inacreditável batida envolvendo Max Verstappen, Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel definiu os rumos do GP de Singapura e, muito provavelmente, da luta pelo título. Com sorte de campeão, Lewis Hamilton pulou de quinto para primeiro e rumou para a vitória, abrindo 28 pontos de vantagem para o rival na liderança do Mundial

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Lewis Hamilton deu um passo fundamental rumo à conquista do tetracampeonato mundial de F1. Com a competência de sempre, mas principalmente com a grande ajuda da sorte desta vez, o britânico alcançou um triunfo improvável na noite deste domingo (17) em Singapura. Depois de garantir apenas o quinto lugar no grid, o piloto da Mercedes disse que precisaria de um milagre para conseguir um bom resultado em termos de luta pelo título. E o milagre veio, em forma de caos, na largada em Marina Bay. Com o asfalto bem molhado em razão da chuva que despencou minutos antes do início da prova, Max Verstappen e Kimi Räikkönen se tocaram, e o finlandês não conseguiu evitar o impacto no carro de Sebastian Vettel. Os três abandonaram. Lewis, na mesma hora, subiu de quinto para primeiro, posição mantida até o fim da corrida na cidade-estado.

Daniel Ricciardo foi outro piloto que levou sorte ao escapar da batida na largada e conseguiu terminar em segundo, seu sétimo pódio na temporada. E Valtteri Bottas, que foi mal o fim de semana inteiro, conseguiu aproveitar os abandonos de carros mais fortes em Singapura para finalizar em terceiro, faturando um resultado improvável. Destaque para um dos pilotos do fim de semana, Carlos Sainz, que garantiu o melhor resultado da carreira ao cruzar a linha de chegada em quarto com a Toro Rosso. Sergio Pérez, outro bom nome em Singapura, foi o quinto.

Jolyon Palmer, que realizou a melhor corrida da carreira na F1, justamente onde soube que não vai ter lugar na Renault em 2018, finalmente somou seus primeiros pontos no ano e foi o sexto, seguido por Stoffel Vandoorne, que encaixou um bom sétimo lugar para a McLaren, enquanto Fernando Alonso abandonou. Lance Stroll foi oitavo, à frente de Romain Grosjean e Esteban Ocon. Felipe Massa foi o 11º. 

Talvez seja exagero dizer que Hamilton colocou uma mão na taça, mas o resultado deste domingo é importantíssimo. Agora, o britânico soma 263 pontos, enquanto Vettel estacionou nos 235. De três, a vantagem de Lewis na liderança do Mundial de Pilotos agora é de 28 pontos, restando seis etapas para o fim da temporada. A próxima etapa do campeonato acontece no dia 1º de outubro, na Malásia.

Sem Vettel na pista, Hamilton passeia e vira o dono da noite deste domingo em Singapura (Foto: BBC/Twitter)

Saiba como foi o GP de Singapura

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O caos! Os momentos que antecederam a largada do GP de Singapura foram até de certa tensão por conta da forte chuva que despencou na cidade-estado, tornando o início da prova uma autêntica loteria. Alguns pilotos largaram com pneus intermediários, enquanto a maioria optou pelos de chuva extrema. Mas ninguém poderia imaginar o strike logo nos primeiros metros.

Vettel largou bem e manteve a dianteira, enquanto Kimi Räikkönen conseguiu pular bem e colocou seu carro lado a lado com a Red Bull de Max Verstappen. Mas um toque entre os dois pilotos gerou um 'big one' no asfalto molhado. Os dois foram parar na área de escape, com Kimi acertando também Vettel, ainda na reta dos boxes, e depois Fernando Alonso. Foi a primeira vez na história da F1 em que dois pilotos da Ferrari se chocaram na primeira volta. Verstappen, Vettel e Räikkönen ficaram fora da disputa, enquanto Alonso conseguiu voltar. A direção de prova anunciava que o incidente seria julgado depois da corrida.

Quem se deu bem, muito bem, foi Lewis Hamilton. De quinto no grid, o tricampeão do mundo foi quem se beneficiou do acidente na largada e subiu para primeiro, com Ricciardo em segundo e Hülkenberg em terceiro lugar. Sorte típica dos campeões. 

Caos na largada em Singapura tira Vettel da corrida (Foto: BBC/Twitter)

O safety-car continuou na pista até a volta 5, com Hamilton mantendo a dianteira com todo o cuidado do mundo. Ricciardo vinha logo atrás, seguido por Hülkenberg e Pérez. Jolyon Palmer era a grande surpresa da corrida e surgia em quinto depois de passar Valtteri Bottas na relargada. Alonso vinha em P12 e era perseguido por Lance Stroll, enquanto Felipe Massa vinha em 14º. O espanhol resistia bravamente na pista, já que seu carro estava bastante avariado em razão do acidente na largada.

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A corrida tinha a cara de Hamilton, não de Alonso, que abandonava a prova, novamente citando a falta de potência do motor. Carlos Sainz, um dos grandes nomes do fim de semana até pela sua transferência para a Renault, passava Esteban Ocon e subia para o oitavo lugar.

A outra Toro Rosso, de Daniil Kvyat, batia na barreira de proteção da curva 7 durante a volta 11, forçando nova entrada do safety-car. Assim, vários pilotos voltavam aos boxes e colocavam pneus intermediários, entre eles as Renault de Hülkenberg e Palmer, que figuravam no top-5. Vandoorne saiu do pit-lane à frente de Massa, e os dois quase se tocaram, mas o belga continuou na frente, em nono. Hamilton seguiu na pista e questionou a Mercedes: "Todo mundo parou, mas e eu? Não tenho certeza se é uma boa ideia", disse.

O GP de Singapura teve sua segunda relargada na volta 15. Os cinco primeiros: Hamilton, Ricciardo, Bottas, Sainz e Hülkenberg. Massa vinha em décimo, mas não levou muito tempo para o brasileiro perder posições para Romain Grosjean, Esteban Ocon e Kevin Magnussen, que foi arrojado para passar Felipe. O veterano era um dos poucos com pneus para chuva extrema, que se mostravam péssima opção. Assim, na volta 18, a Williams não teve outra alternativa a não ser trocar para os pneus intermediários.

Kevin Magnussen foi arrojado e quase beijou o muro para passar Felipe Massa (Foto: Reprodução)

Massa voltou em 15º e último dentre os pilotos ainda em ação na corrida. Hamilton reinava soberano, encaixava uma série de voltas rápidas e já tinha 4s8 de frente para Ricciardo após o giro 21. A vitória parecia sob controle, mesmo com muito tempo de corrida pela frente.

Sem ter muito a perder, Magnussen foi o primeiro piloto da prova a colocar os pneus slicks, com a Haas calçando o carro #20 com os ultramacios. E, de certa forma, o dinamarquês virava a referência para os outros pilotos nas próximas voltas. Tanto que a Williams, também sem muito o que perder, fazia a experiência e espetava pneus ultramacios no carro de Massa. Hamilton, tranquilo na frente e ainda com os intermediários, era o primeiro piloto a virar uma volta abaixo de 2min.

Hamilton faz o pit-stop na primeira metade da corrida em Singapura (Foto: Reprodução)

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O desempenho de Massa era bom com os ultramacios, e com a referência do brasileiro, a Williams chamou Stroll para fazer a troca. Aos poucos, boa parte do grid também optava pelos ultramacios. Hamilton vinha bem e não dava pinta de parar. Quem também fazia sua parada era Ricciardo, na volta 29, ao mesmo tempo em que Lewis fazia a melhor volta da corrida. A Red Bull espetou os ultramacios para o australiano ir até o fim da prova. Mas o pit-stop de Ricciardo era a senha: Hamilton fez sua parada uma volta depois.

Durante a janela de pit-stops, Jolyon Palmer figurava na segunda posição. Mesmo após fazer sua parada, o britânico estava em sétimo depois de fazer grande manobra pra cima de Stoffel Vandoorne. Era, sem dúvidas, a melhor atuação do piloto na F1. Curiosamente, no mesmo fim de semana em que soube que não vai seguir na Renault em 2018.

Hülkenberg aparecia em uma excelente quarta posição e, pouco mais atrás, estavam Sainz e Pérez, que lutavam de forma aguerrida por um lugar no top-5.

Sempre no top-10, Stoffel Vandoorne fazia grande corrida com a McLaren na cidade-estado (Foto: McLaren)

Obviamente, a prova passou a ter uma dinâmica mais previsível depois que a pista secou. Assim, nada dava a entender que Hamilton perderia a vitória redentora em Singapura. Em teoria. Porque o safety-car foi acionado pela terceira vez nesta noite por conta de uma batida sofrida por Marcus Ericsson. Era o tempero que faltava para o desfecho da corrida. Lewis, que tinha vantagem de 10s para Ricciardo, desta vez levou azar. E reclamou via rádio da direção de prova pelo acionamento do SC.

Outro que tinha azar era Hülkenberg, que perdeu muito tempo nos boxes após a Renault chamá-lo para uma parada não-programada. O bom quarto lugar caía por terra, com o alemão despencando para décimo. Palmer, por sua vez, estava em sexto.

Na relargada, Hamilton manteve a dianteira e controlou a vantagem para Ricciardo. Mas o britânico foi 2s4 mais lento que o piloto da Red Bull na volta 45, assustando a Mercedes. Bottas, que vinha em terceiro, tratou de pressionar o australiano, enquanto Lewis voltava a acelerar forte para mostrar que tudo não passou de uma volta ruim. E foi exatamente isso. Tanto que, duas voltas depois, o #44 voltava a marcar a melhor volta da corrida.

No fim, Hülkenberg abandonava e virava o novo recordista de corridas sem pódio na história da F1. Magnussen também deixava a prova, enquanto Hamilton partia rumo a uma vitória crucial para as suas pretensões de tetracampeonato. Ricciardo não mostrava ter ritmo para chegar, enquanto Sainz e Palmer, futuro e atual piloto da Renault, alcançavam seus respectivos melhores resultados na F1, assim como Vandoorne.

F1 2017, GP de Singapura, Marina Bay, corrida, final:

1   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes 58 voltas  
2   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer +4.507  
3   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes +8.800  
4   55 Carlos SAINZ JR ESP Toro Rosso Renault +22.822  
5   11 Sergio PÉREZ MEX Force India Mercedes +25.359  
6   30 Jolyon PALMER ING Renault +27.259  
7   2 Stoffel VANDOORNE BEL McLaren Honda +30.388  
8   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes +41.696  
9   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari +43.282  
10   31 Esteban OCON FRA Force India Mercedes +44.795  
11   19 Felipe MASSA BRA Williams Mercedes +46.536  
12   94 Pascal WEHRLEIN ALE Sauber Ferrari +2 voltas  
13   20 Kevin MAGNUSSEN DIN Haas Ferrari +8 voltas NC
14   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault +10 voltas NC
15   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari +19 voltas NC
16   26 Daniil KVYAT RUS Toro Rosso Renault +43 voltas NC
17   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Honda +50 voltas NC
18   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari +58 voltas NC
19   33 Max VERSTAPPEN HOL Red Bull Tag Heuer +58 voltas NC
20   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari +58 voltas NC

ALONSO SEM HONDA EM 2018?

É CAPAZ DE A TORO ROSSO IR BEM E A RENAULT FALHAR NA MCLAREN 

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