Hamilton conta com ajuda de ex-parceiro Button e fatura 1ª vitória pela Mercedes na Hungria

Lewis Hamilton desbancou o teórico favoritismo da Red Bull de Sebastian Vettel e alcançou neste domingo (28) seu primeiro triunfo correndo pela escuderia alemã na F1. A prova, marcada pela controversa punição imposta pelos comissários a Romian Grosjean, teve Felipe Massa cruzando a linha de chegada em oitavo

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Logo após ter conquistado a pole-position do GP da Hungria, no último sábado, Lewis Hamilton se mostrou bastante pessimista com o ritmo de corrida do W04 no circuito de Budapeste. Mas veio a corrida para contrariar suas previsões. Dono de grande performance do começo ao fim da prova deste domingo (28), o britânico ‘colocou no bolso’ o teórico favoritismo da Red Bull, mostrou que a Mercedes está cada vez melhor e, após 70 voltas, conquistou sua primeira vitória pela escuderia prateada. O triunfo é histórico, já que a última vez que um piloto inglês venceu pela Mercedes na F1 foi o lendário Stirling Moss, ao faturar o GP da Inglaterra de 1955.


É bem verdade que Hamilton contou com uma certa ‘ajuda’ do ex-companheiro de equipe, Jenson Button. Durante a primeira parte da corrida, o piloto da McLaren acabou adotando uma estratégia bastante distinta e ficou à frente de Sebastian Vettel, forçando o alemão a executar um ritmo de corrida bem mais lento na pista. Assim, Lewis acabou tirando proveito e ficou com o caminho livre para brilhar. Além disso, o britânico se igualou a Michael Schumacher como o maior vencedor do GP da Hungria.
Hamilton igualou a marca de Michael Schumacher como maior vencedor na Hungria (Foto: Getty Images)

Vettel, que parecia ser o piloto em melhores condições para vencer em Hungaroring, vai continuar mais um ano sem triunfar no circuito magiar. Ao longo da corrida, o tricampeão não chegou a representar uma ameaça real a Hamilton, e pior, nem de longe mostrou o mesmo brilho exibido nas últimas etapas. Além disso, Seb sucumbiu à melhor estratégia adotada por Kimi Räikkönen, que fez apenas duas paradas — contra três da maioria dos pilotos — para conquistar uma ótima segunda colocação após travar intenso duelo com o alemão. Sebastian acabou completando o pódio na Hungria, conquistando um resultado bem mais modesto que o esperado.

Felipe Massa teve mais uma corrida discreta neste domingo. Sem ter um ritmo de corrida suficiente para disputar posições no topo, o único brasileiro da F1 não conseguiu fazer mais do que terminar a etapa de Hungaroring na oitava colocação, bem atrás de Fernando Alonso, seu parceiro de Ferrari, que cruzou a linha de chegada em quinto. Romain Grosjean, um dos destaques da corrida e alvo de uma controversa punição por ter colocado duas rodas na grama ao ultrapassar Massa, ainda conseguiu se recuperar e terminar em sexto, seguido por Button. A outra McLaren, de Sergio Pérez, também pontuou, terminando em nono. O décimo lugar ficou com Pastor Maldonado, levando finalmente a Williams à zona de pontuação nesta temporada.

Confira como foi o GP da Hungria da F1

Debaixo de muito sol e um forte calor de quase 40ºC, os pilotos alinharam no grid de largada para a disputa da décima etapa da temporada 2013 da F1. Assim que as luzes vermelhas se apagaram, Vettel tracionou mal e precisou espremer Romain Grosjean para não perder a segunda colocação. Isso permitiu que Hamilton mantivesse a ponta com relativa facilidade.

Um pouco mais atrás, Nico Rosberg foi pressionado pelas duas Ferrari e, na tentativa de se defender, acabou perdendo tempo em uma curva devido à falta de aderência e acabou tocado por Massa. Como resultado, o germânico despencou para a 12ª colocação. Na briga pela ponta, Grosjean falava pelo rádio que tinha um ritmo melhor que os dois primeiros, mas não conseguia ultrapassar.

A largada do GP da Hungria foi razoavelmente limpa, sem acidentes (Foto: Getty Images)

Mudanças de posição, mesmo, só aconteceram nos boxes. O primeiro a parar foi Jean-Éric Vergne, no nono giro. Na volta seguinte, foi a vez de Lewis Hamilton, enquanto Rosberg se dirigiu ao pit-lane na 11. Sebastian Vettel e Felipe Massa fizeram a troca de pneus na volta seguinte, enquanto Grosjean e Räikkönen pararam juntos na 14, em um belo trabalho duplo da Lotus.

Quem não havia ido aos boxes era Mark Webber, que assumiu a liderança da prova. Hamilton retornou em segundo, enquanto Sebastian Vettel ficou preso atrás de Jenson Button, na quarta posição. O duelo entre os dois pilotos não só permitiu que o inglês da Mercedes disparasse, mas também viu Grosjean e Alonso entrarem na briga.

Na ânsia de passar, Vettel acabou tocando em Button, mas os dois seguiram na prova sem maiores problemas. Se nesse duelo não houve mudanças de posição, o mesmo não pode ser dito da briga entre Räikkönen e Felipe Massa, com o finlandês deixando o brasileiro para trás sem maiores dificuldades. O campeão de 2007 ainda ganhou uma posição em seguida, já que Adrian Sutil abandonou com um problema no câmbio ao fazer a parada nos boxes. Maneira melancólica de terminar o 100º GP da carreira.

Webber foi aos boxes pela primeira vez na volta 24, praticamente no mesmo momento em que Vettel deixou Button para trás. Grosjean tentou aproveitar o embalo para também fazer a passagem, mas os dois acabaram se tocando. O contato, aliás, será investigado pelos comissários após a prova. Pela batida, Alonso também ganhou a posição.

Mark Webber terminou corrida deste domingo em quarto (Foto: Getty Images)

Com medo de algum problema no carro da Lotus, a equipe chamou o piloto francês para fazer a segunda parada na volta 26. Hamilton, por sua vez, continuou na pista até a 32, enquanto Kimi conseguiu completar 28 giros com o pneu médio e só fez a nova troca na 43. O desempenho do finlandês com pneus velhos foi tão bom que Grosjean fez a terceira parada apenas cinco voltas depois.

Ironicamente, o francês voltou justamente atrás de Button, com quem havia se enroscado mais cedo. Mas dessa vez não houve problema, e o piloto da Lotus conseguiu a ultrapassagem.

Na volta 51, foi a vez de Hamilton fazer a última parada. O piloto chegou a voltar dos boxes atrás de Mark Webber, mas conseguiu passar o adversário na curva 3 ao se aproveitar da presença do carro de Nico Hülkenberg, que limitou o ritmo do australiano. Três giros depois, Vettel fez a última parada, promovendo o britânico novamente à ponta.

Como o tricampeão retornou à pista atrás de Räikkönen, isso significou que ele precisava superar o finlandês para terminar na frente. O duelo entre os dois originalmente valia a terceira posição, mas se tornou uma briga pela vice-liderança assim que Webber fez a última parada.

Kimi acertou na tática de pit-stops graças ao bom trato do E21 com os pneus (Foto: Getty Images)

Os dois brigaram até a última volta, mas o chato traçado húngaro prevaleceu, e não houve mudança de posição. A única alteração no top-10 acabou sendo o abandono de Nico Rosberg, com problema no motor. Com isso, Pastor Maldonado foi promovido ao décimo lugar e levou a Williams aos pontos pela primeira vez em 2013. Hamilton, por sua vez, recebeu a bandeira quadriculada sem maiores problemas e se tornou o maior vencedor do GP da Hungria, ao lado de Michael Schumacher, com quatro triunfos.

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F1, GP da Hungria, Hungaroring, final:

              P
1 Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:42:29.445 70 voltas 3
2 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Lotus Renault +10.938   2
3 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault +12.459   3
4 Mark WEBBER AUS Red Bull Renault +18.044   3
5 Fernando ALONSO ESP Ferrari +31.411   3
6 Romain GROSJEAN FRA Lotus Renault +52.295 P +20s 4
7 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes +53.819   3
8 Felipe MASSA BRA Ferrari +56.447   4
9 Sergio PÉREZ MEX McLaren Mercedes +1 volta   3
10 Pastor MALDONADO VEN Williams Renault +1 volta   4
11 Nico HÜLKENBERG ALE Sauber Ferrari +1 volta   4
12 Jean-Éric VERGNE FRA Toro Rosso Ferrari +1 volta   4
13 Daniel RICCIARDO AUS Toro Rosso Ferrari +1 volta   3
14 Giedo VAN DER GARDE HOL Caterham Renault +2 voltas   4
15 Charles PIC FRA Caterham Renault +2 voltas   3
16 Jules BIANCHI FRA Marussia Cosworth +3 voltas   4
17 Max CHILTON ING Marussia Cosworth +3 voltas   4
18 Paul DI RESTA ESC Force India Mercedes +4 voltas NC 4
19 Nico ROSBERG ALE Mercedes +6 voltas NC 3
  Valtteri BOTTAS FIN Williams Renault +38 voltas NC 2
  Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari +39 voltas NC 2
  Adrian SUTIL ALE Force India Mercedes +57 voltas NC 1
               
  Melhor volta            
  Mark WEBBER AUS Red Bull Renault   1:25.069 volta 61  
               
REC Rubens BARRICHELLO BRA Ferrari F2004   1:18.436 14/08/2004  
MV Michael SCHUMACHER ALE Ferrari F2004   1:19.071 15/08/2004  
               
  Condições do tempo   SOL   ar: 34-35ºC | pista: 48-51ºC

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