Hamilton destaca tradição de Suzuka na F1 e espera reverter histórico pessoal: “Todos os grandes venceram”

Lewis Hamilton não possui um bom histórico em Suzuka, mas disse que está determinado a colocar seu nome na lista dos vencedores da tradicional pista japonesa

Lewis Hamilton espera conseguir reverter um retrospecto não muito positivo neste fim de semana em Suzuka: o britânico, atual líder do Mundial de F1, possui apenas um pódio em cinco visitas ao tradicional circuito japonês — foi terceiro em 2009. A sexta oportunidade vai ser neste domingo (5), na 15ª etapa da temporada 2014.

Hamilton, que venceu o GP do Japão em 2007, em Fuji, destacou a dificuldade imposta pelo traçado de Suzuka aos pilotos e, principalmente, as histórias que já tiveram o autódromo como palco.

Suzuka, com áreas de escape pouco generosas, ao contrário das pistas mais modernas, é um dos circuitos que mais penaliza o erro, exigindo uma performance próxima da perfeição por parte dos pilotos.

Lewis Hamilton abandonou o GP do Japão de 2013 (Foto: Getty Images)

Suzuka é uma das pistas do calendário que os pilotos mais gostam”, disse Hamilton, “e possivelmente uma das melhores pistas do mundo. Há muita história e muitos momentos decisivos aconteceram lá, como aquelas inesquecíveis batalhas entre Ayrton Senna e Alain Prost.”

“Eu nunca venci neste circuito e apenas fui ao pódio uma vez, na minha primeira chance, em 2009. Tive duas oportunidades, ano passado provavelmente foi a melhor. Neste ano, entretanto, temos um carro excepcional e espero ter a minha vez no degrau mais alto”, afirmou.

“Todos os grandes da F1 venceram em Suzuka desde que a categoria foi para lá pela primeira vez nos anos 1980 e estou determinado a colocar meu nome nessa lista neste fim de semana”, completou o vencedor de sete provas na temporada 2014 — nenhum piloto que ganhou oito GPs no mesmo ano perdeu o título.

Vice-líder do campeonato, Nico Rosberg também destacou o fato de Suzuka ser uma das pistas mais tradicionais do calendário. “É, definitivamente, um dos melhores autódromos do mundo. Os fãs, também — são inacreditáveis. Eles ficam absolutamente loucos pela F1 e é muito bom ver o entusiasmo deles pelo esporte”, falou. O alemão nunca conseguiu mais que um quinto lugar em 2009, quando ainda guiava pela Williams.

Pelo horário brasileiro de verão, as atividades de pista em Suzuka começam já na noite de quinta-feira, a partir das 22h (de Brasília), com o primeiro treino livre. A corrida será às 3h (de Brasília) da madrugada de sábado para domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.