F1
11/05/2018 11:30

Hamilton mantém Mercedes na ponta no segundo treino livre na Espanha. Mas Red Bull se aproxima com Ricciardo

Lewis Hamilton foi o responsável por manter a Mercedes na frente na segunda sessão de treinos livres em Barcelona. Mas a diferença para as rivais foi menor. E quem mais se aproximou foi a Red Bull, com Daniel Ricciardo
Warm Up
EVELYN GUIMARÃES, de Curitiba

A Mercedes seguiu dando as cartas na tarde catalã de F1. Se pela manhã Valtteri Bottas sobrou e deixou a impressão dos velhos tempos de domínio da marca alemã, à tarde a história foi um pouco diferente, mais perto da real imagem do que deve ser esse GP da Espanha, a quinta etapa da temporada 2018. Lewis Hamilton foi o responsável por manter a esquadra prata na ponta da tabela. Mas a distância para as rivais foi bem menor do que a performance matutina sugeriu. 

A Red Bull ficou muito mais perto. Daniel Ricciardo, que perdeu muito tempo de treino pela manhã, voltou forte e cravou a segunda melhor marca, apenas 0s133 do líder britânico. Max Verstappen se colocou em terceiro. A Ferrari foi melhor com Sebastian Vettel, o quarto, usando os supermacios - 0s326 atrás do rival inglês. Bottas completou o top-5. A segunda sessão do dia foi bem incomum, na verdade. O asfalto novo espanhol, ainda muito novo e 'verde', provocou uma série de erros dos pilotos. Hamilton e Ricciardo, por exemplo, não conseguiram andar em ritmo de classificação. Portanto, as melhores marcas dos dois ponteiros do dia vieram com os compostos macios. 

Assim, a ordem de forças para o fim de semana catalão ainda segue incerta. A equipe italiana também enfrentou problemas, com Räikkönen, e deixou a impressão de que poderia ter andado mais. No fim, todo mundo focou nas simulações de corrida, apesar de uma sequência de incidentes com Verstappen, Vettel e Sergio Pérez. 

A F1 volta neste sábado, para o terceiro treino livre e a classificação. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL
 


Lewis Hamilton (Foto: AFP)
Confira como foi o segundo treino livre do GP da Espanha de F1

A F1 ganhou a pista de Barcelona, para a segunda sessão livre da sexta-feira, sob temperaturas de quase 24ºC e asfalto em torno de 41ºC. E diferentemente do que aconteceu no treino inicial do dia, os pilotos foram logo ao trabalho, emendando as costumeiras voltas de instalação com os giros cronometrados. E quem primeiro surgiu na ponta da tabela foi Kevin Magnussen, andando com pneus macios. O colega Romain Grosjean veio atrás, mas guiando com os médios - a diferença era de pouco menos de 0s3. Além dos brancos e amarelos, a Pirelli também levou a Catalunha os supermacios vermelhos.
 
Nico Hülkenberg se colocou logo em terceiro, mas rodando na casa de 1min22s2. Depois de ceder o carro da Williams a Robert Kubica, Sergey Sirotkin foi outro que não perdeu tempo e iniciou seu primeiro stint com 1min24s326. Marcus Ericsson e Brendon Hartley completavam a folha provisória de tempos.
 
Só que a atividade vespertina em Montmeló acabou interrompida logo nos minutos iniciais por conta de uma escapada de pista do francês da Haas. Grosjean perdeu a traseira na rápida curva 7 e foi parar na brita, proferindo alguns impropérios contra si mesmo no rádio. O safety-car virtual foi acionado para a retirado do carro norte-americano. Assim, todo mundo decidiu voltar aos boxes.
Romain Grosjean deu uma bela escapada de pista logo nos primeiros minutos de sessão (Foto: Reprodução/TV)

A pausa não durou muito, e logo a pista se encheu. E as três primeiras equipes trataram de mandar seus pilotos ao trabalho, todos andando de pneus macios. Nesse cenário, Max Verstappen surgiu com o melhor tempo em 1min19s050 - mas muito longe ainda do 1min18s4 de Valtteri Bottas pela manhã. De qualquer forma, o holandês abriu a sessão liderando, com Sebastian Vettel na segunda posição, tendo o mesmo Bottas agora em terceiro. 
 
Só que o novo asfalto catalão exigia um pouco mais dos pneus, e isso se refletia no desempenho – os pilotos necessitavam de mais de uma volta para atingir a temperatura ideal e o melhor nível de aderência. Assim, Verstappen precisou de alguns giros a mais para virar 1min18s699. Após a marca, o #33 voltou aos boxes.
 
Bottas também melhorou e conseguiu 1min18s882, contra 1min18s886 de Lewis Hamilton - mas o tetracampeão ainda saltaria para a ponta ao virar 1min18s259. Vettel, Daniel Ricciardo, Kimi Räikkönen, Kevin Magnussen, Fernando Alonso, Ericsson e Pierre Gasly formavam o top-10.
 
Enquanto os principais nomes voltavam às garagens, Ricciardo permaneceu um pouco mais, buscando um maior grip da 'verde' pista espanhola, até virar 1min18s392 e pular para a segunda posição, à frente de Bottas, Verstappen, Räikkönen, Vettel, Magnussen, Pérez, Alonso e Esteban Ocon.
Kimi Räikkönen também não viveu uma boa tarde em Barcelona (Foto: Reprodução/TV)
Logo depois que a sessão ultrapassou a marca dos 30 minutos, Hamilton decidiu testar os pneus supermacios, mas as voltas de classificação do inglês foram prejudicadas por erros. O #44 protagonizou algumas escapadinhas da pista na tentativa de ganhar temperatura e performance dos vermelhos. A dificuldade com os supermacios também foram vistas da pilotagem de Verstappen, que também deu seus passeios fora do traçado. Então, nenhum dos dois conseguiu tempos mais baixos. Aí foi a vez de a Ferrari enviar seus pilotos com os supermacios. Enquanto Vettel foi até capaz de virar mais veloz – pulando para quarto –, Räikkönen escapou da pista e foi parar na brita na curva 4, em mais um evidente exemplo da falta de aderência do circuito. 

A vida do finlandês ficaria mais difícil. O campeão de 2007 até conseguiu voltar ao traçado, mas logo a Ferrari avisou que havia um problema de motor. Assim, Kimi teve apenas de levar a SF71H de volta aos boxes. 

E foi pouco depois do revés de Räikkönen que a F1 entrou no modo simulação. Ou seja, todo mundo passou a andar com o carro mais pesado, testando os diferentes tipos de pneus, pensando já nas estratégias de corrida. E praticamente todo mundo iniciou os stints com os supermacios. Destaque para essa fase da sessão foi a quantidade de voltas dadas por Vettel e Hamilton em cima dos vermelhos. O alemão passou de 20, enquanto o inglês não ficou muito atrás.

Ainda neste momento, o treino entrou em ritmo de safety-car virtual por conta de um problema com a roda traseira do carro de Pérez, que surgiu parado na reta oposta. A bandeira amarela não durou muito e logo a sessão voltou ao desempenho normal. Por conta das simulações, não houve melhora na tabela de tempos. Assim, Hamilton fechou a sexta-feira na frente.

F1 2018, GP da Espanha, Barcelona, Treino livre 2:

1   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:18.259   39
2   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer 1:18.392 +0.133 41
3   33 Max VERSTAPPEN HOL Red Bull Tag Heuer 1:18.533 +0.274 39
4   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari 1:18.585 +0.326 34
5   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes 1:18.611 +0.352 39
6   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari 1:18.829 +0.570 16
7   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari 1:19.579 +1.320 24
8   20 Kevin MAGNUSSEN DIN Haas Ferrari 1:19.643 +1.384 39
9   2 Stoffel VANDOORNE BEL McLaren Renault 1:19.722 +1.463 32
10   11 Sergio PÉREZ MEX Force India Mercedes 1:19.962 +1.703 28
11   31 Esteban OCON FRA Force India Mercedes 1:20.024 +1.765 38
12   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Renault 1:20.035 +1.776 35
13   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault 1:20.183 +1.924 43
14   10 Pierre GASLY FRA Toro Rosso Honda 1:20.373 +2.114 32
15   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari 1:20.501 +2.242 37
16   16 Charles LECLERC MCO Sauber Ferrari 1:20.514 +2.255 29
17   55 Carlos SAINZ JR ESP Renault 1:20.672 +2.413 31
18   28 Brendon HARTLEY NZL Toro Rosso Honda 1:21.265 +3.006 34
19   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes 1:21.556 +3.297 35
20   35 Sergey SIROTKIN RUS Williams Mercedes 1:22.060 +3.801 36
          Tempo 107% 1:23.737 +5.478  
                 
Recorde Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:18.259 11/05/2018  
Melhor volta Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari 1:21.670 27/04/2008  

CAMINHO PARA VIRAR LENDA

TRÍPLICE COROA É O QUE SOBROU PARA CARREIRA DE ALONSO


Últimas Notícias
sábado, 26 de maio de 2018
Indy
Indy
Copa Truck
Indy
F1
F1
Copa Truck
F1
F1
F1
Copa Truck
F2
F2
F1
F1
Galerias de Imagens
Facebook