Hamilton restabelece ordem natural, mas Alonso se mantém próximo no TL2 em Cingapura. Massa é 17º

Lewis Hamilton colocou ordem na casa do segundo treino livre em Cingapura nesta sexta-feira (19). O inglês foi o mais rápido do dia com uma volta em 1min47s490 e viu o companheiro e principal rival pelo título, Nico Rosberg, apenas em 13º. Quem mais se aproximou do piloto da Mercedes foi Fernando Alonso. Felipe Massa completou a sessão em 17º

Tudo voltou ao normal na segunda sessão de treinos da F1 em Cingapura na noite desta sexta-feira (19). Isso quer dizer, claro, que uma Mercedes apareceu na ponta da tabela ao final da 1h30 de atividades. E essa Mercedes era a de Lewis Hamilton. O inglês foi o mais rápido do dia, virando na parte final dos trabalhos 1min47s490, devidamente calçado com os pneus supermacios. E ainda viu o companheiro e principal rival pelo título, Nico Rosberg, apenas em 13º. Assim sendo, quem mais se aproximou do britânico foi Fernando Alonso, mais uma vez.

A Ferrari mostrou consistência, e o espanhol, sempre que foi à pista, foi capaz de se colocar entre os ponteiros. A diferença na ponta para Hamilton foi de apenas 0s133. O desempenho já começa a comprovar a teoria de que a F14T pode render mais em pistas com maior carga aerodinâmica. O mesmo pode-se dizer da Red Bull.

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Lewis Hamilton foi o mais rápido no TL2 (Foto: Getty Images)

Daniel Ricciardo também ficou perto dos dois líderes e terminou a atividade em terceiro, com 1min47s790. Kimi Räikkönen, seguindo a teoria, terminou em quarto, à frente de Sebastian Vettel, que conseguiu sair na parte final e pular para o top-5. Grande trabalho da equipe austríaca e de Seb, diga-se.

A McLaren 'nada mal' de Kevin Magnussen ficou em sexto. Jenson Button veio na sequência, em sétimo. Sergio Pérez colocou a Force India perto da rival inglesa, em oitavao, logo à frente do colega Nico Hülkenberg. A Toro Rosso de Daniil Kvyat completou os dez melhores.

A Williams seguiu sua tradição à risca e ficou longe dos ponteiros. Felipe Massa terminou apenas em 17º, uma posição melhor que Valtteri Bottas.

 

Confira como foi o segundo treino livre da F1 para o GP de Cingapura

 
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Antes mesmo de a sessão começar, o drama que tomou conta da garagem da Red Bull no fim do primeiro treino se tornou ainda mais claro: Sebastian Vettel tivera um problema de motor que levou o time a decidir pela troca. Ainda assim, o tetracampeão foi obrigado a ficar de fora dos primeiros minutos de atividade por conta dos reparos em seu carro.

Quem não tinha nada que esperar era Marcus Ericsson, que foi o primeiro a deixar as garagens. Max Chilton o seguiu, logo à frente dos dois carros da Sauber, com Esteban Gutiérrez saindo antes de Adrian Sutil, e Kamui Kobayashi. Na sequência, Kevin Magnussen veio também, seguido pelo companheiro de McLaren, Jenson Button.

E, segundo o protocolo da sessão inicial, a tabela logo viu os primeiros tempos. E coube a Magnussen ocupar a liderança no começo, com 1min15s644. Button era o segundo, à frente de Gutiérrez. Aí os dois carros da Force India surgiram na ponta, com Sergio Pérez melhor que Nico Hülkenberg. O mexicano virou 1min51s446 para ficar à frente. Só que logo o P1 mudaria.

Jean-Éric Vergne superou a barreira de 1min51s e, virando 1min50s961, se colocou em primeiro. Enquanto isso, Lewis Hamilton ensaiava largada no fim do pit-lane. Já a TV buscava a imagem da rodada de Kobayashi na curva 8.

Ao mesmo tempo, Daniel Ricciardo jogava a Red Bull para primeiro, com 1min50s390. Vergne, Button, Pérez, Magnussen, Hülkenberg, Kvyat, Gutiérrez, Sutil e Maldonado completavam o top-10 provisório.

Só que a lista não demorou a mudar novamente. Logo Hamilton surgiu na frente, mas ainda virando em 1min50s139. Na verdade, o primeiro a superar essa marca foi exatamente o companheiro de Lewis. Nico Rosberg saltou para a ponta com 1min49s075. Fernando Alonso pegou carona com o alemão e se colocou em segundo, também virando em 1min49s387.

Ricciardo ainda era quarto, à frente de Vergne. Na primeira tentativa, Felipe Massa já colocou a Williams em sexto, com 1min50s894. Kimi Raikkonen, Magnussen, Button e Kvyat fechavam agora os dez primeiros. Enquanto isso, com quase 30 minutos de atividade, apenas Valtteri Bottas seguia sem tempo. Vettel também, mas a participação do tetracampeçao continuava incerta devido aos problemas de motor.

 
Aí chegou a hora finalmente de andar com os supermacios. Gutiérrez, Sutil e Pérez foram os primeiros a deixar os boxes com os pneus de risca vermelha. O mexicano não encontrou muito problema para já aparecer em primeiro, com 1min48s653. O compatriota da Sauber se colocou em quarto.

Pouco antes disso, a sessão viu Button lutar bastante e reclamar do acerto de seu McLaren, que "saía muito de frente". Hamilton também se queixou bastante do set-up da Mercedes. Já Rosberg perguntava no rádio se podia saber do desempenho do colega de equipe.

Nico Rosberg (Foto: Getty Images)

Voltando à ponta da tabela, Ricciardo já surgia à frente de Pérez. O australiano aproveitou a pista limpa e os grudentos pneus supermacios para cravar 1min47s790, 0s8 mais veloz que o mexicano. Hülkenberg era o terceiro, seguido agora por Kvyat. Rosberg, Sutil, Gutiérrez, Alonso, Hamilton e Bottas formavam o top-10. Massa vinha apenas em 13º.

Com todo mundo vindo à pista com os pneus vermelhos, Kimi Raikkonen logo pulou para segundo, com uma marca 0s241 de Ricciardo. Magnussen já era o terceiro, com Pérez e Hülk logo atrás. Enquanto isso, Rosberg já deixava as garagens da Mercedes com os pneus supermacios.

Só que as ações foram paralisadas na sequência. Isso porque Pastor Maldonado, que vinha em uma interessante décima colocação e tentando baixar sua marca de 1min49s139, perdeu a traseira na curva 10 e atingiu com vontade a muro de proteção externo do traçado de Marina Bay. O venezuelano saiu ileso do acidente, mas o dano na Lotus #13 foi grande. Restavam pouco mais de 40 minutos para o fim das atividades no momento do incidente de Pastor. 

Anote aí no bingo da F1: (X) acidente de Maldonado (Foto: Reprodução TV)
Cerca de cinco minutos mais tarde, o treino foi retomado. E trouxe um veloz Hamilton já pulverizando a marca de Ricciardo. O inglês pulou para a ponta com 1min47s490. Apenas ele e o australiano tinham tempos na casa de 1min47s.

Alonso também foi à pista logo depois da bandeira verde. O espanhol obteve na primeira tentativa o quarto melhor registro em 1min48s062. Räikkönen era o terceiro, apenas 0s031 mais rápido que o companheiro de Ferrari. Enquanto isso, a Williams permanecia no fundo da tabela, com Massa em 16º e Bottas uma posição pior.

Mas aí o bicampeão ferrarista assinalou 1min47s623 na sequência e se colocou em segundo, apenas 0s133 mais lento que o inglês. Ricciardo se manteve em terceiro, à frente de Räikkönen, Magnussen, Button, Pérez, Hülkenberg, Kvyat e Vergne.

Logo em seguida, a sessão entrou no modo simulação de corrida. Ou seja, todo mundo começou a avaliação do acerto com os dois tipos de pneus – macios e supermacios -, além das voltas com tanque cheio e vazio. Enquanto isso, Vettel continuava observando de fora os mecânicos da Red Bull trabalhando em seu carro. Uma vez mais, o alemão viveu um dia para esquecer neste ano.

Algumas notas de destaque dessa fase da sessão têm a ver com os tempos de Hamilton, Alonso e Ricciardo em ritmo de corrida. Os três viravam constantemente na casa de 1min52s.

Quando o treino alcançou os dez minutos finais, o esforço e a paciência de Vettel foram recompensados, e o piloto pôde ir à pista. Com pneus supermacios, o tetracampeão conseguiu o quinto melhor tempo. Bastante expressivo, diga-se.

No fim das contas, Hamilton garantiu a ordem natural das coisas e liderou o dia. Alonso deu algum fôlego para a Ferrari, depois de uma semana agitada em Maranello. Ricciardo completou os três primeiros.

Neste sábado, a partir das 7h (de Brasília), os pilotos disputam o terceiro treino livre, o último antes da classificação, às 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha em tempo real.

As imagens do GP de Cingapura
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F1, GP de Cingapura, Marina Bay, treino livre 2:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:47.490   25
2 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI 1:47.623 +0.133 28
3 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:47.790 +0.300 28
4 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:48.031 +0.541 29
5 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT 1:48.041 +0.551 5
6 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES 1:48.358 +0.868 33
7 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES 1:48.435 +0.945 30
8 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:48.653 +1.163 30
9 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:48.751 +1.261 31
10 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT 1:48.770 +1.280 31
11 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT 1:48.800 +1.310 33
12 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT 1:49.062 +1.572 33
13 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:49.075 +1.585 30
14 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT 1:49.139 +1.649 13
15 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI 1:49.170 +1.680 34
16 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI 1:49.290 +1.800 37
17 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:49.361 +1.871 29
18 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:49.971 +2.481 28
19 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI 1:50.612 +3.122 24
20 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI 1:51.558 +4.068 21
21 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT 1:52.075 +4.585 33
22 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT 1:52.936 +5.446 31
    TEMPO 107% TL2   1:55.014 +7.524  
               
RECORDE SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT RB9 1:42.841 21/09/2013  
MELHOR VOLTA SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT RB9 1:42.841 21/09/2013  

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