Hamilton segue mais veloz e lidera terceiro treino livre marcado por forte acidente de Ericsson em Silverstone

Lewis Hamilton seguiu dominando as ações em Silverstone. O inglês da Mercedes foi o mais rápido no terceiro treino livre desta manhã de sábado (9), que ficou marcado por um fortíssimo acidente com Marcus Ericsson, da Sauber

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Lewis Hamilton deu sequência ao domínio que vem impondo diante de sua torcida em Silverstone. O inglês se mostrou sempre rápido a cada saída dos boxes na manhã deste sábado (9) e, novamente, se colocou na ponta da tabela, agora na terceira e última sessão livre antes da definição do grid de largada para o GP da Inglaterra. E nem a pista molhada do início das atividades serviu para distrair o inglês. Quando o asfalto finalmente secou, o tricampeão voou com os pneus macios para virar 1min30s904 nos instantes finais, colocando 0s063 de vantagem em cima de seu colega e rival, Nico Rosberg. 

A Red Bull, assim como aconteceu na sexta-feira, foi também a equipe que mais se aproximou da Mercedes – na verdade, os tetracampeões estão mais para o título de 'melhor do resto'. Daniel Ricciardo de novo foi o melhor entre os austríacos. O australiano terminou a sessão em terceiro, mas a impressionantes 0s5 de Hamilton. Max Verstappen fechou em quarto, à frente dda Ferrari de Sebastian Vettel.

Valtteri Bottas foi o mais rápido entre os pilotos da Williams e ficou em sexto, uma posição melhor que Fernando Alonso, o sétimo. Nico Hülkenberg, Kimi Räikkönen e Carlos Sainz completaram os dez primeiros. Entre os brasileiros, Felipe Massa foi o 15º, enquanto Felipe Nasr terminou em 20º.

Lewis Hamilton liderou de novo em Silverstone (Foto: Getty Images)

Confira como foi o terceiro treino livre da F1 para o GP da Inglaterra

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A F1 deu o pontapé inicial para os últimos 60 minutos livres antes da classificação vivendo um sábado de temperaturas baixas e de muita umidade. Na verdade, uma forte pancada de chuva pouco tempo antes do começo do terceiro treino livre deixou o asfalto do circuito de Silverstone bastante molhado. Por isso, nos primeiros minutos de atividades, os pilotos foram à pista usando os pneus intermediários – os de marca verde. Alguns, entretanto, optaram até pelos de risca azul, próprios para traçados mais encharcados, mas, definitivamente, não era o caso. Ainda assim, Jenson Button, Fernando Alonso e Marcus Ericsson surgiram com os compostos mais extremos. O restante foi menos conservador, digamos assim. 

 
Dessa forma, os instantes iniciais da sessão foram dedicados apenas às voltas de instalação e verificação das condições da pista. Isso porque não chovia e já havia trechos mais secos. Por isso, não demorou para os primeiros testes com pneus slicks, e quem decidiu arriscar foi Sergio Pérez. O mexicano da Force India deixou os boxes com os compostos médios, chamando a atenção de todos nos boxes. Isso tudo com 15 minutos de atividades.
Nico Rosberg teve de sair com os intermediários no início da sessão em Silverstone (Foto: Getty Images)
Nico Hülkenberg seguiu o colega, usando os pneus de marca branca, mas sem volta cronometrada. Logo em seguida, Nico Rosberg também achou a pista suficientemente seca para sair com slicks – o líder do campeonato, no entanto, optou por sair com os compostos duros, identificados pela cor laranja. E foi o alemão da Mercedes quem enfim inaugurou a tabela de tempos, andando em 1min42s634. Mas logo já apareceu com 1min36s069.

Aí foi a vez de Sebastian Vettel sair. O tetracampeão preferiu já vir com os compostos médios. Kimi Räikkonen seguiu o colega de Ferrari. Enquanto isso, Rosberg vinha baixando suas marcas, tentando ficar o máximo de tempo na pista, como forma de compensar a ausência no TL2 de sexta-feira – o alemão ficou fora da sessão vespertina devido a um problema de vazamento de água em seu carro.

 

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Pouco antes de retornar aos boxes, Nico virou 1min33s591. Vettel surgia 0s272 atrás do compatriota, enquanto Räikkönen era apenas 1s1 mais lento. As primeiras voltas do trio acabaram por incentivar os demais, que ganharam a pista na sequência em táticas de pneus variada. Felipe Massa, por exemplo, arriscou mais e deu início ao seu stint usando os macios. E fechou a primeira volta cronometrada em 1min34s018 – o giro o colocou na terceira colocação da tabela, a 0s427 da marca de Rosberg, feita em cima de pneus duros. 
 
Mas aí Vettel assumiu a liderança da sessão com 1min33s203, superando em 0s388 o tempo anterior do #6 da Mercedes. O detalhe aqui é o mesmo: a marca do ferrarista veio com um jogo de pneus médios, sendo que a do alemão foi feita com os de cor laranja. A diferença apenas mais uma prova do melhor desempenho dos bicampeões em solo inglês. Räikkönen acompanhou Seb e se colocou ali na segunda posição.
 
Pouco antes de o cronômetro atingir os 30 minutos de atividades, Valtteri Bottas conseguiu se infiltrar entre as Ferrari, com o segundo tempo, apenas 0s114 mais lento que Vettel. Ao mesmo tempo, Lewis Hamilton enfim dava início às voltas rápidas. E o inglês já veio andando com os macios também. Rosberg, que pouco antes havia também mudado para os amarelos, já impunha o esperado domínio, virando 1min31s331.
 
Só que Hamilton foi ainda mais veloz. O dono da casa apareceu com 1min31s286 para superar em apenas 0s045 a marca do companheiro de equipe. Assim sendo, a ordem nessa fase intermediária da sessão era: Hamilton, Rosberg, Vettel, Bottas, Alonso, Räikkönen, Sainz, Massa, Button, Kvyat, Magnussen, Hülkenberg, Ericsson, Gutiérrez, Nasr, Grosjean, Pérez, Wehrlein, Palmer e Haryanto. Apenas os pilotos da Red Bull vinham sem tempo.
Na verdade, os rubro-taurinos deixaram para sair com pouco mais de 20 minutos para o fim. E como vem mostrando em Silverstone até, a equipe austríaca já se colocou como mais rápida que a Ferrari. Andando com os macios, Max Verstappen foi quem mais se aproximou da Mercedes, andando em 1min31s760. Daniel Ricciardo se colocou em quarto, a quase três décimos do colega.

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E no mesmo instante em que a Red Bull completava seus primeiros giros, Marcus Ericsson foi o causou uma paralisação da sessão. O sueco escapou da Stowe, após um toque na zebra de fora e perdeu o controle do carro, batendo muito forte na barreira de pneus, provocando um grande dano à Sauber. O piloto saiu ileso e passou ainda por avaliação da equipe médica que o ajudou a deixar o carro.

Pouco antes do acidente com Ericsson, Hamilton ainda teve de tempo de melhorar sua marca ao virar 1min31s234, colocando quase um décimo em cima de Rosberg. 

A sessão voltou restando cinco minutos para o fim. E aí todo mundo veio para o tudo ou nada, mas pouca coisa mudou na parte de cima da tabela. Hamilton ainda foi capaz de melhorar sua marca anterior e fechou a sessão em 1min30s904, 0s063 mais veloz que Rosberg. Ricciardo também andou mais rápido e superou o colega Verstappen. Entre os brasileiros, Massa caiu posições no fim e concluiu a atividade apenas em 15º, enquanto Felipe Nasr foi o 17º.

Marcus Ericsson sofreu um forte acidente durante a parte final do TL3 em Silverstone (Foto: Getty Images)

F1 2016, GP da Inglaterra, Silverstone, Treino livre 3:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:30.904   9
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:30.967 +0.063 17
3 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER 1:31.488 +0.584 6
4 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER 1:31.561 +0.657 7
5 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:32.049 +1.145 10
6 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:32.736 +1.832 14
7 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:32.754 +1.850 10
8 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:32.798 +1.894 13
9 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:32.833 +1.929 12
10 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI 1:32.889 +1.985 10
11 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI 1:32.895 +1.991 11
12 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:33.042 +2.138 10
13 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI 1:33.344 +2.440 12
14 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:33.361 +2.457 12
15 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:33.440 +2.536 13
16 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI 1:33.538 +2.634 10
17 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:33.710 +2.806 9
18 30 JOLYON PALMER ING RENAULT 1:33.769 +2.865 12
19 20 KEVIN MAGNUSSEN FRA RENAULT 1:34.049 +3.145 9
20 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES 1:34.471 +3.567 13
21 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:34.551 +3.647 7
22 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES 1:34.658 +3.691 10
PADDOCK GP #36 ANALISA FIM DE SEMANA DE POLÊMICAS NA F1 E NA F-E

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