Hamilton sobra e puxa 1-2 da Mercedes no primeiro treino livre na Áustria. E Red Bull supera Ferrari
Durante boa parte da sessão que abriu o fim de semana de F1 no Red Bull Ring, Mercedes, Ferrari e Red Bull andaram próximas. Mas a escuderia prateada deu a impressão de estar um nível acima das demais, sobretudo no fim, para colocar Lewis Hamilton e Valtteri Bottas nas primeiras posições. A diferença do líder para Sebastian Vettel, quarto, foi de 0s341
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Grande equipe da história recente do GP da Áustria, com três poles e quatro vitórias desde 2014, a Mercedes abriu os trabalhos do fim de semana no Red Bull Ring na frente nesta sexta-feira (29). Lewis Hamilton, embalado pela vitória acachapante há menos de uma semana em Paul Ricard, foi o mais rápido ao marcar 1min04s839. O tempo foi apenas 0s6 atrás da pole do ano passado, registrada por Valtteri Bottas, que foi o segundo colocado nesta manhã.
Mas ainda que a Mercedes tenha mostrado sua habitual força em Spielberg, o desenrolar do treino mostrou Red Bull e Ferrari próximas, com os donos da casa à frente dos italianos. Max Verstappen, que chegou a ficar milésimos atrás de Hamilton ao longo da sessão, terminou em terceiro, com 0s233 de desvantagem para o líder. E Sebastian Vettel foi o quarto colocado, com 0s340 atrás do maior rival na luta pelo título. Daniel Ricciardo e Kimi Räikkönen completaram o rol dos seis primeiros desta sessão inicial.
Todos fizeram seus melhores tempos com os pneus ultramacios. Os compostos, em teoria, não favorecem a Mercedes, mas a temperatura amena do asfalto, em menos de 30ºC, favorece muito o desempenho dos pneus no W09.
O 'melhor do resto' nesta manhã foi Romain Grosjean, que vive péssima fase e ainda não marcou ponto nesta temporada mesmo contando com o bom carro da Haas. Esteban Ocon foi o oitavo com a Force India, enquanto Charles Leclerc, novamente em ótima forma com a Sauber, foi o nono e Pierre Gasly tratou de ser mais um francês no top-10. Em contrapartida, a McLaren foi mal e ficou em 17º e 18º com Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne, respectivamente. Robert Kubica voltou a acelerar um F1 nesta sexta-feira, mas apenas mostrou a ruindade do carro da Williams. O polonês, que acelerou no lugar de Sergey Sirotkin, foi o último.
O segundo treino livre do GP da Áustria está marcado para 10h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP da Áustria de F1
A grande novidade nesta manhã do primeiro treino livre em Spielberg era a presença de Robert Kubica no cockpit da Williams no lugar de Sergey Sirotkin. Jamais Kubica guiou de forma oficial no Red Bull Ring. A sessão começou com o céu nublado, mas não tão frio na Áustria, com a temperatura ambiente em 19ºC e 25ºC de temperatura do asfalto, mas com risco de chuva beirando os 60%.
Coube a Fernando Alonso, líder de uma McLaren em grande crise técnica e esportiva, puxar a fila dos pilotos na saída do pit-lane para os 90 minutos de sessão. No começo, habitualmente foram feitas as voltas de instalação para checagem das condições dos carros e da pista.
Mas não levou muito tempo para que a primeira volta do fim de semana fosse registrada. Correndo pela equipe da casa, Max Verstappen marcou 1min08s474 usando pneus supermacios. Um tempo ainda bem longe da casa de 1min04s registrada por Valtteri Bottas, dono da pole-position no ano passado. Em seguida, o holandês já alcançava 1min06s4. A dupla da Mercedes, também com os supermacios, já aparecia em segundo e terceiro com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, enquanto Sergio Pérez e Esteban Ocon completavam o top-5 com a Force India.
Até que Bottas anotava 1min05s995 para assumir a liderança da sessão. De fato, o Red Bull Ring era a grande chance de o finlandês virar a maré de azar nesta parte da temporada. Logo depois, Hamilton completava a dobradinha momentânea da Mercedes com tempo apenas 0s018 mais lento, enquanto Valtteri já tinha 1min05s807. Mas após algumas voltas, Hamilton tomava a ponta com 1min05s525, ainda com os ultramacios, com Bottas em segundo e as duas Ferrari logo atrás, de Sebastian Vettel em terceiro e Kimi Räikkönen em quarto, os doisbem próximos ao tempo das Mercedes.
Stoffel Vandoorne foi o primeiro dentre os pilotos a usar os pneus ultramacios, ainda com menos de meia hora de sessão. Mas a McLaren errou ao liberar o belga para a pista ao mesmo tempo em que Vettel também deixava o pit-lane. O alemão teve de frear forte para evitar a batida na McLaren #2.
A Red Bull também se destacava e vinha muito rápida mesmo com os pneus macios, os mais lentos do fim de semana. A ponto de Daniel Ricciardo encostar na marca de Hamilton e ficar apenas 0s046 atrás, mostrando que o carro taurino era bastante competitivo. Verstappen fazia uma programação diferente de treinos e vinha em quarto, ainda com os supermacios. Enquanto isso, Vandoorne se arrastava de volta aos boxes da McLaren por conta de um dano na asa dianteira. O belga exagerou ao passar pela zebra e destruiu a peça aerodinâmica.
Os tempos estavam bem apertados, com 0s371 separando os seis primeiros, de Hamilton a Räikkönen, que vinha em sexto. O finlandês, na metade da sessão, abria uma nova programação para a equipe italiana e já acelerava com os pneus ultramacios no Red Bull Ring, reduzindo ainda mais a margem para o ponteiro, mas ainda assim seguindo em sexto. Quem aparecia bem na sessão era a Haas, que tinha seus dois carros nos dez primeiros: Romain Grosjean em sexto e Kevin Magnussen em décimo. Kubica vinha apenas em 19º, só à frente de Fernando Alonso, que praticamente não tinha tempo registrado.
Na sequência, Vettel também encostava no tempo de Hamilton e ficava apenas 0s038 atrás com os ultramacios. Até que a Mercedes também veio à pista com os pneus roxos e mostrou que estava mesmo um degrau acima da concorrência. primeiro foi Bottas, que marcou 1min05s354. Mas segundos depois, Hamilton foi ainda melhor e, com grande volta, cravou 1min05s037, enfiando 0s317 no companheiro de equipe. O finlandês ainda conseguiu melhorar seu tempo e reduziu a margem para Lewis para 0s198. Vettel estava 0s380 atrás, enquanto a melhor Red Bull, de Ricciardo, tinha 0s534 de desvantagem.
Só que Vettel tratou de reduzir a margem que o separava de Hamilton e mostrou que a Mercedes não estava sobrando tanto assim perante a concorrência. Com 1min05s180, Seb tomou a segunda posição de Bottas e ficou apenas a 0s143 atrás do rival na luta pelo título. Só que Bottas fez nova volta pouco depois e reassumiu o segundo lugar, mostrando mais uma faceta do equilíbrio em Spielberg ao cravar 1min05s109, apenas 0s072 atrás do companheiro de equipe. Aí era a vez de Verstappen subir para segundo com 1min05s072.
Só que a Mercedes respondeu na mesma moeda. E em dose dupla. Primeiro foi Hamilton quem rompeu a barreira de 1min04s para tomar a liderança, sendo seguido por Bottas, que veio com 1min04s966. A diferença para Verstappen, que estava nos milésimos, subia para 0s233. Vettel e Ricciardo completavam a lista dos cinco primeiros com menos de meia hora para o fim.
Nos minutos derradeiros, as equipes, como de costume, focaram a programação de pista à avaliação dos pneus macios, super e ultramacios em ritmo de corrida, de modo que as primeiras posições foram mantidas. Antes, Alonso conseguiu uma ligeira melhora, mas não passou do 17º lugar. A McLaren, aliás, mostrava ainda estar em crise, com seus dois carros nas quatro últimas posições. Vandoorne aparecia em 18º, apenas à frente de Brendon Hartley e Kubica.
F1 2018, GP da Áustria, Red Bull Ring, treino livre 1:
1 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:04.839 | 39 | ||
2 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:04.966 | +0.127 | 39 | |
3 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:05.072 | +0.233 | 42 | |
4 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:05.180 | +0.341 | 29 | |
5 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:05.483 | +0.644 | 22 | |
6 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:05.776 | +0.937 | 31 | |
7 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:06.028 | +1.189 | 31 | |
8 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:06.055 | +1.216 | 40 | |
9 | 16 | Charles LECLERC | MCO | Sauber Ferrari | 1:06.215 | +1.376 | 31 | |
10 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Honda | 1:06.394 | +1.555 | 36 | |
11 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:06.400 | +1.561 | 32 | |
12 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:06.404 | +1.565 | 23 | |
13 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | 1:06.427 | +1.588 | 29 | |
14 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:06.455 | +1.616 | 42 | |
15 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:06.479 | +1.640 | 35 | |
16 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:06.567 | +1.728 | 32 | |
17 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Renault | 1:06.612 | +1.773 | 30 | |
18 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Renault | 1:06.698 | +1.859 | 30 | |
19 | 28 | Brendon HARTLEY | NZL | Toro Rosso Honda | 1:06.871 | +2.032 | 45 | |
20 | 40 | Robert KUBICA | POL | Williams Mercedes | 1:07.424 | +2.585 | 38 | |
Tempo 107% | 1:09.378 | +4.539 | ||||||
Recorde | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:04.251 | 08/07/2017 | |||
Melhor volta | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:07.411 | 09/07/2017 |
#GALERIA(8455)
COM CHICANE E CORES POLÊMICAS, PAUL RICARD DIVIDE OPINIÕES
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