Honda fala em honra e se diz preparada para novo desafio na retomada da parceria com McLaren na F1

A Honda afirmou que está pronta para os desafios que vai enfrentar neste ano com a parceria com a McLaren e disse que o trabalho de preparação continua e é intenso

A Honda se disse honrada com o retorno à F1 pelas mãos da McLaren em 2015. As duas empresas retomam a partir desta temporada a parceria vitoriosa que tiveram no fim da década de 80, embora o trabalho da fábrica nipônica já tenha começado há quase um ano. E Yasuhira Ara, diretor de competições da marca japonesa, não escondeu o entusiasmo com o novo desafio.

"Hoje, obviamente, é um dia emocionante para a Honda e uma honra. Não é todo dia que você se vê envolvido em um lançamento de um novo carro da F1 e inicia uma nova parceria", disse Arai.

McLaren MP4-30, que será empurrado neste ano pelos motores da Honda (Foto: McLaren)

O engenheiro ressaltou ainda que o projeto do motor V6 não comprometeu em nada o desenho do MP4-30, o carro da equipe inglesa para a temporada deste ano e que foi revelado nesta quinta-feira (29).

"Como todos podem ver no novo MP4-30, nós nos dedicamos junto com a McLaren para a criação de um novo carro que não compromete em nada a parte aerodinâmica e a força. No entanto, continuamos focados no trabalho e em preparar tudo o máximo possível para os primeiros testes em Jerez", explicou o japonês.

"Estamos confiantes de que a tecnologia está aí e estou ansioso para ver o carro na pista. Estamos prestes a iniciar uma longa temporada, com inúmeros desafios, mas a Honda está determinada em enfrentar todos. Afinal, estamos aqui para conduzir tecnologia à F1 e proporcionar aos nossos fãs uma grande experiência", encerrou.

O MP4-30 vai para a pista no próximo domingo (1), em Jerez de la Frontera. E Fernando Alonso, que desembarca na equipe neste ano, será o primeiro a guiar o modelo no circuito espanhol.

O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' a pré-temporada 2015 da F1 em Jerez de la Frontera com o repórter Renan do Couto e com o fotógrafo Xavi Bonilla.

HISTÓRIA EM PRATA E VERMELHO

Finalmente, a McLaren deu o primeiro passo para fazer a sua história acontecer em 2015 na F1. A tradicional esquadra inglesa exibiu ao mundo o MP4-30, equipado com o motor Honda, em um vídeo em que primeiro fez uma retrospectiva de seus modelos anteriores até chegar ao carro 2015. E, ao contrário do que era especulado, o novo bólido britânico vem sóbrio, na cor prata, quase um grafite, e com detalhes em vermelho. Tem linhas mais sofisticadas e refinadas e um bico acentuadamente mais baixo. 

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

A NOVA BORRACHA 
A Pirelli anunciou nesta quinta-feira (28) a introdução de um novo composto supermacio para a temporada 2015 da F1. Em seu quinto ano como fornecedora no Mundial, a fabricante italiana afirmou ainda que os demais pneus para este campeonato são apenas evoluções dos usados em 2014.
 
"Os pneus deste ano são resultado de uma evolução dos pneus de 2014", disse Paul Hembery, diretor de competições da marca de Milão. "Temos apenas um pneu completamente novo: o supermacio, que tem uma nova construção e composto", completou o britânico.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

PRESUNÇÃO 
Chefe da Mercedes, Toto Wolff admitiu que não espera em 2015 uma repetição do domínio absoluto apresentado pela equipe alemã na temporada passada.
 
Em 2014, a esquadra prata soube usar bem as mudanças nas regras e destruiu a concorrência, vencendo tanto o Mundial de Pilotos quanto de Construtores. Foram 16 vitórias em 19 provas, com Lewis Hamilton campeão ao fim do ano.
 
"Será especialmente difícil superar as marcas que conseguimos no passado", disse o austríaco.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.