Honda faz primeiro teste do motor V6 em carro de desenvolvimento da McLaren nesta sexta-feira em Silverstone

A Honda vai levar para a pista seu novo motor V6, que no ano que vem vai equipar a McLaren na F1. O teste vai acontecer nesta sexta-feira, dia 14, na pista de Silverstone

A Honda e a McLaren agendaram para nesta sexta-feira, dia 14 de novembro, o primeiro teste de pista do novo motor V6 turbo da fornecedora japonesa. A unidade de força usada em um carro de desenvolvimento feito pela equipe inglesa, MP4-29H. A ação vai acontecer na pista inglesa de Silverstone.

Diante do retorno da fabricante nipônica ao Mundial em 2015, essa é a primeira vez que os engenheiros poderão avaliar o novo motor turbo em condições reais. A McLaren tem trabalhado neste carro de desenvolvimento já há algum tempo para abrigar a nova unidade de força, na esperança de que todo o conjunto também possa ser testado em Abu Dhabi, nos treinos coletivos após o fim da temporada.

A McLaren vai testar junto com a Honda o novo motor V6 (Foto: Getty Images)

Como a fornecedora nipônica se disse confiante de que tudo está pronto, a equipe inglesa decidiu levar o carro à pista para filmagens no tradicional circuito britânico. A esquadra de Woking ainda revelou que os pilotos de testes Oliver Turvey e Stoffel Vandoorne serão os encarregados dos trabalhos com o novo motor japonês.

Embora a quilometragem para filmagens seja limitada e que o time tenha de usar obrigatoriamente pneus de demonstração, o teste será importante para a verificação dos sistemas antes do treino para valer mesmo, em Abu Dhabi.

A McLaren usou seu perfil no Twitter para informar sobre as atividades. "Estamos nos preparando para um dia de filmagens amanhã. Vamos andar com um motor interino da Honda no MP4-29H, além de dois modelos clássicos McLaren-Honda", revelou a equipe britânica.

Éric Boullier, diretor de corridas da McLaren, recentemente afirmou que o trabalho com o MP4-29H está ajudando a escuderia também no desenvolvimento do projeto de 2015. "Estamos construindo um carro de desenvolvimento, porque temos um monte de sistemas para verificar"

"Nós decidimos tomar uma abordagem diferente com base no que estamos fazendo neste ano. Para o desenvolvimento do carro atual, tudo tem de ser aplicável para o carro do próximo ano", completou.

OS 20 ANOS DO PRIMEIRO TÍTULO DE SCHUMACHER

Há 20 anos, Michael Schumacher dava o primeiro grande passo para ficar na história. Naquele 13 de novembro, o alemão – que dez anos mais tarde se tornaria heptacampeão mundial – conquistava o seu primeiro título na F1.

E que temporada peculiar foi a de 1994. Sem dúvidas, um dos campeonatos mundiais mais inesquecíveis da história.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.