Honrado por guiar na reestreia da parceria de Honda e McLaren, Vandoorne minimiza problemas: “Foi um dia muito positivo”

Stoffel Vandoorne se disse honrado por fazer parte de um novo capítulo na história de McLaren e Honda na F1. Belga minimizou os problemas que marcaram a reestria da parceria e falou em dia muito positiva

Foi dada a largada para o reinicio da parceria entre McLaren e Honda. Nessa terça-feira (25), o carro empurrado pelo motor nipônico V6 turbo fez sua estreia na pista de Abu Dhabi, mas a aventura de Stoffel Vandoorne a bordo do bólido de Woking durou apenas três voltas.
 
Ainda assim, Vandoorne fez uma avaliação positiva desse primeiro dia e não escondeu o orgulho por ter sido escolhido para guiar o carro nesta data especial. 
Apesar das falhas, Stoffel Vandoorne falou em um primeiro dia positivo (Foto: Dan Istitene/Getty Images)
“Primeiro, quero dizer que usar o famoso ‘H’ da Honda no peito do meu macacão e no kit da equipe faz com que eu me sinta extremamente orgulhoso”, declarou. “Antes de hoje, McLaren Honda só existia para mim em um capítulo da história da F1 — fazer realmente parte disso é muito empolgante”, continuou. 
 
Stoffel admitiu que esperava ter completado mais voltas em Yas Marina, mas minimizou os problemas enfrentados nesta terça.
 
“Nós esperávamos fazer mais voltas hoje, mas tivemos um problema com a coleta de dados de telemetria do combustível que parou o carro algumas vezes”, explicou. “Entretanto, o time já está analisando a situação e espero que possamos resolver isso para amanhã”, comentou. 
 
“No entanto, foi um dia muito positivo para nós. Nesse ponto do desenvolvimento, qualquer volta que completamos tem um benefício — e é melhor estar resolvendo esses problemas iniciais em novembro do que em Jerez em fevereiro”, ponderou. “O objetivo deste teste é permitir que os engenheiros aprofundem seu conhecimento da colaboração entre Honda e McLaren. Esta é a primeira vez que eles trabalham juntos na pista e, operacionalmente, tudo é um pouco diferente”, indicou. 
 
“Nós ainda estamos construindo a potência — ainda não rodamos com a potência total do motor — então é difícil ter o feeling disso, mas parece absolutamente fantástico!”, opinou. “As pessoas normalmente dizem que se o motor soa bem, então normalmente tem muito potência — então vamos torcer para que este seja o caso”, concluiu.
O AMADURECIMENTO DE HAMILTON 

11 triunfos, 16 pódios e um título conquistado com vitória em Abu Dhabi. Uma campanha bem diferente daquela que, em 2008, deu a Lewis Hamilton o primeiro título do Mundial de F1. A comparação entre as conquistas reflete, principalmente, o amadurecimento do piloto inglês com o passar do tempo.

Há seis anos, disputando somente sua segunda temporada na categoria, Hamilton estava sob uma pressão enorme. Ele tinha de ser campeão e retribuir à McLaren o investimento feito em sua carreira desde os tempos de kart e o apoio que recebera no ano anterior em meio à briga com Fernando Alonso.

Leia o CONTA-GIRO completo no GRANDE PRÊMIO.

HAMILTON × ROSBERG
AS 100 MELHORES IMAGENS

Lewis Hamilton entrou no último domingo (23), em Abu Dhabi, para o seleto grupo de bicampeões da F1. Com uma vitória segura na derradeira etapa da temporada 2014, o inglês da Mercedes derrotou o companheiro de equipe Nico Rosberg, com uma vantagem de 67 pontos. Mas o campeonato deste ano foi bem mais acirrado do que essa diferença indica.

O GRANDE PRÊMIO fez uma seleção das 100 melhores imagens dessa intensa batalha. A galeria especial conta a história de como Hamilton conseguiu vencer o Mundial pode ser vista aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.