Hülkenberg coloca Force India na ponta da manhã de quarta-feira em Barcelona. Renault reage, e Massa é sexto
Em uma manhã marcada por duas bandeiras vermelhas, Nico Hülkenberg exibiu a boa performance do novo carro da Force India e fechou o primeiro período na frente. Kevin Magnussen mostrou o poder de reação com a Renault e terminou em um bom segundo lugar, com direito a uma boa quilometragem. Nico Rosberg, com mais de 60 voltas, foi o terceiro. Felipe Massa foi o sexto, à frente de Felipe Nasr
Nem Mercedes, tampouco Ferrari. A liderança parcial deste terceiro dia de pré-temporada da F1 em Barcelona foi da Force India de Nico Hülkenberg. O alemão guiou pela primeira vez o novo carro da equipe de Silverstone nesta quarta-feira (24) e não comprometeu, alcançando a marca de 1min25s286, comandando a tabela de tempos. Tal performance é um indicativo de crescimento de um time que evoluiu demais em 2015, terminando em quinto lugar no Mundial de Construtores. Logo na sequência, outra surpresa, considerando o desempenho da Renault nos dois primeiros dias de testes. Depois de um início de semana bastante complicado com Jolyon Palmer enfrentando problemas com o novo R.S.16, Kevin Magnussen, de volta à F1, imprimiu bom ritmo, garantiu quilometragem considerável ao ficar próximo das 60 voltas e fechou a manhã com o segundo tempo.
Assim como nos dois primeiros dias de atividades de pista, a Mercedes focou seu programa na busca da maior quilometragem possível. Depois de ter completado 308 voltas entre segunda e terça-feira, a escuderia bicampeã do mundo colocou Nico Rosberg na pista nesta manhã. O alemão completou 70 voltas, quase a distância completa de um GP da Espanha, e ficou com a terceira marca ao anotar 1min26s084, 0s070 mais lento que Magnussen. Mas, evidentemente, o tempo em si é pouco significativo diante do cronograma estabelecido pela Mercedes. Nesta fase, muito mais do que as voltas rápidas em si, são mais importantes a consistência e a confiabilidade do novo carro, e isso os alemães vêm mostrando neste início de 2016.
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Carlos Sainz, com a nova Toro Rosso, foi o quarto colocado pela manhã. O espanhol terminou à frente de Daniil Kvyat, da Red Bull, e dos dois brasileiros da F1. Felipe Massa, em sua primeira vez guiando o novo carro da Williams nesta pré-temporada em Barcelona, foi o sexto, seguido pelo compatriota Felipe Nasr, que só vai ter o gostinho de pilotar o novo C35 da Sauber na semana que vem. Por enquanto, o jovem brasiliense trabalha no antigo C34 revisado para avaliar possíveis atualizações e os novos pneus da Pirelli. Destaque negativo para Kimi Räikkönen. Diferente de Sebastian Vettel, o finlandês sequer conseguiu completar voltas rápidas com a nova Ferrari por conta de uma falha no sistema de combustível, ficando a maior parte do tempo nos boxes.
Jenson Button completou 45 voltas com a nova McLaren-Honda MP4-31 e foi o oitavo pela manhã, terminando à frente da Haas de Romain Grosjean, com um desempenho muito consistente e livre de problemas até o momento. Já o primeiro indonésio da F1, Rio Haryanto, não teve uma performance de tamanho destaque até o momento, chegou a causar uma bandeira vermelha no fim da sessão, ficando em último lugar, desconsiderando Räikkönen, que praticamente não andou.
Saiba como foi a manhã do terceiro dia de testes em Barcelona
Com temperatura ambiente de 6º e 14ºC na pista, a F1 deu início ao terceiro dia de pré-temporada em Barcelona com a expectativa pela presença de vários pilotos pela primeira vez na pista no ano: casos de Felipe Massa, Felipe Nasr, Nico Hülkenberg, Kevin Magnussen, Daniil Kvyat, do novato Rio Haryanto e Kimi Räikkönen. Mas o finlandês teve de esperar bem mais por conta de uma pane no sistema de combustível da Ferrari que atrapalhou seus planos para esta manhã.
Restando menos de meia hora para o fim da primeira parte do treino, Haryanto cometeu um erro ao rodar na curva 5 do circuito de Barcelona, ficando na brita. Assim, a direção de prova acionou pela segunda vez na manhã a bandeira vermelha para remover o MRT05 pilotado pelo indonésio e permitir as últimas voltas antes da pausa para o almoço.
Foi outra bandeira vermelha relativamente breve, possibilitando aos outros dez pilotos do grid mais alguns minutos de pista no primeiro período. Contudo, nada pareceu indicar que haveria um duelo como o ocorrido na terça-feira, entre Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, ambos com pneus ultramacios. Assim, Hülkenberg caminhou para fechar a manhã na frente em sua primeira vez guiando pra valer o novo carro da Force India.
F1, Testes Coletivos, Barcelona, Dia 3:
1 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:25.286 | 37 | |
2 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | FRA | RENAULT | 1:26.014 | +0.728 | 63 |
3 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:26.084 | +0.798 | 74 |
4 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | 1:26.239 | +0.953 | 66 |
5 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL TAG HEUER | 1:26.497 | +1.211 | 29 |
6 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:26.712 | +1.426 | 57 |
7 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:26.840 | +1.554 | 61 |
8 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:26.919 | +1.633 | 45 |
9 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | 1:29.955 | +4.669 | 54 |
10 | 88 | RIO HARYANTO | INA | MANOR MERCEDES | 1:29.808 | +4.522 | 25 |
11 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 4 |
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