Inicialmente, a expectativa era de que a proposta só fosse encaminhada após a aprovação dos times, mas a federação presidida por Jean Todt decidiu lançar antes o estudo para identificar fábricas dispostas a produzirem esses motores independentes.
Mario Illien, o responsável pela Ilmor, confirmou a inscrição em entrevista à revista alemã 'Auto Motor und Sport'. “Nós solicitamos isso à FIA”, disse Illien.
Mario Illien prepara motores da Chevrolet na Indy (Foto: Reprodução)
Ainda segundo a publicação, a Cosworth também mostrou interesse. Já a empresa inglesa AER, Pesquisa Avançada em Motores, se manifestou e disse que está disposta a entrar na disputa também. Fundada por Mike Lancaster, AER tem contrato com a GP3 para o fornecimento de motores e também esteve na briga para o mesmo trabalho na GP2, mas acabou perdendo a disputa para a Mecachrome. AER ainda entrega os motores da Indy Lights.
A ideia por trás da adoção de um motor alternativo também é baratear os custos para as equipes médias e pequenas. A FIA deseja que o valor dessa unidade não ultrapasse os €7 milhões de euros (R$ 28 milhões). Além disso, Todt e Bernie Ecclestone também querem encontrar um caminho para tirar a F1 das mãos das grandes montadoras.
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FIA também exige uma estrutura para o motor intencionalmente ampla, a fim de obter o maior número de aplicações – que só podem ser feitas por empresas independentes. De acordo com as regras estabelecidas pela entidade às candidatas, a unidade tem de ter capacidade de no máximo 2,5 L. O turbocompressor ainda está em aberto na proposta. O motor também precisa suportar mais de 870 cv e que ter um peso inferior a 135 kg. Os sistemas híbridos estão proibidos nesta versão.
A decisão da FIA é esperada para dia 2 de dezembro.
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