Inabalável, Hamilton reitera supremacia e coloca Mercedes na pole do GP da China. Brasileiros largam no top-10
O bicampeão mundial de F1 cravou sua quinta pole em Xangai e vai largar ao lado de Nico Rosberg, enquanto a Ferrari, segunda força do grid, sai na fila seguinte com Sebastian Vettel em terceiro. Pela primeira vez desde o GP da Hungria de 2012, dois brasileiros da categoria ficaram no top-10: Felipe Massa foi o quarto, enquanto Felipe Nasr assegurou o nono lugar
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
Lewis Hamilton continua inexpugnável em sua jornada neste fim de semana em Xangai. Dono do retrospecto mais positivo da história do GP da China, com três vitórias, o bicampeão mundial de F1 deu mais uma amostra de sua superioridade e cravou, neste sábado (11) a pole-position para a terceira etapa da temporada 2015. De forma absolutamente dominante, o britânico não teve a menor dificuldade para registrar a volta mais rápida do treino classificatório e colocar a Mercedes novamente na posição de honra do grid. Muito acima do nível de performance do companheiro de equipe, Nico Rosberg, Lewis anotou 1min35s782, apenas 0s042 de frente para o alemão, e cravou a 41ª pole da sua carreira, a quinta apenas em Xangai.
Pela primeira vez em sua curta carreira, Felipe Nasr conseguiu garantir um lugar entre os dez mais rápidos do grid. Na fase final da sessão, o jovem piloto da Sauber — que também colocou Marcus Ericsson no top-10 — obteve o nono melhor tempo. Com a Williams — terceira força do fim de semana na China —, Felipe Massa avançou ao Q3 com facilidade e garantiu o quarto lugar no grid, sendo destronado no fim da sessão por Sebastian Vettel, terceiro. Foi a primeira vez desde o GP da Hungria de 2012 que dois brasileiros se classificaram para a fase final de um treino classificatório.
A McLaren, por sua vez, vive um calvário que parece não ter fim. Na última sexta-feira, Fernando Alonso chegou a dizer que o Q2 seria uma meta realista para o time, mas não foi o que se viu na sessão classificatória. O bicampeão do mundo terminou apenas em 18º, ficando retido na primeira fase da tomada de tempos, assim como Jenson Button, em 17º. A laureada dupla de Woking terminou à frente apenas dos dois carros da Manor Marussia, de Will Stevens e Roberto Merhi, que fecha o grid em Xangai.
Confira como foi a classificação para o GP da China de F1
Não demorou nada, e outros já deram início aos trabalhos, como Felipe Nasr, que também optou pelos compostos de cor laranja. Valtteri Bottas veio na sequência, seguido pelas duas Toro Rosso e Felipe Massa. Massa e Bottas, entretanto, voltaram rapidamente para as garagens e não registraram tempos nos primeiros minutos.
E quem abriu o cronômetro de verdade mesmo foi Kimi Räikkönen. O finlandês começou o Q3 em 1min40s817. Logo depois, entretanto, Vettel já passou em 1min39s912. Mas também foi logo superado por Hamilton, que já chutou o balde com 1min38s285.
Aí Nico Rosberg saiu também. O alemão veio com os médios e já entrou na casa de 1min38s, mas 0s4 atrás do companheiro de Mercedes. A ordem, então, era: Hamilton (1min38s285), Rosberg, Nico Hulkenberg, Nasr, sergio Pérez, Vettel, Jenson Button, Räikkönen, Alonso e Verstappen, Carlos Sainz, Pastor Maldonado, Romain Grosjean, Daniel Ricciardo, Will Stevens e Merhi. Com exceção dos dois ponteiros e da Ferrari, todo mundo já havia registrado tempo com os pneus macios.
Os mesmo compostos foram usados na sequência pelos dois carros da Williams, que decidiram por uma saída tardia dos boxes. E Bottas foi logo à frente, para superar o então líder Hamilton. O nórdico virou 1min38s014. Massa se colocou em quinto.
A Ferrari também optou pelos macios nos minutos finais. Primeiro, Kimi cravou 1min37s790 e passou a liderar, mas não ficou por lá tempo suficiente. Logo, Vettel passou 0s288 mais rápido para saltar para frente. Bottas ainda se segurava em terceiro. Grosjean ainda apareceu em quarto nos instantes finais, também fazendo valer os compostos mais macios.
Hamilton, por sua vez, não precisou sair de novo. Com a volta feita ainda com os pneus médios, Hamilton ainda se garantiu em quinto. Max Verstappen se colocou em sexto, à frente de Massa, Rosberg, Nasr e Ricciardo. Maldonado, Sainz, Pérez, Ericsson e Kvyat ainda se classificaram nos instantes finais.
A McLaren, por sua vez, não teve como chegar ao Q2 novamente. Apesar dos esforços, o inglês e o espanhol tiveram de se contentar com a 16ª e a 17ª colocações, respectivamente. Hülkenberg, Merhi e Stevens completaram as posições finais.
As imagens da F1 em Xangai
#GALERIA(5271)
O finlandês da Williams logo superou a Sauber com 1min38s475. Nasr, por sua vez, andou na casa de 1min39s. Mas aí Hamilton acabou com a festa ao cravar 1min36s423 – mesmo sem qualquer informação de telemetria. Rosberg passou 0s3 atrás do colega. E a tabela continuava mudando, menos nas duas primeiras posições.
Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean surpreendeu ao virar 1min38s097 e se colocar em terceiro. Daniel Ricciardo apareceu logo atrás, seguido por Pastor Maldonado, comprovando o bom desempenho da Lotus. Max Verstappen, Bottas, Carlos Sainz, Massa e Ericsson completavam a lista dos dez. Nasr era apenas o 11º.
A Ferrari finalmente veio com cinco minutos para o fim do Q2. E Kimi Räikkönen se colocou em terceiro, com 1min37s109, 0s6 acima de Lewis. Sebastian Vettel surgiu na sequência e já entrou na casa de 1min36s, ficando a 0s5 da Mercedes, deixando claro que pode ameaçar mesmo os prateados.
Com Mercedes e Ferrari asseguradas nas quatro primeiras colocações, os minutos finais viram uma briga intensa pelos lugares restantes no Q3. Nasr saiu de 12º para sexto, enquanto Massa também saiu de 13º para um ótimo quinto posto, ficando a 0s2 de Kimi.
Bottas ainda saltou para sexto, superando Ricciardo, Nasr e Grosjean. Ericsson fechou os classificados para a disputa da pole. Maldonado, Kvyat, Verstappen, Sainz e Pérez acabaram de fora.
A Williams, com Valtteri Bottas, deu início à parte decisiva da classificação. Devidamente calçado com os pneus amarelos, o finlandês veio em uma pilotagem agressiva para assinalar 1min37s903. Romain Grosjean já se colocou em segundo, com 1min39s782.
Felipe Massa se colocou em terceiro, ainda andando em 1min37s365, mas 0s4 à frente de Sebastian Vettel e Bottas. Kimi Räikkönen, Daniel Ricciardo e Grosjean completavam a primeira lista do Q3.
A parte final do Q2 novamente teve Bottas abrindo os trabalhos, seguido por Hamilton, Massa e os dois carros da Ferrari. Embora não tenham conseguido melhorar sua marca anterior, ewis continuou virando na casa de 1min35s, assegurando assim a pole – ninguém, na verdade, tinha muita dúvida sobre quem sairia na frente.
Rosberg fez o que se esperava dele e só colocou a outra Mercedes na segunda posição. O terceiro posto viu três candidatos fortes, mas acabou mesmo na mão de Vettel, que superou Massa nos instantes finais em só 0s043. O brasileiro sai em quarto. Bottas será o quinto do grid, à frente de Räikkönen, Ricciardo, Grosjean, Nasr e Ericsson.
A largada do GP da China está marcada para as 3h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
determinarTipoPlayer(“15436436”, “2”, “0”);
F1, GP da China, Xangai" target="_blank">Xangai, grid de largada:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:35.782 | ||
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:35.824 | +0.042 | |
3 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:36.687 | +0.905 | |
4 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:36.954 | +1.172 | |
5 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:37.143 | +1.361 | |
6 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:37.232 | +1.450 | |
7 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:37.540 | +1.758 | |
8 | 30 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | 1:37.905 | +2.123 | |
9 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:38.067 | +2.285 | |
10 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:38.158 | +2.376 | |
11 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:38.134 | +2.352 | |
12 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:38.209 | +2.427 | |
13 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:38.393 | +2.611 | |
14 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:38.538 | +2.756 | |
15 | 27 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:39.290 | +3.508 | |
16 | 22 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:39.216 | +3.434 | |
17 | 11 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:39.276 | +3.494 | |
18 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:39.280 | +3.498 | |
19 | 11 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:42.091 | +6.309 | |
20 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:42.842 | +7.060 |
A presença do estreante Felipe Nasr na F1 levou Brasil a quebrar uma sequência que durava quase três anos. Na temporada de 2012, os representantes do país na categoria eram Felipe Massa, então na Ferrari, e Bruno Senna, na Williams. No GP da Hungria, 11ª etapa do campeonato daquele ano, a dupla tupiniquim conseguiu avançar à fase final do treino classificatório, o chamado Q3, que definiu o grid em Hungaroring: em 28 de julho, Massa garantiu o sétimo lugar, duas posições à frente de Senna, que deixou a categoria no fim da temporada. Neste sábado (11), na sessão classificatória do GP da China, Massa faturou um bom quarto lugar, enquanto o novato Nasr conquistou a nona posição do grid em Xangai