“Inacreditável, fenômeno, espetacular”: em casa, Alonso mostra que ainda pode ser protagonista na F1

A conquista do sétimo lugar de Fernando Alonso no grid da sua corrida em casa na Espanha repercutiu muito mais que a pole de Lewis Hamilton. O bicampeão mundial foi exaltado pelo mundo da F1 logo após 'tirar leite de pedra' da sua McLaren na classificação

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O sétimo lugar no grid de largada para o GP da Espanha foi o melhor momento de Fernando Alonso nos últimos tempos. Sofrendo com um carro e um motor pouco competitivos, o bicampeão sabe que, em 2017, terá de viver de pequenas alegrias nesta temporada da F1. Uma delas aconteceu no último sábado (13), no Circuito da Catalunha

 
Depois de ficar fora de um dos treinos livres de sexta-feira, o espanhol se reinventou na classificação. Passou pelo Q1, pelo Q2, chegou ao Q3 pela primeira vez no ano e ainda pôde superar Massa, Pérez e Ocon, todos com carros superiores que o seu, para conquistar a simbólica posição de “o melhor do resto” — Mercedes, Ferrari e Red Bull estão muitos passos à frente. Um verdadeiro milagre.
 
Alonso conquistou (ou, melhor dito, reconquistou), também, a admiração de figuras importantes do paddock da F1. 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

O nome de Fernando Alonso foi cantado em verso e prosa pela F1 depois da heróica classificação em Barcelona (Foto: Beto Issa)
“É quase inacreditável. Ele é realmente uma estrela do nosso esporte, porque seria muito fácil simplesmente ficar desmotivado diante dessa situação. Mas o que ele fez? Lutou ainda mais. Diz muito sobre o tipo de pessoa que ele é”, elogiou Damon Hill, campeão mundial de 1996, em conversa com o GRANDE PRÊMIO no paddock de Barcelona. 
 
Outro ex-piloto que se desfez em elogios ao asturiano foi o alemão Christian Danner, um dos principais comentaristas da categoria na Europa.  
 
“Sabe qual é o mais fenomenal sobre Alonso? É a força mental dele. Porque fazer coisas meio estúpidas quando você está irritado – como ir jogar tênis ou sentar-se em uma cadeira ao lado da pista – todo mundo pode fazer. Mas voltar para o carro, focar-se totalmente no trabalho e conseguir o que ele conseguiu, é impressionante. Eu admiro muito o que ele fez, porque é necessário ter muita força e muita personalidade”, afirmou, empolgado com o feito do espanhol. 
 
Para Anthony Davidson, outro ex-piloto que transformou-se em comentarista da categoria, o feito de Alonso é, também, um alento para uma equipe que estava à beira do caos depois de inúmeros insucessos no início da temporada. 
Fernando Alonso foi o grande nome do sábado na Espanha (Foto: Beto Issa)
“É uma boa notícia para a equipe. Tem sido difícil para eles desde o início do ano, e difícil para o Alonso, também. É uma ótima recompensa pelo espírito insistente dele. Um cara como ele e uma equipe como a McLaren não deveriam ficar felizes com um sétimo lugar. Mas é o que eles conseguem no momento”, avaliou o piloto da Toyota, que lidera a classificação do WEC. 
 
A surpreendente sétima colocação de Alonso no grid foi, sem dúvidas, um dos momentos mais incríveis da história recente do GP da Espanha. Nos últimos anos, apenas em 2012 houve surpresa maior no sábado – naquela ocasião, Pastor Maldonado levou a Williams à pole (no dia seguinte, ainda mais impressionante, venceu a corrida). 
 
O GRANDE PRÊMIO também falou com o venezuelano, que estava empolgadíssimo com o que acabara de ver o bicampeão fazer. “Acho que nem ele mesmo esperava! Mas, como sempre, ele fez um grande trabalho. Fernando sempre faz a diferença nessas horas mais difíceis. Na primeira vez que as coisas funcionaram um pouco melhor, ele conseguiu. Nós sabemos os problemas que a McLaren e a Honda tiveram, e esse resultado também significa que a equipe trabalhou muito”, disse. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Felipe Massa, que conheceu de muito perto o espanhol nos anos de Ferrari, também elogiou o antigo companheiro. “Essa é uma pista em que o motor faz menos diferença. Mas eles talvez tenha um carro com mais pressão aerodinâmica que o nosso, talvez também tenham melhorado algo no motor, porque eles estavam sofrendo até agora. Hoje eles certamente acertaram algo mais no motor, e Fernando fez um trabalho espetacular – foi muito mais rápido que o companheiro de equipe dele e do que ele vinha sendo até agora”, afirmou o brasileiro, que mais de uma vez envolveu-se em polêmicas com o bicampeão. 

 
Poucas vezes – talvez nunca – na história do Mundial um sétimo lugar em um treino classificatório havia sido tão comentado. Prova de que, 11 anos depois de seu último título, Fernando Alonso ainda é um gigante. Um ídolo que, às vésperas de deixar momentaneamente a categoria para correr as 500 Milhas de Indianápolis, mostra que ainda pode ser protagonista na F1. 

A largada do GP da Espanha acontece às 9h (horário de Brasília) de domingo. O GRANDE PRÊMIO está em Barcelona e acompanha tudo que acontece na quinta etapa do campeonato da F1 com o repórter Thiago Arantes. Acompanhe todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL

 
RUMOR SOBRE PRÉ-ACORDO COM MERCEDES PODE ESTRAGAR RELAÇÃO ENTRE VETTEL E FERRARI

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.