Magnussen quer que assunto se encerre e garante inocência em acidente com Massa: “Eu não fiz nada errado”

O dinamarquês Kevin Magnussen observou que relatório da FIA não indicou que ele teve responsabilidade pelo acidente com Felipe Massa na largada do GP da Alemanha, disse que não conversou com o brasileiro e também não quer levar o assunto adiante

Kevin Magnussen não quer que a discussão se estenda, mas reiterou que não se considera responsável pelo acidente que protagonizou com Felipe Massa na largada do GP da Alemanha, realizado no último domingo, em Hockenheim.

Enquanto Massa acredita que o piloto da McLaren poderia ter evitado o contato entre os carros na primeira curva do traçado alemão, Magnussen citou, para se defender, um relatório da FIA que o isentou. E se disse aliviado por saber que o adversário não se machucou apesar da visualmente impressionante capotagem.

A cobertura completa do GP da Alemanha no GRANDE PRÊMIO
As imagens da quinta-feira da F1 em Hungaroring
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

“Para mim, o que aconteceu, aconteceu, e o mais importante é que ninguém saiu ferido, especialmente ele devido ao acidente, que pareceu ruim no lugar em que ele caiu. Nós não conversamos depois, mas isso é uma coisa que eu realmente não quero levar adiante”, afirmou o dinamarquês em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (24) em Hungaroring, na Hungria.

“Mas, no relatório dos comissários, a investigação tratou dele e não de mim e, deste ponto de vista, eu não fiz nada errado”, ressaltou.

“Já vimos tudo de novo. Na verdade, eu acho que não tentaria fazer algo diferente. Eu tentei evitar. Mas você sempre aprende com coisas assim. E, se acontece de novo, é algo que você sempre vai lembrar”, completou.

Apesar da investigação conduzida pelos comissários durante a prova germânica, nenhuma punição foi aplicada aos pilotos.

Magnussen e Massa se chocam na primeira curva em Hockenheim. Massa abandonou (Foto: Getty Images)

Em um primeiro momento, Massa não quis jogar toda a responsabilidade de Magnussen, mas o brasileiro considera que o adversário é que deveria ter evitado o contato.

“Eu acho que ele foi um pouco agressivo. Havia dois carros e ele não estava nem na trajetória para contornar a curva de forma rápida, porque estava completamente do lado de dentro. Eu estava muito cuidadoso, eu tirei o pé para o Valtteri, que estava à frente. Do meu carro, era impossível saber que alguém estava ali. Impossível. Não podia ver. E em quantas corridas ele causou problemas? Tanto faz…”, disse o piloto da Williams.

Massa abandonou imediatamente após a batida. Foi o segundo abandono consecutivo na primeira volta de um GP. Magnussen rodou, mas conseguiu seguir na pista e completou o GP da Alemanha em nono.

Na entrevista coletiva organizada pela FIA antes do GP da Hungria, Kamui Kobayashi e Sergio Pérez, que já se envolveram em acidentes com Massa no passado, comentaram o incidente de Hockenheim e preferiram não tomar partido. Ambos consideram difícil analisar o lance e apontar um culpado.

“Para mim, parece muito difícil para Magnussen desviar. Ele está na linha dele. Parece que Felipe fechou demais, pois eu acho que, se ele desse um pouco mais de espaço, não haveria o acidente. Magnussen poderia ter escapado se brecasse mais forte, mas é logo após a largada”, avaliou Kobayashi.

Kamui Kobayashi disse que os espelhos retrovisores dos carros da F1 são muito pequenos (Foto: Getty Images)

“Na curva 1 em Hockenheim, esse tipo de acidente pode acontecer. Kevin fez de tudo para escapar de Felipe. No fim, eles tocaram e foi um acidente muito ruim para Felipe. Quem culpar, é difícil. Eu acho que ambos colidiram, mas é difícil culpar alguém por aquele acidente”, falou Pérez.

Kobayashi ainda alertou para outro fator que pode ter contribuído no lance: a dificuldade de se enxergar pelos espelhos retrovisores dos carros de F1. “Eles são muito pequenos e eu acho que é muito difícil enxergar naquele ângulo. Acho que esse é o maior problema”, completou.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Hungria, 11ª etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.