Marko vê Kvyat mais talentoso que Gasly e Hartley, mas justifica dispensa: “Aconteceu alguma coisa com ele mentalmente”

Consultor da Red Bull, Helmut Marko admitiu que Daniil Kvyat é mais talentoso que Pierre Gasly e Brendon Hartley. Dirigente justificou, entretanto, a dispensa do russo do programa de talentos da marca dos energéticos

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Consultor da Red Bull, Helmut Marko admitiu que Daniil Kvyat é mais talentoso do que Pierre Gasly e Brendon Hartley. O dirigente, porém, defendeu a dispensa do russo, alegando que o piloto “perdeu sua velocidade”.
 
Depois de ser rebaixado da Red Bull para a Toro Rosso, Kvyat teve de ceder seu lugar no time de Faenza a Gasly nas etapas de Malásia e Japão. Daniil, então, voltou ao time nos Estados Unidos, quando Carlos Sainz Jr. foi para a Renault e Pierre voltou ao Japão para a decisão da Super Formula. Antes da etapa do México, porém, o piloto acabou dispensado.
Consultor da Red Bull avaliou que Daniil Kvyat "perdeu sua velocidade" (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Questionado pelo site norte-americano ‘Motorsport.com’ se achava Kvyat mais talentoso do que Gasly e Hartley, Marko respondeu: “Sim, concordo completamente”.
 
“Infelizmente, ele só mostrou isso em seu primeiro ano com a Toro Rosso e em seu primeiro ano com a Red Bull”, avaliou. “Depois disso, a performance dele drasticamente caiu. Ele teve problemas com os freios e os pneus, que [Daniel] Ricciardo não teve. Em resumo, aconteceu alguma coisa com ele mentalmente. Ele perdeu sua velocidade e sua tranquilidade”, seguiu.
 
“Nós não sabemos [o que foi]. Nós tentamos muitas coisas, mas a velocidade dele simplesmente não voltou. Infelizmente, não temos ideia do que aconteceu”, lamentou. “Também tiveram muitos acidentes no início da corrida, e ele tampouco reagiu muito bem a isso. Ele se retraiu para sua concha e não queria que ninguém dissesse a ele o que fazer”, contou.
 
A Red Bull apoiou Kvyat desde as categorias de base e promoveu a estreia do russo na F em 2014, com a Toro Rosso. Um ano depois, Daniil, que foi campeão da GP3 em 2013, foi escolhido para substituir Sebastian Vettel na equipe principal, mas voltou a escuderia de Faenza depois das quatro primeiras corridas de 2016. 
 
No total, Kvyat disputou 72 GPs na F1 e tem como melhor resultado o sétimo posto conquistado no Mundial de Pilotos de 2017. Nas cinco temporadas em que esteve na F1, Daniil conquistou dois pódios ― um segundo lugar na Hungria em 2015 e um terceiro na China no ano seguinte.
 
“É triste, porque me lembro da GP3 em Monza e em Spa, onde ele superou completamente a concorrência”, recordou Marko. “Na Toro Rosso, também teve uma corria onde ele começou atrás e abriu caminho no pelotão”, seguiu.
 
“Ele estava atacado [Kimi] Räikkönen quando seus freios falharam. Ele teve algumas corridas sensacionais”, elogiou. 
EM BUSCA DO SONHO DA F1

PIETRO FITTIPALDI REVELA QUE NEGOCIOU COM A SAUBER PARA 2018

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.