Massa completa ‘duas corridas’, mantém tempo da manhã e lidera quinto dia de testes em Barcelona
Felipe Massa foi o grande nome desta terça-feira que reabriu os trabalhos de pré-temporada da F1. Com forte ritmo e a confiabilidade que permitiu completar mais de 160 voltas (ultrapassando a distância de duas corridas na Espanha), o brasileiro garantiu a melhor marca graças ao tempo estabelecido pela manhã, superando as favoritas Red Bull, Ferrari e Mercedes
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Felipe Massa teve um grande dia para a Williams em Barcelona. Nesta terça-feira (7), na abertura da segunda semana de testes da pré-temporada, o brasileiro virou 1min19s726, liderando a tabela de tempos e ainda completando mais que a distância de duas corridas na pista espanhola, com 168 voltas registradas.
Enquanto Massa cravou o tempo com os pneus supermacios, a Red Bull precisou dos ultramacios para cravar a segunda marca com Daniel Ricciardo e, mesmo assim, não conseguiu fazer muito mais que a Ferrari, terceira colocada. Sebastian Vettel, de compostos macios, foi apenas 0s006 pior que o australiano, impressionando também pela quilometragem adquirida, dando exatamente os mesmos 168 giros de Massa.
Um dia muito bom para nós da @WilliamsRacing … 168 voltas hoje, nada mal para um ex aposentado… ?
— Felipe Massa (@MassaFelipe19) March 7, 2017
As Mercedes tiveram mais um dia com atuação bastante discreta. Os dois pilotos do time prateado usaram pneus macios e não tiveram lá grandes desempenho. Lewis Hamilton foi o quarto, 0s5 atrás de Vettel, enquanto Valtteri Bottas fechou em quinto, quase 0s5 atrás do companheiro.
Saiba como foi a tarde do quinto dia de testes de pré-temporada da F1
A mudança de turno em Barcelona marcou algumas trocas de pilotos nas equipes: na Mercedes, Valtteri Bottas assumiu o cockpit do W08 EQ Power+. Marcus Ericsson acelerou o novo Sauber C36 no lugar de Pascal Wehrlein, enquanto Nico Hülkenberg tratou de acelerar o carro da Renault após Jolyon Palmer enfrentar problemas pela manhã e ficar em décimo e último lugar.
Quinto mais rápido pela manhã, Esteban Ocon foi o primeiro piloto a deixar os boxes nesta tarde em Barcelona, seguindo os trabalhos da Force India, que deverá ter Sergio Pérez no cockpit do VJM10 na quarta-feira. Enquanto a Force India trabalhava sem grandes dificuldades, a McLaren continuava seu calvário e trabalhava nos boxes para trocar o motor do MCL pilotado hoje por Stoffel Vandoorne.
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Vettel continuava com o trabalho de acúmulo de quilometragem com a Ferrari e já ultrapassava a marca de 80 voltas completadas, sendo de longe o piloto que mais andou até o começo desta tarde. O alemão começou a tarde da mesma forma que no primeiro período: muito rápido. Com pneus macios, Seb cravou 1min20s387, subindo para terceiro lugar no geral ao superar Hamilton, que só volta à pista na quarta-feira. Naquele momento, Lewis dava entrevista no paddock e tinha o seu cachorro, Roscoe, ao lado.
A Ferrari continuava na pista e tinha Vettel melhorando seu tempo, subindo para 1min20s355 depois de fazer a melhor primeira parcial do dia. Quem também acelerava era Bottas, assim como Ericsson, os dois ainda começando os trabalhos no período da tarde. Hülkenberg, depois de uma manhã complicada da Renault, também completava suas primeiras voltas no dia.
O foco de Bottas na primeira parte da tarde foi em realizar simulações de corrida com o W08. A Ferrari tinha um programa diferente, de explorar a performance da SF70H com pneus macios. O tetracampeão continuava em terceiro, mas melhorava seu tempo ao registrar 1min20s296. Ricciardo, destaque do treino pela manhã ao lado de Massa, também completava suas voltas, mas também em ritmo de corrida.
Sebastian Vettel first to hit :100: laps today #F1Testing #f1 pic.twitter.com/HLaoCemmAB
— Formula 1 (@F1) March 7, 2017
Vettel foi o primeiro a alcançar 100 voltas completadas nesta terça-feira. O alemão continuava com um ritmo muito forte e, depois de Ricciardo e Massa, era o terceiro piloto a romper a barreira de 1min19s. Mesmo em terceiro, Seb continuava melhorando seu tempo e já tinha 1min19s986. Era mais uma amostra do quanto a nova SF70H é equilibrada em diferentes condições.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Se a Ferrari não enfrentava problemas para passar das 100 voltas, a McLaren corria contra o tempo para ter uma quilometragem aceitável. Depois de muito trabalho nos boxes, a equipe britânica e a Honda conseguiram fazer funcionar o motor que foi utilizado na semana passada. E Stoffel Vandoorne finalmente foi à pista à tarde para tentar completar algumas voltas em Barcelona. O belga iniciou sua jornada vespertina com pneus ultramacios.
Mas após voltas de verificação, Vandoorne retornou aos boxes da McLaren, deixando assim apenas Marcus Ericsson e Felipe Massa na pista. No período da tarde, a Williams começou a trabalhar em ritmo de corrida e alcançava a marca de 100 voltas no traçado catalão. Isso quando restavam menos de duas horas para o fim dos trabalhos desta terça-feira.
Vettel, por sua vez, continuava rápido. Depois de estabelecer a melhor marca do dia no segundo setor da pista, o alemão registrava 1min19s906. Seb ainda era o terceiro, mas estava cada vez mais próximo dos tempos de Ricciardo (0s006) e Massa (0s180 atrás). Ocon continuava em quinto e, assim como Massa, se dedicava a simulações de corrida. Sem problemas, o jovem francês também estava perto de alcançar 100 voltas completadas ao longo do dia.
A Haas também não enfrentava problemas na sua jornada e tinha Kevin Magnussen alcançando 70 voltas completadas. O dinamarquês realizava um stint com pneus supermacios, mas continuava em sétimo, sem melhorar tempo. Bottas, por sua vez, subia para o quinto lugar na tabela com 1min21s313, usando pneus macios. E Vandoorne voltava à pista para testar o motor instalado no seu MCL32 quando o treino já estava perto de entrar em sua hora final.
Com uma hora para o fim dos trabalhos nesta terça-feira, Massa já tinha completado nada menos que 135 voltas, enquanto Vettel tinha 133 e Ocon, o terceiro na lista das maiores quilometragens do dia, chegava a 104. Quanto aos tempos de volta, não havia nenhum indicativo de que algum piloto conseguiria superar a marca estabelecida por Massa pela manhã.
A hora final começou com Bottas e Kvyat, ainda que de maneira tímida, baixando seus tempos. O finlandês virou 1min21s219 de pneus macios, enquanto o russo fez 1min21s884 com os mesmos compostos. Minutos mais tarde, Kvyat voltou a andar bem, cravando 1min21s749.
Sem muitas mudanças, o top-10 tinha, com pouco mais de 30 minutos para o fim: Massa, Ricciardo, Vettel, Hamilton, Bottas, Ocon, Hülkenberg, Magnussen, Kvyat e Vandoorne.
Já nos instantes finais, Bottas virou 1min20s924 ainda com os pneus amarelos. Não foi o suficiente para mudar de posição, mas cortou para 1s2 a vantagem de Massa.
A sessão da tarde do quinto dia de testes coletivos em Barcelona se encerrou com a Renault de Hülkenberg parando na pista e acionando a bandeira vermelha.
F1, Testes coletivos, Barcelona, dia 5:
1 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:19.726 | 168 | |
2 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:19.900 | +0.174 | 89 |
3 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:19.906 | +0.180 | 168 |
4 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:20.456 | +0.730 | 49 |
5 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | MERCEDES | 1:20.924 | +1.198 | 86 |
6 | 31 | ESTEBAN OCON | FRA | FORCE INDIA MERCEDES | 1:21.347 | +1.621 | 142 |
7 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | RENAULT | 1:21.589 | +1.863 | 57 |
8 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | HAAS FERRARI | 1:21.676 | +1.950 | 81 |
9 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:21.743 | +2.017 | 83 |
10 | 2 | STOFFEL VANDOORNE | BEL | McLAREN HONDA | 1:22.537 | +2.811 | 80 |
11 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | SAUBER FERRARI | 1:23.336 | +3.610 | 47 |
12 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:23.630 | +3.904 | 53 |
13 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | 1:24.790 | +5.064 | 15 |
Os pneus são…
ultramacios | supermacios | macios | médios | duros
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);