Mattiacci fala em mudança cultural e diz que Ferrari precisa ser corajosa e assumir riscos para voltar a vencer na F1

Marco Mattiacci, chefe de equipe da Ferrari, afirmou que a esquadra italiana precisa assumir riscos e ser corajosa se quiser voltar a vencer. O dirigente também falou sobre mudanças e disse que o time de Maranello vai parecer um “pouco diferente” em um futuro próximo, devido às alterações internas

Liderando uma reestruturação interna na Ferrari desde que chegou ao comando da equipe italiana em abril deste ano, Marco Mattiacci afirmou que o time de Maranello precisa adotar uma postura mais corajosa e assumir mais riscos nessa nova fase que atravessa. Só assim, segundo o dirigente, a esquadra terá condições de voltar a ganhar títulos na F1.

Mattiacci, que entrou no lugar de Stefano Domenicali ainda no início da temporada, disse ainda que é essencial que a Ferrari deixe para trás o que chamou de cultura conservadora, um tipo de atitude que se fez presente no time nos últimos anos, motivada principalmente pelo medo do fracasso, de acordo com Marco.

Marco Mattiacci, chefe da Ferrari, fala em mudanã cultural na equipe italiana (Foto: Getty Images)

"Nós temos de assumir riscos", disse o chefe da equipe vermelha em entrevista à revista inglesa 'Autosport' nesta semana. "É preciso diálogo, coragem. E isso é a coisa mais importante para mim", completou o italiano, que anteriormente ocupava o cargo de diretor-executivo da famosa marca nos EUA.

Depois da mais recente mudança, feita no departamento de motores da esquadra, o dirigente contou que possui uma visão muito particular sobre o futuro da Ferrari. "Fizemos mudanças muito importantes. Nós sabemos muito claramente onde queremos chegar. Então, ainda não sei se podemos chamar de grandes alterações, mas será importante."

"Acho que a Ferrari vai parecer um pouco diferente. E só o tempo vai dizer que tudo que foi feito foi para melhor. Mas faremos mudanças em todas as áreas. E o mais importante é que teremos uma mudança cultural também", acrescentou.

Mattiacci também revelou que a 'cultura da culpa' entre os diversos departamentos era algo que o incomodava muito dentro da equipe. "Eu não gosto quando o pessoal de motor vem falar comigo sobre o chassi, assim como não gosto quando as pessoas do chassi vem falar sobre o motor. Nós temos de falar do carro", afirmou o italiano.

"Todo mundo tem de compartilhar a responsabilidade com relação a esse carro. Não existe 'nós fizemos melhor que você' ou 'nós fizemos isso porque você pediu'. Todo mundo é responsável por esse carro da mesma forma", destacou.

No momento, a Ferrari aparece na terceira colocação do Mundial de Construtores, com 142 pontos, 251 a menos que a líder Mercedes.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.