McLaren manda Button e Magnussen aguardarem e planeja firmar contratos de três a cinco anos com pilotos

Eric Boullier revelou que a McLaren não tem pressa para definir sua dupla de pilotos a partir da próxima temporada porque está desenhando um planejamento de longo prazo na fábrica de Woking

Jenson Button e Kevin Magnussen ainda não receberam da McLaren a confirmação de que vão continuar no time no ano que vem — e vão precisar esperar mais um pouco. Falando à imprensa inglesa nesta terça-feira (26), o diretor de corridas Eric Boullier confirmou que o objetivo do time é estabelecer um planejamento de longo prazo com relação à dupla de pilotos, daí a demora para definir quem serão os titulares em 2015.

Campeão mundial, Button, piloto mais experiente da F1 atual chegou a Woking em 2010 e conquistou bons resultados neste período, especialmente em 2011, quando foi vice-campeão. Contudo, não vem agradando muito Ron Dennis, diretor-executivo da equipe.

Kevin Magnussen, criado pelo programa de jovens talentos do time, estreou na F1 neste ano após ser campeão da World Series em 2013.

Boullier admitiu que não ter nenhum piloto confirmado em pleno mês de agosto é algo inusitado para a McLaren, mas explicou o motivo da demora.

Button e Magnussen ainda não sabem se vão continuar na McLaren em 2015 (Foto: Getty Images)

“Estamos trabalhando em uma estratégia em termos de pilotos para os próximos anos. Para mim, é importante dizer anos porque estamos olhando para três e talvez cinco anos”, disse. 

“É verdade que com Ron estando de volta desde janeiro e que comigo sendo novo no time, pedimos um pouco mais de tempo do que o necessário, mas podemos esperar esse tempo. Mesmo que seja desconfortável para os pilotos, o que eu entendo, temos que colocar as nossas prioridades”, argumentou.

Apesar de não ter dado o ‘sim’ para seus pilotos, Boullier garantiu que está contente com a performance do inglês e do dinamarquês. “Eles fizeram mais do que poderíamos esperar. Em primeiro lugar, não demos a eles um carro bom o bastante e, é claro, como vocês sabem, o pior carro é mais difícil de pilotar”, ponderou.

“Kevin teve um pódio na primeira corrida e obviamente enfrentou algumas experiências que são parte do processo de aprendizado. No caso de Jenson, ele é super profissional e tirou do carro tudo o que podíamos, eu acho”, falou.

No atual campeonato, Button ocupa a oitava colocação com 68 pontos, e Magnussen é o 11º com 37.

Outro piloto pertencente ao grupo McLaren também foi alvo de comentários por parte de Boullier: Stoffel Vandoorne, atualmente na GP2. A equipe está avaliando opções e estuda maneiras de colocá-lo na F1. O que não foi especificado é se isso vai ocorrer pela porta da própria McLaren ou através de uma parceria com outra escuderia, mas a permanência na categoria de base não está descartada.

“Acho que ainda é cedo para tomar a decisão. Primeiro, ele precisa se sentir pronto, e estou feliz que ele se sinta pronto. Também precisa da oportunidade para entrar na F1, mas não de qualquer jeito. Estamos avaliando todos os cenários. Acho que a GP2 é um deles, pois ele precisa aprender mais sobre a GP2, conquistar mais vitórias e, obviamente, disputar o campeonato”, comentou.

“Está fazendo um bom trabalho para o primeiro ano. Vocês podem ver claramente o progresso nas últimas corridas. Ele é muito dedicado e estou feliz que ele esteja chegando lá, mas ainda é muito cedo para se fazer planos, então tudo está aberto”, finalizou Boullier.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.