McLaren reclama de veto à mudança de data de testes e dispara: “É um desperdício de dinheiro por interesses egoístas”

Com o terceiro dia de testes da F1 atrapalhado pela neve, Éric Boullier criticou o veto de alguns times a uma mudança no cronograma das atividades. Diretor da McLaren avaliou que as equipes estão “desperdiçando dinheiro por interesses egoístas”

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Diretor da McLaren, Éric Boullier não ficou nada satisfeito com a manutenção da programação dos testes coletivos da F1. Apesar de previsão de tempo, a agenda permaneceu inalterada nesta quarta-feira (28) e os pilotos ainda não conseguiram dar início aos trabalhos por conta da neve que cai em Barcelona.
 
Nos dois primeiros dias de atividades em Montmeló, a chuva e o frio intenso, respectivamente, as já tinham sido forçadas a modificarem suas programações de trabalho. Assim, os times se organizaram para tentar incluir um dia extra de testes, na sexta-feira, mas não alcançaram a unanimidade necessária. 
A neve atrapalhou a manhã do terceiro dia de testes da F1 em Barcelona (Foto: Williams)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Falando à imprensa em Barcelona, Boullier não escondeu a insatisfação diante da manutenção da programação ao ser questionado pela emissora britânica Sky Sports.
 
“Na atual governança, os testes são organizados e sugeridos pelos times e controlados pela FIA”, explicou Bouller. “Para mudar as datas dos testes, precisaríamos de unanimidade dos times para um acordo para mudar as datas. Parece que dois times não quiseram mudar as datas ontem”, seguiu.
 
“Obviamente, é um dinheiro desperdiçado”, disparou.
 
Boullier destacou que o número reduzido de testes já é resultado de uma busca por economia, mas considerou que situações como a vivida em Barcelona resultam apenas no desperdício de dinheiro.
 
“Nós tentamos economizar e temos só oito dias de testes. Nós precisamos destes oito dias para oferecer um show decente na pista e cobrir problemas de confiabilidade e outras coisas”, falou. “Nós gastamos dinheiro para estar aqui e a pista está reservada para duas semanas de qualquer forma, então a possibilidade de adiar esse dia ― nós sabemos que a previsão é melhor para domingo ―, então é puramente um desperdício de dinheiro por interesses egoístas”, criticou.
 
Mesmo reconhecendo que é difícil prever o clima com tanta antecedência, Boullier voltou a sugerir que os testes sejam feitos no Bahrein e falou em buscar alternativas para diminuir os custos.
 
“Por outro lado, é verdade que nunca podemos adivinhar o clima com meses de antecedência ― ir para o Bahrein é, obviamente, uma garantia de ter um bom clima e foi sugerido outra vez meses atrás. Por razões econômicas, foi rejeitado por alguns times, mas acho que precisamos considerar seriamente um retorno ao Bahrein. Fica no nosso caminho rumo à Austrália, então, logisticamente, talvez tenham alguns mecanismos que possamos usar para economizar e compensar a viagem”, opinou. 
 
“Vamos tentar rodar, mesmo que seja com a pista muito molhada. Ainda está nevando, então o helicóptero não está aqui e não tem serviço médico e segurança, então não temos autorização para sair da garagem”, concluiu.
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO, em TEMPO REAL e ‘in loco’ a semana de testes de pré-temporada da F1 em Barcelona.

#GALERIA(8303)
 
TUDO POR CONTA DOS CUSTOS

MESMO COM FRIO, PRÉ-TEMPORADA DA F1 NÃO DEVE SAIR DA EUROPA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.