Mercedes diz que Bottas mudou visão sobre rivalidade interna e admite: parceria saudável foi crucial para vitória

De acordo com Toto Wolff, a melhor relação entre Valtteri Bottas e Lewis Hamilton foi o ponto crucial para a vitória da Mercedes em 2017. O austríaco admitiu que mudou sua forma de ver a rivalidade entre companheiros de equipe e acha que a harmonia é a chave para o sucesso

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A escolha de Valtteri Bottas para o lugar de Nico Rosberg mudou a opinião da Mercedes sobre rivalidades internas e relacionamentos entre companheiros de equipe, de acordo com Toto Wolff, chefão da esquadra alemã. O austríaco fez uma reflexão sobre a saída repentina de Rosberg, que decidira se aposentar do esporte logo após a conquista do título mundial de 2016, e o trabalho que o time teve em encontrar um substituto que pudesse manter o nível de competitividade da marca.

 
A Mercedes enfrentou dificuldades para lidar com as disputas travadas entre Lewis Hamilton e Rosberg ao longo de três temporadas, depois que passou a dominar a F1. A relação entre os dois pilotos foi se deteriorando à medida que a batalha entre eles ficava mais acirrada. Daí que a equipe precisou enfrentar diversas controvérsias, que envolveram desempenho de motor, estratégia, colisões de pista e até mesmo uma mudança no grupo de mecânicos. Apesar dos problemas, a equipe prateada sempre defendeu a igualdade de condições e entendia que a extrema rivalidade da dupla era um ponto positivo em termos de performance, mas admitiu que o ambiente dentro do time acabou bastante comprometido.
Toto Wolff ao lado de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas (Foto: Reprodução)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Depois de vencer o quarto título no ano passado, Hamilton creditou o clima de harmonia dentro da esquadra em grande parte ao sucesso do campeonato e também à relação mais saudável com Bottas. Wolff concordou com o inglês e foi além. O austríaco entende que a paz entre os dois companheiros de equipe foi crucial para derrotar a Ferrari.

 
"Nico nos colocou de frente a um destino complicado. Não houve qualquer discussão sobre a aposentadoria. E foi difícil encontrar o piloto certo, mas nós nos demos algum tempo para decidir e, eventualmente, acho que temos o cara certo na equipe", afirmou o dirigente em entrevista à revista inglesa 'Autosport'.
 
"No passado, eu acreditava que uma rivalidade muito feroz entre companheiros de equipe seria algo bom para o time, porque um pressionaria o outro. A lição que aprendi é que provavelmente isso não é verdade. Você precisa de dois companheiros que atuem em um nível alto e que ajudem no desenvolvimento do carro, mas a rivalidade não deve espalhar controvérsias fora do carro", completou.
 
Por isso, Wolff entende que a dupla Hamilton-Bottas deu tão certo. "A mentalidade e a relação entre os dois nos tornaram mais fortes, tivemos um ambiente mais aberto e honesto. O nosso carro era rápido, mas muito difícil. Só que os dois trabalharam bem juntos e conseguimos terminar o ano em uma grande posição."
 
"A dinâmica entre Valtteri e Lewis nos fez desenvolver o carro de forma eficiente e vencer os dois campeonatos, por isso não me arrependo de nada", concluiu.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.