Mercedes diz que vai respeitar relações contratuais e busca “decisão corajosa” para definir substituto de Rosberg

Toto Wolff entende que o novo piloto da Mercedes terá uma grande responsabilidade ao preencher a enorme lacuna deixada por Nico Rosberg. O dirigente austríaco definiu o perfil do substituto do novo campeão do mundo, desejando “o cara mais rápido e que cometa um mínimo de erros”, como foi o alemão. Wolff falou sobre Valtteri Bottas, mas indicou que deve respeitar o compromisso do finlandês com a Williams

 

A Mercedes está pronta para tomar uma “decisão corajosa” ao definir o substituto de Nico Rosberg na cobiçadíssima vaga aberta com o surpreendente anúncio da sua aposentadoria apenas cinco dias depois de ter conquistado o título mundial. Em entrevista à emissora britânica ‘Sky Sports’, Toto Wolff admitiu que Rosberg comprometeu o planejamento da Mercedes ao deixar pouco tempo para definir seu substituto, que deve ser “o cara mais rápido, que cometa um mínimo de erros e que entenda que isso é um jogo de equipe”.

 
Mas Wolff deu a entender que vai respeitar os atuais vínculos contratuais dos pilotos com as equipes, o que deve reduzir bem a lista de candidatos. Assim, Pascal Wehrlein, reserva imediato da Mercedes, aparece como grande favorito à vaga deixada por Rosberg, em que pese sua experiência de apenas uma temporada na F1.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Toto Wolff pensa em tomar uma decisão corajosa para definir o substituto de Nico Rosberg (Foto: Mercedes)
“Claramente, com Nico tomando a decisão bem tarde, ficamos com a situação um pouco comprometida porque, se nós soubéssemos disso há três meses, então teríamos mais opções disponíveis. Talvez nós precisaremos tomar uma decisão corajosa, da mesma forma como Nico tomou uma decisão corajosa”, salientou o chefe da Mercedes.
 
Contar com um piloto que erre o mínimo possível é vital para as pretensões da Mercedes. “Apenas em poucas ocasiões vimos Lewis ou Nico cometendo um erro ou batendo. Em mais de 90% das corridas nós conseguimos marcar pontos em sua totalidade, por isso é algo a considerar.”
 
“Então é questão de ritmo para desafiar Lewis e elevar o desempenho geral dentro da equipe. Precisamos de alguém rápido. Combinar todos esses três fatores é o que Nico conseguiu fazer ao longo dos anos. Não vamos mudar a filosofia, queremos ter dois pilotos com igualdade de oportunidades, que possam competir uns com os outros, porque acho que devemos isso aos fãs e a nós mesmos. É assim que nós queremos que as corridas aconteçam”, comentou Wolff.
 
Ao falar sobre Valtteri Bottas, apontado como um dos grandes candidatos à vaga de Rosberg, até mesmo pela sua ligação com Wolff, o dirigente austríaco rasgou elogios, mas lembrou algo que pode ser determinante: Valtteri tem contrato com a Williams e hoje é peça-chave da equipe, que viu a aposentadoria de Felipe Massa e contratou para seu lugar o novato Lance Stroll, de apenas 18 anos.
 
“Além da relação pessoal, na qual ele é um piloto muito afável e inteligente, ele também é muito, muito rápido. Mas ele está na Williams agora, é o piloto principal, e ele é muito importante para a parceria com Lance Stroll. Claire Williams e sua equipe confiam muito nele”, disse.
 
No fim das contas, a aposentadoria de Rosberg será um grande desafio para Wolff, que busca alguém com um perfil semelhante para sucedê-lo. Mas o chefe da Mercedes sabe: não será tarefa fácil.
 
“Ele vai deixar uma grande lacuna porque ele não era apenas um piloto muito rápido, mas ele conseguiu pressionar Lewis. Eles pressionavam um ao outro e foram, portanto, capazes de andar bem e alcançar os nossos objetivos com as vitórias. Em um dia ruim para Lewis, Nico conseguiu alcançar grandes performances, e vice-versa. Sua habilidade técnica em nos dar as direções que fazem parte do trabalho de desenvolvimento do carro é algo que vamos perder muito. Quem substituir Nico precisa preencher bem esse espaço”, concluiu.
 
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.