Mercedes na ponta, Toro Rosso com maior quilometragem e McLaren de volta: os números da primeira semana de testes

A F1 fechou a primeira semana de testes da pré-temporada em Barcelona, que foi marcada pelo frio, chuva e neve, mas, mesmo assim, as equipes conseguiram trabalhar e os números apontam para uma extrema confiabilidade dos carros de modo geral

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Os primeiros quatro dias de pré-temporada da F1 foram amplamente prejudicados pelo frio intenso que atingiu Barcelona na última semana. Os testes começaram com temperaturas muitas baixas, na casa de 0ºC e até a neve se fez presente. Ainda assim, as equipes não deixaram de levar à pista seus novos carros. E, mesmo que seja complicado já traçar de forma precisa a ordem de força do grid, um ponto ficou evidente: os modelos de 2018 apresentam uma enorme confiabilidade. Ao longo da sessão, as escuderias lidaram pouco com falhas e andaram muito, considerando as condições adversas do tempo. A McLaren sofreu no segundo dia com superaquecimento na parte traseira, a Haas teve problema de embreagem, a Red Bull também enfrentou danos mecânicos, mas, de forma geral, todo mundo conseguiu dar quilometragem aos modelos.

 
E esse cenário fica ainda mais evidente quando se olha para os números desta semana. Os tempos de volta também foram bastante influenciados pelo novo asfalto do Circuito da Catalunha, que agora perdeu ondulações e se tornou mais veloz. No geral, a volta mais rápida da semana foi registrada por Lewis Hamilton, na quinta-feira, quando andou em 1min19s333, usando os compostos médios (de cor branca) da Pirelli. O desempenho da Mercedes, claro, assustou, uma vez que as temperaturas estavam baixas e longe do ideal. De outro lado, a concorrência obteve suas melhores marcas utilizando compostos mais macios, como foi o caso da Ferrari, a principal rival. E de boa parte do pelotão intermediário.
Lewis Hamilton foi o mais veloz da semana em Barcelona(Foto: Twitter/Sky Sports)

Os melhores tempos da semana 1 dos testes em Barcelona:

1   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:19.333   M
2   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari 1:19.673 +0.340 MA
3   2 Stoffel VANDOORNE BEL McLaren Renault 1:19.854 +0.521 HM
4   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes 1:19.976 +0.643 M
5   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer 1:20.179 +0.846 M
6   20 Kevin MAGNUSSEN DIN Haas Ferrari 1:20.317 +0.984 SM
7   33 Max VERSTAPPEN HOL Red Bull Tag Heuer 1:20.326 +0.993 M
8   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari 1:20.506 +1.173 MA
9   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault 1:20.547 +1.214 M
10   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Renault 1:20.929 +1.596 SM
11   55 Carlos SAINZ JR ESP Renault 1:20.940 +1.607 M
12   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes 1:21.142 +1.809 MA
13   10 Pierre GASLY FRA Toro Rosso Honda 1:21.318 +1.985 MA
14   46 Robert KUBICA POL Williams Mercedes 1:21.495 +2.162 MA
15   35 Sergey Sirotkin RUS Williams Mercedes 1:21.822 +2.489 MA
16   31 Esteban OCON FRA Force India Mercedes 1:21.841 +2.508 MA
17   11 Sergio PÉREZ MEX Force India Mercedes 1:21.973 +2.640 MA
18   28 Brendon HARTLEY NZL Toro Rosso Honda 1:22.371 +3.038 MA
19   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari 1:22.578 +3.245 MA
20   16 Charles LECLERC MCO Sauber Ferrari 1:22.721 +3.388 MA
21   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari 1:23.408  +4.075 MA
22   34 Nikita MAZEPIN RUS Force India Mercedes 1.25.628  +6.295 M
 
A Mercedes, na verdade, retomou nesta semana a estratégia de dar quilometragem ao carro com os compostos um pouco menos macios e não teve problemas. O W09 é uma evolução claro do antecessor, tem velocidade e parece mais estável, o que já coloca os atuais campeões como favoritos. Já os italianos brigaram mais com o carro no último dia de testes, e Sebastian Vettel não conseguiu imprimir o ritmo veloz que queria, apesar do investimento mais agressivo que a equipe fez na parte aerodinâmica neste ano. A lateral do carro ganhou entradas de ar mais altas e aletas mais refinadas. Ainda assim, o tetracampeão percorreu mais de mil quilômetros, número consideravelmente maior que de Hamilton, por exemplo. 
 

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Já a McLaren foi por um caminho bem mais ousado. A equipe inglesa, que busca retomar o caminho de pódios e até vitórias neste ano, depois do acordo com a Renault, preferiu andar com pneus hipermacios (de cor rosa) e supermacios (vermelhos) nesta primeira semana. Embora o objetivo tenha sido testar a confiabilidade do MCL33, o carro correspondeu bem. Ao que parece, a esquadra tem um desempenho muito próximo ao da Renault, mas uma imagem mais clara do quão perto só deve ser vista mesmo na segunda parte dos testes, quando os pilotos devem conduzir simulações de corrida, além de experimentar compostos mais duros.
 
Também foi interessante notar que a Haas seguiu a estratégia da equipe inglesa, mas enfrentou mais problemas mecânicos e teve, portanto, uma limitação de voltas percorridas. Já Red Bull, que parece ter um carro bastante equilibrado, e a própria Renault optaram por uma tática mais próxima a da Mercedes. E tocaram os testes com a meta de verificar a eficiência de dois carros bem-nascidos.
 
O resto do pelotão seguiu a Ferrari e percorreu voltas com os pneus macios. Destes, a Toro Rosso foi a equipe que mais chamou a atenção. O time, que agora conta com a parceria da Honda, esbanjou confiabilidade. É claro que o motor japonês carrega certa limitação em termos de performance, mas o STR3 parece ter casado perfeitamente com essa unidade nipônica. Ao todo, a escuderia de Faenza andou por 324 voltas ou mais de 1.500 km nesta semana. Foi a equipe, aliás, que percorreu a maior distância nestes primeiros quatro dias, e sem qualquer grave falha. E Pierre Gasly foi o piloto que mais completou giros nesta semana, por consequência. Foram 229 voltas.

Voltas e quilometragem de cada piloto:

        Voltas Km
1   10 Pierre GASLY 229 1065
2   5 Sebastian VETTEL 218 1014
3   77 Valtteri BOTTAS 212 986
4   55 Carlos SAINZ JR 151 702
5   2 Stoffel VANDOORNE 147 684
6   9 Marcus ERICSSON 143 665
7   16 Charles LECLERC 140 651
8   20 Kevin MAGNUSSEN 132 614
9   35 Sergey Sirotkin 127 591
10   27 Nico HÜLKENBERG 122 567
11   14 Fernando ALONSO 113 526
12   3 Daniel RICCIARDO 107 498
13   33 Max VERSTAPPEN 102 474
14   18 Lance STROLL 100 465
15   28 Brendon HARTLEY 95 442
16   44 Lewis HAMILTON 94 437
17   7 Kimi RÄIKKÖNEN 80 372
18   31 Esteban OCON 79 367
19   11 Sergio PÉREZ 65 302
20   8 Romain GROSJEAN 55 256
21   46 Robert KUBICA 49 228
22   34 Nikita MAZEPIN 22 102
 
Alguns pilotos ficaram prejudicados neste quesito, no entanto, especialmente os que estavam escalados para andar na quarta-feira, dia em que nevou em Barcelona e, depois, choveu muito durante a tarde. Apenas cinco competidores foram à pista naquele – Alonso, Daniel Ricciardo, Marcus Ericsson, Brendon Hartley e Robert Kubica –  e somente para testes de verificação. 
 
A Williams e a Force India tiveram participações mais discretas. A primeira colocou o experiente Kubica e os dois jovens para andar em um carro que nasceu mais agressivo, mas também mais nervoso. Já os indianos, que apostam em inovações aerodinâmicas, preferiram trabalhar na checagem e confiabilidade. A Sauber, por fim, ainda tem um longo caminho a percorrer com um C37 instável. 

Voltas e quilometragem de cada equipe:

      Voltas Km
1   Toro Rosso Renault 324 1508
2   Mercedes 306 1424
3   Ferrari 298 1387
4   Sauber Ferrari 283 1317
5   Williams Mercedes 276 1284
6   Renault 273 1270
7   McLaren Honda 260 1210
8   Red Bull Tag Heuer 209 972
9   Haas Ferrari 187 870
10   Force India Mercedes 166 772

Voltas e quilometragem de cada motor:

      Voltas Km
1   Ferrari 768 3575
2   Mercedes 748 3481
3   Renault 533 2481
4   Honda 324 1508
5   Tag Heuer 209 972

A F1 volta agora somente na próxima semana, com mais quatro dias de testes em Barcelona. A previsão do tempo não aponta mais um frio severo, mas existe uma grande chance de chuva para os primeiros dias. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL, na cobertura IN LOCO da repórter Evelyn Guimarães.

TUDO POR CONTA DOS CUSTOS

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