Mesmo com tetra garantido, Hamilton mostra fome de vitória e tem início arrasador em Interlagos

Como bem definiu Niki Lauda, Lewis Hamilton esteve melhor do que nunca em Interlagos. E se alguém poderia imaginar que o tetracampeão entraria na pista relaxado depois de garantir o título há duas semanas, se enganou demais. Dominante nos dois treinos desta sexta-feira (10), Lewis desponta como franco favorito à vitória na eterna casa do ídolo Ayrton Senna

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Há cerca de dois anos, Lewis Hamilton baixou a guarda tão logo assegurou a conquista do tricampeonato da F1 no GP dos Estados Unidos. Nico Rosberg aproveitou o relaxamento do rival e, de certa forma, começou a pavimentar o caminho para seu título no GP do México de 2015, iniciando uma sequência de sete vitórias consecutivas, sendo três naquela temporada e outras quatro no ano passado. Hamilton aprendeu a lição e não quer sequer pensar em dar brecha para o crescimento de adversários em potencial como Sebastian Vettel, Max Verstappen, Daniel Ricciardo ou mesmo Valtteri Bottas.

 
Na sexta-feira (10) que abriu o fim de semana do GP do Brasil de F1, o primeiro após ser consagrado como tetracampeão do mundo, Lewis mostrou ao mundo que continua com fome de vitórias. E foi implacável em Interlagos desde o início. Em qualquer cenário, seja em ritmo de classificação ou simulação de corrida, o conjunto do carro #44 se mostrou muito superior. Não à toa, o recorde anterior de Interlagos, que já durava mais de 13 anos e pertencia a Rubens Barrichello, foi triturado por Hamilton.
 
Sem a tão esperada chuva, o que poderia atrapalhar os trabalhos do dia, o começo da Mercedes foi praticamente perfeito, com Valtteri Bottas sendo o segundo mais rápido nos dois treinos livres, fechando a dobradinha prateada. A ponto de Niki Lauda exaltar a sexta-feira bem-sucedida em Interlagos. E rasgar elogios a Hamilton.
 
“Foi muito bom. Tudo parece ok desde o começo. Lewis está totalmente feliz. Ele está feliz porque tudo deu certo para ele, e ele está melhor do que nunca. Erramos ao construir para os dois um carro difícil de guiar. É muito difícil guiar, e Lewis pode lidar com isso da melhor forma”, analisou o tricampeão do mundo, ciente de que Bottas teve mais dificuldades, mas que agora, na reta final do campeonato, pode até tirar o vice das mãos de Sebastian Vettel. 
Lewis Hamilton foi soberano nesta sexta-feira em São Paulo e provou que continua faminto após garantir o tetra (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
“Você precisa de um estilo de pilotagem que se adeque ao carro, e Bottas não pode [fazê-lo]. Agora trouxemos um pouco para o estilo de pilotagem do Valtteri, e ele está pilotando muito bem”, declarou.
 
Hamilton, de fato, não tem muito o que reclamar do dia. "Começamos com o pé direito. Estamos numa posição bem decente, mas acho que vai ser uma briga bem próxima. Foi um bom dia. Foi bastante empolgante voltar à pista com esses carros sendo mais rápidos neste ano”, destacou o dono do dia em São Paulo, que só alertou para o calor e o desgaste dos pneus, além do desafio físico imposto neste ano.
 
“Fisicamente, é mais exigente do que antes, o que é ótimo. Obviamente, fez muito calor hoje lá fora. Fizemos os long-runs e os short-runs. Infelizmente, os pneus não aguentaram tanto, então você só consegue fazer uma ou duas voltas lançadas”, complementou.
 
Bottas também fez um bom trabalho, com o foco todo já voltado para 2018 e o desenvolvimento de novas peças para o sucessor do W08. “Inicialmente, no primeiro treino nós fizemos alguns testes aerodinâmicos, já visando algumas coisas que nós podemos melhorar para o ano que vem, e agora nós temos algumas informações para analisar a partir disso. Lutamos um pouquinho para encontrar o acerto correto para cada curva do circuito. Entretanto, curti muito essa pista e estou bem ansioso para o fim de semana”, declarou o finlandês.
 
O fim de semana em Interlagos representa, de certa forma, até o próprio pontapé inicial para 2018, com todas as equipes e pilotos focados nos trabalhos da próxima temporada. Mas não deixa de ser uma surpresa a força da Mercedes perante as rivais, até considerando o maior equilíbrio no último GP disputado, no México.
Sebastian Vettel já se vê fora da briga pela vitória: "Vai ser difícil bater a Mercedes" (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Vettel tem um discurso pra lá de realista depois de uma sexta-feira apenas mediana. Dono do sexto lugar pela manhã e quarto no segundo treino livre, Seb sabe que a Ferrari tem poucas chances de brigar lá na frente
 
“A Mercedes parece muito forte, então acho que eles estão mais à frente, os dois pilotos. Acho que [a briga] está mais próxima entre nós e a Red Bull. Acho que nós podemos encontrar o melhor equilíbrio e isso vai nos ajudar, mas vai ser difícil bater a Mercedes, já que eles parecem muito, muito rápidos em todas as condições, com todos os pneus”, analisou.
 
A fala de Vettel também encontra guarida na Red Bull. Max Verstappen e Daniel Ricciardo conquistaram resultados decentes, sempre entre os cinco primeiros nos dois treinos. Um pódio em São Paulo é muito provável, mas lutar pela vitória, como fez Max no Hermanos Rodríguez, parece estar totalmente fora de alcance. No primeiro treino, por exemplo, Verstappen ficou 0s548 atrás de Hamilton. Ricciardo encurtou a distância à tarde, mas o fato é que Lewis não forçou o ritmo em volta de classificação, focando mais na corrida. Daí, a diferença de apenas 0s228.
 
“Acho que a Mercedes está rápida, mas se conseguirmos melhorar o carro, acho que vamos aparecer no bolo. Nas últimas corridas, nosso carro tem sido o melhor. Só precisamos de mais velocidade nas retas. Mas o carro em si está bem bom. No ritmo com os pneus macios, a Mercedes está rápidas demais”, apontou Verstappen, confiante em poder encurtar a distância com os supermacios. “Sabemos que eles costumam ter dificuldades com pneus, então talvez seja por isso que os macios funcionem melhor para eles”, comentou Max, em entrevista acompanhada pelo GP.
Daniel Ricciardo seguiu o discurso de Vettel. E vê a Red Bull na briga só com a Ferrari (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Assim como Vettel, Ricciardo vê os rivais prateados rápidos em todas as condições: “A Mercedes está muito rápida com tanque cheio. Parecemos estar bem com pouco combustível, mas eles estão rápidos com o tanque cheio. Acho que amanhã eles vão mostrar mais com o tanque vazio. Comparando nosso ritmo com o da Ferrari, não parece ruim. Mas a Mercedes ainda tem vantagem sobre tudo mundo. Nesse momento, nossa briga é com a Ferrari”, disse.
 
Menção honrosa a Felipe Massa. Uma semana depois que anunciou sua aposentadoria definitiva da F1, o brasileiro mostrou que tem condições de brigar por alguns pontos, brigando aqui e ali com a Force India e, um pouco mais atrás, McLaren e Renault. Mas chegar ao top-10 em Interlagos na sua última corrida em casa, o máximo possível com o carro da Williams, seria uma despedida decente para Felipe, que tantos grandes momentos já teve a chance de viver por aqui.
 
No treino da manhã, Massa foi o sétimo colocado, o ‘melhor do resto’ depois dos pilotos das três grandes equipes. À tarde, o paulista foi batido por Ocon. Ainda assim, foi um dia bastante produtivo para o veterano.
Felipe Massa foi bem nesta sexta-feira. Mas precisa 'ficar esperto' com as rivais da Williams (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
“Hoje foi um dia em que me senti bem no carro, me senti bem com a pista e consegui fazer boas voltas, tanto com os pneus novos quanto com os velhos. E estamos na luta com outras equipes. Mas é sempre bom andar aqui em Interlagos. Sempre bom andar em uma pista que você conhece muito bem e que você tem um carinho. Sem dúvida, foi um dia bom para a gente”, comemorou o piloto, que se mostrou realista sobre a sequência do fim de semana. “É a luta que a gente vai ter amanhã. E não só com a Renault, mas também Force India e McLaren, que são as equipes que a gente vem lutando nas últimas corridas. E, na verdade, eles têm o carro mais rápido que o nosso. Então vamos tentar fazer o máximo amanhã”.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“A expectativa é para domingo, porque parece que a pista vai estar bem quente também, sem previsão de chuva. Amanhã, é ao contrário: pista mais fresca e com alguma chance de chuva. Então, precisamos ficar espertos para amanhã. É sempre importante a posição de largada aqui. Por isso, temos de fazer o mesmo bom trabalho de hoje”, concluiu.

 
A previsão do tempo para amanhã, conforme informa o site especializado ‘Accuweather’, é de temporal a partir do meio-dia, com 51% de chance de chuva, percentual que sempre pode variar na sempre incerta Interlagos. E é justamente a incerteza do clima que vai tornar a classificação ainda mais empolgante e imprevisível. Se bem que nem mesmo uma eventual chuva forte parece ser capaz de tirar a pole de Hamilton na casa do seu ídolo maior.

A F1 retoma aos trabalhos em Interlagos neste sábado, a partir das 11h (horário de Brasília), com a disputa do terceiro treino livre do fim de semana, com a classificação marcada para 14h. O GRANDE PRÊMIO e o MSN Esportes acompanham 'in loco' o GP do Brasil com Flavio Gomes, Victor Martins, Evelyn Guimarães, Fernando Silva, Gabriel Curty, Pedro Henrique Marum, Vitor Fazio, Américo Teixeira Jr. e Rodrigo Berton direto de Interlagos. Acompanhe a cobertura aqui e todos os detalhes AO VIVO e em TEMPO REAL aqui.

 
GERAÇÃO PRIVILEGIADA

F1 TEM ÓTIMA CLASSE EM 2017. E É BOM DEMAIS VÊ-LA EM AÇÃO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.