Na Garagem: Alonso vence Schumacher em grande duelo no GP de San Marino

Na abertura da temporada europeia da F1, em San Marino, em 2005, a expectativa era ver a Ferrari ressurgir para encarar a Renault. E Michael Schumacher deu conta de protagonizar um grande duelo com Fernando Alonso

A arrancada da Renault no início da temporada 2005 deu um novo tom à F1. Fernando Alonso tinha duas vitórias e era o novo líder, enquanto a Ferrari, com os pneus Bridgestone, tinha dificuldade para acompanhar as equipes da Michelin após a proibição da troca de pneus durante as corridas.
 
Mas especialmente naquela época, quando a temporada europeia ainda começava era relativamente cedo no calendário, a expectativa era ver a Ferrari reagir a partir do GP de San Marino. Em Ímola, diante dos tifosi na Itália, Michael Schumacher deveria ser capaz de caçar o espanhol. E isso realmente aconteceu, embora não do jeito mais fácil.
 
Com Kimi Räikkönen na pole com a McLaren e Alonso em segundo, a melhor Ferrari no grid estava só em nono lugar, e era a de Rubens Barrichello. O brasileiro fazia sua 200ª largada no Mundial. Schumacher, por sua vez, estava duas filas atrás, em 13º. 
O pódio do GP de San Marino em 2005, com Alonso, Schumacher e Button (Foto: Ferrari)

Räikkönen manteve a ponta até a nona volta, quando a transmissão da McLaren quebrou — apenas uma de muitas falhas mecânicas que ele teria ao longo do ano e que o impediriam de lutar pelo título. Alonso assumiu o primeiro lugar e só a perdeu, momentaneamente, durante a última rodada de pit-stops.

 
Enquanto isso, Schumacher não deu muita importância para o travado circuito de Ímola e foi abrindo caminho. A ultrapassagem de mais destaque foi pouco antes desse último pit, quando Jenson Button era momentaneamente o líder, mas perdeu tempo atrás de retardatários. Schumi foi ligeiro e aproveitou a oportunidade na Variante Alta.
 
Depois que voltou dos boxes, em segundo, Schumacher se aproximou de Alonso e passou a pressioná-lo pelas 13 voltas finais. A diferença era inferior a 2s, e rapidamente desapareceu por completo.
A Renault recebe Alonso com festa na reta dos boxes (Foto: LAT/Renault)
Michael tentou de todas as formas achar um caminho para passar pela Renault, sem sucesso. Alonso se segurou em primeiro mesmo com um ritmo mais lento e cruzou a linha de chegada só 0s215 à frente.
 
Jenson Button e Takuma Sato chegaram em terceiro e quinto lugares com a BAR, respectivamente, mas foram desclassificados porque descobriu-se que a equipe usava um tanque extra de combustível como lastro no carro. O time foi suspenso por duas corridas. Oficialmente, o terceiro lugar ficou com o austríaco Alexander Wurz, que substituía Juan Pablo Montoya na McLaren.
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