Na Garagem: campeão Hawthorn morre aos 29 em acidente de carro na Inglaterra

Ainda no trono do Mundial de F1, embora aposentado da categoria, o britânico Mike Hawthorn morreu aos 29 anos em um acidente de carro em uma estrada do Reino Unido — um acidente cuja história nunca foi bem contada

O título na temporada 1958 marcou o fim da carreira de Mike Hawthorn na F1. O inglês, que também tinha no currículo a vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1955, havia ficado bastante abalado com a morte do amigo Peter Collins no GP da Alemanha de 1958. Com o caneco garantido, decidiu abandonar as pistas.
 
Tudo para, meses depois, perder a vida em um acidente de carro na rodovia A3, no Reino Unido.
 
Em 22 de janeiro de 1959, em um episódio cujos detalhes nunca foram completamente esclarecidos, Hawthorn morreu aos 29 anos.
Mike Hawthorn, pela Ferrari, conquistou o título da F1 em 1958 (Foto: Forix)
Sabe-se que Hawthorn havia acabado de ultrapassar, com seu Jaguar, uma Mercedes pilotada pelo chefe de equipe Rob Walker. Imediatamente começou a se especular que os dois estavam apostando uma corrida na estrada, no sentido Londres, o que foi negado por Walker durante as investigações. Ele disse que notara pouco antes que Hawthorn era o motorista do Jaguar.
 
Walker havia passado por Hawthorn, que ‘deu o troco’. Mas, ao recolher após a ultrapassagem, o campeão mundial perdeu o controle do carro. A violenta sequência de impactos provocou lesões fatais na cabeça do piloto, que foi empurrado para o banco de trás do Jaguar.
 
A perícia não conseguiu concluir se a causa principal do acidente foi falha mecânica, erro do piloto ou mesmo se Hawthorn havia desmaiado ao volante. Assim sendo, a morte foi tratada como uma fatalidade.
 
De qualquer forma, Hawthorn tinha, segundo seus médicos, pouco tempo de vida.
 
Em 1955, ele perdeu um rim devido a uma infecção, e o rim que sobrara já dava sinais de falência.
 
Na F1, Hawthorn disputou 45 GPs válidos pelo Campeonato Mundial da FIA, vencendo três. Também fez quatro poles e subiu ao pódio 18 vezes. Além disso, em 41 provas extra-campeonato, Hawthorn faturou sete vitórias. Já na vitória em Le Mans, ele acabou se envolvendo no maior acidente da história do automobilismo.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.