Na Garagem: ‘Dinastia’ Fangio na F1 tem início com vitória em casa na Argentina

Na época, não se sabia, mas a vitória conquistada por Juan Manuel Fangio no GP da Argentina de 1954 marcou o início de sua era dominante no Mundial de F1: ela abriu a temporada do primeiro de quatro títulos consecutivos

Campeão da F1 em 1951, Juan Manuel Fangio viu Alberto Ascari ganhar os campeonatos de 1952 e 1953. Em 1954, no entanto, novas regras entraram em vigor, e o grande campeão voltou a ser o argentino.
 
A temporada 1954 teve início em 17 de janeiro na Argentina, casa de Fangio, e eram apenas as grandes marcas que estavam devidamente preparadas: Maserati, Ferrari e Gordini.
 
Fangio começava o ano pela Maserati, ainda aguardando pela Mercedes. Ele havia sido contratado pela montadora da estrela de três pontas, porém os germânicos só ficariam prontos para a fase europeia. Ele, então, optou por seguir na Maserati para garantir pontos e a chance maior de brigar pelo caneco.

Ascari é que ainda estava de fora, tendo deixado a Ferrari para se juntar à Lancia, outra que preparava uma estreia tardia.

A dinastia de Fangio na F1 teve início em 1954 (Foto: Forix)
Farina fez a pole e foi segurando a liderança diante de Fangio durante o primeiro terço da prova, até que José-Froilán Gonzalez passou ambos e tomou a frente, buscando dar a vitória para a Ferrari na Argentina. Porém, ele sucumbiu na volta 61 debaixo de um temporal que desabou e rodou.
 
Fangio aproveitou a oportunidade para parar e colocar pneus de chuva, o que rendeu um protesto por parte da Ferrari: de que a Maserati havia usado mecânicos demais no pit-stop. Confiante de que teria sucesso, instruiu seus pilotos para não arriscarem, mas a FIA ficou ao lado da Maserati e o resultado da pista se confirmou: vitória de Fangio com mais de um minuto de vantagem para Farina e Gonzalez.
 
Fangio dominou o campeonato de 1954 e foi campeão com duas provas de antecipação. Foram seis vitórias e sete pódios em nove eventos — oito, se descontarmos as 500 Milhas de Indianápolis.  Também dominou a temporada 1955, venceu por apenas três pontos em 1956 contra Stirling Moss e chegou ao penta novamente sobrando em 1957.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.