Na Garagem: F1 deixa Ímola com vitória do maior vencedor do GP de San Marino

Michael Schumacher ganhou o GP de San Marino pela sétima vez em 2006 na última passagem da categoria por um circuito que ficou marcado na história

Já se passaram dez anos desde que a F1 ‘se despediu’ de Ímola. De 1980 a 2006, 27 corridas aconteceram no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, sendo que, meses depois do GP de San Marino de 2006, confirmou-se que a prova não mais aconteceria em 2007.
 
De certa forma, foi propício que o último vencedor tenha sido justamente o maior: Michael Schumacher. O alemão ganhou sete vezes o GP de San Marino – a primeira, em 1994, com a Benetton, e outras seis de 1999 a 2006 com a Ferrari.
 
A última apresentação diante dos tifosi se deu um dia depois da quebra do recorde de pole-positions na F1 e ficou marcada por uma reedição do duelo do ano anterior. A diferença: desta vez, Schumacher era intensamente atacado por Fernando Alonso, e não o contrário.
 
Juan Pablo Montoya terminou no pódio com a McLaren, seguido de perto por Felipe Massa e Kimi Räikkönen.
Michael Schumacher vibrando com a vitória no último GP de San Marino (Foto: Ferrari)
Ímola recebeu a F1 pela primeira vez em 1980 substituindo Monza como a sede do GP da Itália. A partir do ano seguinte, duas corridas passaram a acontecer em solo italiano, e assim surgiu o nome do GP de San Marino.
 
A etapa, tradicionalmente realizada no primeiro semestre, infelizmente é mais lembrada por causa dos graves acidentes: as fortes pancadas de Nelson Piquet, Gerhard Berger e Rubens Barrichello, e as mortes de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna. Depois de 1994, a configuração do traçado foi drasticamente alterada, reduzindo a velocidade média em mais de 20 km/h.
 
O rol dos vencedores tem Schumacher bem à frente dos demais, com as sete vitórias. Alain Prost e Ayrton Senna ficam empatados na segunda posição com três triunfos cada. Entre as equipes, o páreo é mais equilibrado. Ferrari e Williams ganharam oito vezes cada, e a McLaren venceu seis.
 
Ímola tem aparecido no noticiário da F1 novamente nos últimos meses como uma alternativa para a realização do GP da Itália, com as negociações entre a categoria e o circuito de Monza travadas na questão financeira.
Michael Schumacher puxando a fila para a última volta de apresentação da F1 em ímola (Foto: Ferrari)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.