Na Garagem: Häkkinen quebra na última volta e perde vitória certa na Espanha

Como esquecer o dia em que Mika Häkkinen tinha quilômetros de vantagem para Michael Schumacher em Barcelona e ainda assim perdeu a corrida?

Hoje, foi o caso de começar o Na Garagem com o vídeo. Não dá para descrever melhor o que aconteceu com Mika Häkkinen do que incorporar aqui as imagens da McLaren do finlandês diminuindo abruptamente na volta final.
 
Eram 37s de vantagem para Michael Schumacher e uma volta para o terceiro colocado, Juan Pablo Montoya. Ele tinha sumido a ponta depois do segundo pit-stop para colocar essa confortável distância para o rival, até que o carro prata e preto perdeu velocidade de repente. Pouco depois, a fumaça branca denunciava que era mesmo um problema terminal.
 
Foi a embreagem que quebrou.
A largada do GP da Espanha de 2001, com Schumi e Häkkinen lado a lado (Foto: Bridgestone)
Schumacher, que não tinha nada a ver com isso, comemorou com muito entusiasmo a sua terceira vitória no ano.
 
Para Häkkinen, aquela seria a primeira vitória em um ano que começava complicado. Ele tinha só quatro pontos e nenhum pódio chegando na quinta corrida. Na que viria a ser sua última temporada, o bicampeão passou longe de brigar pelo título e venceu apenas duas vezes, na Inglaterra e em Indianápolis.
 
“Seria bom ter um saco de pancadas agora no motorhome. Preciso dar algumas porradas para relaxar”, afirmou o piloto após o frustrante fim na Espanha. “Como vocês podem imaginar, estou muito desapontado, não só por mim, mas também pela equipe. Teria sido uma grande vitória.Foi uma corrida fantástica com boas disputas o tempo todo. O carro estava rápido e melhorando muito ao longo da prova.”
 
Aquela, aliás, era uma corrida importante para Häkkinen: a de número 150 na F1.
 
Jacques Villeneuve aproveitou a oportunidade e chegou em terceiro para seu primeiro pódio com a BAR na F1 — e o seu primeiro desde 1998.
Michael Schumacher comemorando a vitória na Espanha em 2001 (Foto: Bridgestone Motorsport)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.