Na Garagem: no GP do recorde de poles, Senna perde liderança de 1989 para Prost

A pole-position de Ayrton Senna na estreia do circuito de Phoenix na F1 foi a 34ª da carreira do piloto, quebrando o recorde de Jim Clark. O desfecho da corrida, no entanto, foi bem desfavorável no contexto da luta pelo título

Quando alinhou no grid de largada em 4 de junho de 1989, Ayrton Senna estava na pole-position pela 34ª vez na carreira. Assim, estabelecia um novo recorde na categoria. O domingo, no entanto, não terminou muito feliz para o piloto da McLaren.

 
Era o GP dos Estados Unidos, realizado em um novo circuito: Phoenix. A cidade do Arizona havia tomado o lugar de Detroit na organização da corrida, mas a data não era nada agradável: junho, quando o calor já começa a ser insuportável no deserto.
 
Mestre não só em circuitos de rua, como no GP dos Estados Unidos, Senna tratou de mandar um recado bem claro para o arquirrival Alain Prost: fez a pole com uma volta 1s4 mais rápida.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Senna, que havia vencido as três edições do GP dos Estados Unidos em Detroit, estava em sua corrida de número 83 na F1. Jim Clark, o antigo recordista de poles, tinha feito a 33ª em sua 72ª prova. O brasileiro encerrou a carreira com 65, sendo superado apenas por Michael Schumacher (68).

 
A largada foi dada com Senna defendendo bem a pole-position e, ao longo das primeiras voltas, abrindo para Prost. A diferença chegou a passar da casa de 4s.

 

Foi na 29ª volta que tudo começou a desandar para o então campeão mundial. Uma pane elétrica momentânea permitiu a aproximação de Prost, mas Senna respondeu logo depois com a volta mais rápida da corrida.

Quatro giros mais tarde, o problema se repetiu, e, aí, não houve como segurar. Ele sinalizou para o francês passá-lo e foi aos boxes.

Alain Prost no GP dos Estados Unidos de 1989 (Foto: Forix)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Em dois pit-stops, a McLaren tentou substituir cabos e até a bateria do carro. Senna voltou à pista e, com pneus novos, ainda fez a melhor volta da prova, batendo o tempo de Prost em quase 1s. Contudo, o problema persistiu, e ele teve de abandonar.

 
Prost seguiu em primeiro e venceu após 75 voltas — 81 estavam programadas, mas o limite de tempo estourou. Riccardo Patrese e Eddie Cheever chegaram a 40s para completar o pódio. A zona de pontuação foi completada por Christian Danner, Johnny Herbert e Thierry Boutsen.
 
Senna havia alcançado a etapa dos EUA, a quinta de 16 em 1989, com sete pontos de vantagem para Prost. Saiu de lá dois pontos atrás, e nunca mais conseguiu superar o francês na tabela.
 
A F1 voltou a Phoenix nos dois anos seguintes, mas com a prova sendo disputada no início da temporada, com as temperaturas mais amenas. Senna venceu nas duas ocasiões.
PADDOCK GP #31 DEBATE F1, INDY E NASCAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “8352893793”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth

document.MAX_ct0 = '';

var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');

var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);

document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.