Na Garagem: Piquet vence pela primeira vez após forte acidente em Ímola

A primeira das três vitórias de Nelson Piquet no ano do tricampeonato foi conquistada tarde, mas foi fundamental para confirmá-lo na disputa contra Nigel Mansell em 1987

Nelson Piquet demorou para vencer pela primeira vez em 1987, o ano do tricampeonato. A primeira conquista saiu apenas no dia 26 de julho, na oitava de 16 corridas. Foi em Hockenheim, no GP da Alemanha.

 
Até então, o campeonato estava bastante equilibrado. Chegando à região da Floresta Negra, o líder era Ayrton Senna, com 31 pontos. Piquet e Nigel Mansell estavam empatados com 30, e Alain Prost era o quarto colocado com 26.
Nelson Piquet no GP da Alemanha de 1987 (Foto: Forix)
 Apesar disso, não ia sendo um ano tão fácil para Piquet. No GP de San Marino, em Ímola, o piloto da Williams sofreu um gravíssimo acidente na curva Tamburello. Mais tarde, revelou que nunca mais guiou da mesma maneira que antes, tendo perdido a noção de profundidade.
 
A regularidade é que mantinha o brasiliense na disputa. Ele concluiu cinco das sete primeiras etapas, todas elas na segunda colocação, e então chegou o GP da Alemanha.
 
Mansell saiu na pole, seguido por Senna, Prost e Piquet. Ele perdeu a ponta na largada, mas a recuperou passando a Lotus de Senna na segunda volta. Depois, disparou. Em condições normais, certamente venceria, mas seu motor Honda quebrou na 25ª passagem. A dianteira foi para Prost, que liderou até quatro voltas do fim, quando uma falha no alternador também o tirou da disputa.
O pódio do GP da Alemanha de 1987, com Piquet, Johansson e Senna (Foto: Forix)
Resultado: vitória de Piquet. Stefan Johansson chegou em segundo e Senna foi só terceiro, uma volta atrás, com sérios problemas de dirigibilidade em seu carro.
 
Curioso que Piquet venceria outras duas corridas no ano, ambas assumindo a ponta no final: na Hungria, a seis voltas da bandeirada; na Itália, depois de liderar até a 23ª volta, foi superado por Senna e só deu o troco a sete giros do fim.
 
Saindo da Alemanha, Piquet era o líder, e ele não saiu mais da primeira linha da tabela de pontuação até o fim da temporada.
PADDOCK GP #38 VAI A PIRACICABA PARA LANÇAMENTO DA F-INTER

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.