Na Garagem: Pryce morre em acidente assustador no GP da África do Sul

O acidente que matou Tom Pryce e o fiscal Frederik Jansen van Vuuren, uma das imagens mais assustadoras da história da F1, aconteceu há exatos 39 anos

Faz 39 anos que a F1 viu um de seus mais assustadores acidentes. Foi em 1977, no GP da África do Sul, no lance que matou o britânico Tom Pryce e o fiscal sul-africano Frederik Jansen van Vuuren.
 
Renzo Zorzi parou na pista na 22ª volta, à esquerda da reta dos boxes, com um problema mecânico. Na hora de sair do carro, o italiano ainda tentava soltar o tubo de oxigênio de seu capacete quando o carro entrou em chamas, dois fiscais resolveram atravessar a reta com extintores para controlar o incêndio. E foi aí que a tragédia aconteceu.
 
O primeiro, de 25 anos, por pouco atravessou. O segundo, Frederik, de 19 anos, não.
 
Pryce, 27, vinha em alta velocidade atrás de Jans-Joachin Stuck. O alemão tinha a visão da situação e pôde desviar; o mesmo não ocorreu com o galês.
Tom Pryce
A Shadow acertou o jovem fiscal em cheio, com ele morrendo imediatamente, assim como Pryce, atingido na cabeça pelo extintor de incêndio. O carro continuou em alta velocidade até o fim da reta, onde saiu da pista, bateu no muro e voltou para o meio do traçado, acertando ainda Jacques Laffite.
 
O corpo de Frederik ficou tão desfigurado que só foi reconhecido depois que o diretor de prova convocou todos os fiscais para saber quem estava faltando.
 
George Witt, chefe dos fiscais nos boxes, disse que os seus colegas atravessaram a pista sem permissão. Em casos de incêndio, quando autorizados, dois fiscais deveriam se aproximar com extintores e outros dois ficariam na reserva.
 
Naquele tempo, as câmeras ainda eram poucas, mas suficientes para flagrar as horríveis imagens. Há diversos vídeos no YouTube mostrando o acidente, dois deles aqui incorporados. Aviso: as cenas são fortes.

 

A vitória na corrida ficou com Niki Lauda, sua primeira depois do acidente que quase o matou no meio da temporada 1976.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.