Na Garagem: Senna contém ímpeto de Mansell para vencer GP de Mônaco

Há exatos 25 anos, Nigel Mansell enfrentou um problema de pressão de pneu enquanto liderava com folga o GP de Mônaco e precisou ir aos boxes. O pit-stop forçado que o fez perder a ponta para Ayrton Senna, que não deu chances ao inglês. Foi um final de corrida espetacular, em que o brasileiro controlou o arrojo do britânico para vencer pela quinta vez no Principado

 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : ‘pt’
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : ‘inread’
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O Mundial de 1992 vivia um ano de um dos maiores domínios da Williams na história da F1 e também um dos maiores do esporte. Com o "carro de outro planeta", equipado com a então inovadora suspensão ativa e empurrado por um sensacional motor Renault, Nigel Mansell comandava o campeonato sem adversários. Tanto é assim que o inglês venceu as cinco primeiras corridas daquele ano e vinha com uma confortável diferença de 26 pontos na liderança da classificação em cima do companheiro de equipe, Ricardo Patrese. Enquanto isso, Ayrton Senna, que tentava defender o tricampeão conquistado um ano antes, se via em apuros com uma McLaren errática. O brasileiro era apenas o quarto colocado da tabela, com oito pontos. Mas isso foi assim até o GP de Mônaco, a sexta etapa daquela temporada.

 
O Principado se revelou um episódio fora do roteiro para a temporada vitoriosa que a Williams e Mansell vinham protagonizando. O britânico, que corria atrás de seu primeiro título mundial, dominara os treinos livres e largava da pole-position naquele 31 de maio de 1992. Patrese estava na segunda colocação do grid, enquanto Senna havia conquistado apenas o terceiro posto, com um tempo 1s1 mais lento que o líder do campeonato. A corrida, entretanto, foi um pouco mais dramática.
 
Há exatos 25 anos, Mansell saltou bem da posição de honra – a sexta daquela temporada – e não deu chances a ninguém quando chegou à Sainte-Dévote. Mais atrás, Ayrton fez uma boa largada e soube tirar do italiano da Williams a segunda colocação. Daí para frente deu-se início uma típica procissão em Mônaco, e o brasileiro não conseguia acompanhar o ritmo do rival, que sumiu à frente, abrindo com facilidade mais de 30s de diferença para o piloto da McLaren, que soube segurar bem a vice-liderança.
A parte final do GP de Mônaco viu uma luta entre Ayrton Senna e Nigel Mansell (Foto: LAT Photographic)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Só que, quando a corrida se aproximava do final, o pneu esquerdo traseiro do inglês perdeu pressão, o que o obrigou a visitar os boxes em Monte Carlo na volta 70 das 78 previstas. Com o pit-stop não programado do líder, Senna assume a ponta. Calçado com pneus novos, Mansell deixou os pits quando 5s atrás do brasileiro e passa a virar voltas muito rápidas, usando todo o potencial do quase perfeito FW14.

 
Não demorou nada para o britânico encostar em Senna. E daí para frente, passou a atormentar a vida do tricampeão, deixando evidente todo o arrojo que sempre marcou sua carreira na F1. Mesmo com pneus mais gastos e um carro menos equilibrado, Ayrton conseguia segurar o ímpeto de Nigel, que tentava ultrapassar como um louco, colocando o bico do carro da Williams até nas curvas mais fechadas e lentas do difícil traçado monegasco. 
 
Foi uma exibição de gala de ambos os pilotos. E de tirar o fôlegos dos fãs. Mas Senna, que já tinha até ali quatro vitórias no Principado, usou todo seu conhecimento para cruzar a linha de chegada mais uma vez à frente, ganhando de forma consecutiva o GP de Mônaco – por 0s215 de vantagem. Ao bravo ‘Leão’ coube o segundo lugar, mas Ayrton reconheceu a performance do rival. 30s mais tarde, Patrese passou em terceiro.
 
“O carro estava melhor na corrida do que nos treinos classificatórios, mas não dava para pensar sequer em bater o Nigel aqui. Assim, procurei me manter o mais próximo possível, pois nesta pista pode acontecer sempre qualquer imprevisto, e convinha estar em posição de aproveitar, como aconteceu. Quando fiquei à frente, os meus pneus estavam já muito gastos e esperei que o Nigel, que tinha pneus novos se aproximasse rapidamente, sem saber muito bem como poderia segurar a minha vantagem no comando, eu tirei proveito do meu conhecimento do Mónaco. E foi emocionante”, disse Ayrton depois da corrida. 
 
“Sabia que Nigel tentaria tudo para me ultrapassar e era mais rápido em todos os pontos do circuito, por isso apenas procurei me manter dentro da pista e no lugar certo. Na reta, o carro parecia um ‘dragster, com os pneus a patinarem em segunda, terceira e quarta, e consegui mesmo ganhar”, completou.
Ayrton Senna no pódio do GP de Mônaco de 1992 (Foto: Reprodução)
Apesar do revés, Mansell seguiu forte naquele ano, vencendo outras quatro provas, para se tornar campeão mundial de F1. 
ALONSO ATINGE NOVO PATAMAR NA HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO NA ESPETACULAR INDY 500

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = ‘ca-pub-6830925722933424’;
google_ad_slot = ‘8352893793’;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(‘crt_ftr’).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(‘cto_ifr’);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(‘px’)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write('’);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.