Na Garagem: Senna supera recorde de Hill ao vencer pela 6ª e última vez em Mônaco

Ayrton Senna, incrivelmente, não era o favorito para vencer o GP de Mônaco em 1993, mas tudo conspirou ao seu favor e a quinta vitória consecutiva veio em grande estilo

A exemplo do que acontecera no ano anterior, Ayrton Senna não era o favorito para o GP de Mônaco. A Williams-Renault, com sua suspensão ativa, era o carro mais rápido do Principado. Mas, no dia 23 de maio de 1993, tudo conspirou a favor do piloto da McLaren.
 
Há 23 anos, Alain Prost largou na pole-position. Sobrando na classificação, virou 0s6 abaixo do segundo colocado, Michael Schumacher. Senna saiu em terceiro.
 
As posições foram mantidas após a largada, mas o rumo da prova começou a mudar quando Prost recebeu um stop-and-go de 10s por queima de largada. Na 12ª passagem, ele entrou nos boxes para cumprir a punição, perdendo um tempo crucial para as suas pretensões.
Ayrton Senna no GP de Mônaco de 1993 (Foto: Forix)
A ponta, então, passou para Schumacher, que ia na boa até a 33ª volta: a suspensão da Benetton quebrou e tirou o alemão.
 
Aí, naturalmente, mais ninguém teria chance. Senna assumiu o primeiro lugar e comandou a prova nas 45 voltas que restavam para ver antes de todo mundo a bandeira quadriculada.
 
O sexto triunfo no Principado o colocou à frente de Graham Hill, que detinha o recorde de cinco vitórias.
 
Damon Hill chegou em segundo e Jean Alesi completou o pódio. Essa foi a última vez que Senna correu em Mônaco.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.