Newey diz que rivalidade entre Vettel e Webber nos ‘anos de ouro’ da Red Bull “poderia ter sido como Prost e Lauda”

Sebastian Vettel e Mark Webber foram companheiros de equipe entre 2009 e 2013. Ao longo desse tempo, a Red Bull tornou-se a grande força da F1 e abocanhou oito títulos mundiais, sendo quatro de Pilotos, e todos eles com Vettel. Os dois travaram uma rivalidade que, na visão do ‘mago’ Adrian Newey, se compara com o que Alain Prost e Niki Lauda viveram nos anos 1980

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Red Bull vive tempos de paz entre seus atuais pilotos, Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Mas nem sempre foi assim. Durante a época em que a escuderia anglo-austríaca dominou a F1, entre 2010 e 2013, o jovem Sebastian Vettel e o veterano Mark Webber travaram grande rivalidade, com direito a muitas polêmicas. Impossível não lembrar do chamado código ‘Multi 21’ no GP da Malásia de 2013 ou os embates entre os dois nos GPs da Turquia e da Coreia do Sul, em 2010.

 
Fato é que, em todos os chamados ‘anos de ouro’ da Red Bull, Vettel sobressaiu e conquistou seus quatro títulos mundiais, com a equipe de Milton Keynes faturando também o tetracampeonato do Mundial de Construtores.
 
Adrian Newey, um dos pilares dos tempos gloriosos da Red Bull na F1, falou à revista ‘F1 Racing’ sobre a rivalidade entre Vettel e Webber e traçou um paralelo com outro embate entre companheiros de equipe que marcou a F1: em 1984, Alain Prost e Niki Lauda travaram uma batalha na McLaren. Levou a melhor o veterano Lauda, campeão daquele ano por apenas 0,5 ponto de vantagem sobre o francês.
Mark Webber e Sebastian Vettel viveram anos de tensão entre 2010 e 2013 na Red Bull (Foto: Red Bull/Getty Images)
“Foi uma pena o que aconteceu em 2010 e depois, porque Mark e Sebastian entregaram muito à equipe em áreas distintas, especialmente em engenharia. Mark era muito sensível à aerodinâmica; Sebastian era muito sensível aos pneus, aos mapas do motor e ao equilíbrio do carro em curvas lentas. Eles se complementavam incrivelmente do ponto de vista da engenharia”, destacou o ‘mago da aerodinâmica’.
 
O engenheiro britânico, contudo, destacou que Vettel sempre foi melhor que Webber, que não conseguiu repetir o feito logrado pelo experiente Lauda, que conseguiu bater o então jovem e promissor Alain Prost no embate em 1984.
 
“Sebastian era muito jovem e muito agressivo. E Mark tinha mais experiência, mas talvez não tinha velocidade para poder alcançar Sebastian. Poderia ter acontecido como foi a briga entre o jovem Prost e o veterano Lauda, e foi uma pena que não aconteceu assim”, salientou.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Entretanto, Newey lembrou que Webber foi fundamental no processo de construção da Red Bull. “Mark, nos anos difíceis, entre 2007 e 2008, foi um pilar muito importante da equipe. E em muitos aspectos, teria sido grandioso se ele tivesse vencido o título em 2010”.

 
“Mas sua intensa rivalidade com Vettel o levou a perder, especialmente na corrida com chuva na Coreia, onde ele rodou. Acho que ele queria mostrar à equipe que poderia ser tão rápido como Sebastian, mas perdeu o título”, complementou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.