O que pode e o que não pode: entenda as novas regras de comunicação entre equipe e piloto via rádio
A partir do GP de Cingapura, a F1 vai lidar com uma nova situação: o modo como as informações são passadas durante uma corrida. A FIA resolveu impor uma lista de proibições para que o piloto tenha maior autonomia durante a prova. O GRANDE PRÊMIO explica o que está permitido e banido
A F1 resolveu mexer na comunicação das equipes com os pilotos. As novas regras, que valem já para o GP da Cingapura, preocupam porque os times acreditam que as performances dos carros podem acabar afetadas, além de apontarem para uma possível falta de segurança, já que não será mais possível realizar a regulagem dos freios.
Houve certa dúvida quando a determinação foi dada na semana passada, e a FIA resolveu esclarecer por escrito os itens que podem ou não podem mais durante uma corrida.
Uma dificuldade imposta pela série de medidas envolve o consumo de combustível. Agora, os pilotos não vão poder receber avisos da quantidade restante para que atinjam 100 kg, o limite em uma corrida.
Aumenta também o grau de dificuldade para as equipes quanto ao ajuste dos motores. Os pilotos não podem mais receber instruções envolvendo ajustes na bateria.
Em relação à corrida em si, os pilotos não vão poder mais saber a estratégia dos demais pilotos, tampouco as parciais de voltas alheias. E se houver qualquer indício de mensagem codificada, uma punição será aplicada — mas ainda sem quantificação.
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O que está proibido na comunicação via rádio:
_ Ajuste na recarga da bateria (ERS) _ Ajuste na unidade de potência e/ou câmbio _ Consumo de combustível _ Detalhes de tempo de setor de outro piloto _ Equilíbrio de distribuição do freio _ Mapeamento e ajuste da embreagem _ Mensagem em código _ Pressão de pneu _ Resposta a questões diretas dos pilotos |
Nico Rosberg (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio) |
Contudo, algumas ações ainda são permitidas pela organização. Mensagens de incentivo aos pilotos e avisos de entradas de safety-car e furos de pneus podem continuar acontecendo.
Além disto, a diferença para os pilotos da frente, o tempo de volta do piloto e de seus adversários, assim como o alerta de punições na corrida, ainda estão valendo.
Por fim, apesar de todas as restrições realizadas, a F1 não incluiu as ordens de equipe na lista de restrições nas conversas pelo rádio.
O que está permitido na comunicação via rádio:
_ Ajuste na asa dianteira na próxima parada nos boxes _ Avaria no carro ou necessidade de abandono _ Aviso de furo no pneu _ Condição do tempo e da pista _ Diferença de tempo para um piloto _ Entrada do safety-car _ Escolha no tipo de pneu na próxima parada nos boxes _ Incentivo e mensagem de apoio (estilo 'acelere mais', 'pise fundo', etc) _ Número de voltas de um piloto com determinado tipo de pneu _ Número de voltas para o fim da corrida _ Ordens de equipe _ Problema no carro de outro piloto _ Punição de outro piloto _ Tempo de volta de outros pilotos _ Tempo de volta do próprio piloto e de seus setores |
Lewis Hamilton (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio) |
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