O que pode e o que não pode: entenda as novas regras de comunicação entre equipe e piloto via rádio

A partir do GP de Cingapura, a F1 vai lidar com uma nova situação: o modo como as informações são passadas durante uma corrida. A FIA resolveu impor uma lista de proibições para que o piloto tenha maior autonomia durante a prova. O GRANDE PRÊMIO explica o que está permitido e banido

A F1 resolveu mexer na comunicação das equipes com os pilotos. As novas regras, que valem já para o GP da Cingapura, preocupam porque os times acreditam que as performances dos carros podem acabar afetadas, além de apontarem para uma possível falta de segurança, já que não será mais possível realizar a regulagem dos freios.

Houve certa dúvida quando a determinação foi dada na semana passada, e a FIA resolveu esclarecer por escrito os itens que podem ou não podem mais durante uma corrida.

 
Uma dificuldade imposta pela série de medidas envolve o consumo de combustível. Agora, os pilotos não vão poder receber avisos da quantidade restante para que atinjam 100 kg, o limite em uma corrida. 
 
Aumenta também o grau de dificuldade para as equipes quanto ao ajuste dos motores. Os pilotos não podem mais receber instruções envolvendo ajustes na bateria.

Em relação à corrida em si, os pilotos não vão poder mais saber a estratégia dos demais pilotos, tampouco as parciais de voltas alheias. E se houver qualquer indício de mensagem codificada, uma punição será aplicada — mas ainda sem quantificação.

O que está proibido na comunicação via rádio:

_ Ajuste na recarga da bateria (ERS)
_ Ajuste na unidade de potência e/ou câmbio
_ Consumo de combustível
_ Detalhes de tempo de setor de outro piloto
_ Equilíbrio de distribuição do freio
_ Mapeamento e ajuste da embreagem
_ Mensagem em código
_ Pressão de pneu
_ Resposta a questões diretas dos pilotos
Nico Rosberg (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Contudo, algumas ações ainda são permitidas pela organização. Mensagens de incentivo aos pilotos e avisos de entradas de safety-car e furos de pneus podem continuar acontecendo.
 
Além disto, a diferença para os pilotos da frente, o tempo de volta do piloto e de seus adversários, assim como o alerta de punições na corrida, ainda estão valendo.
 
Por fim, apesar de todas as restrições realizadas, a F1 não incluiu as ordens de equipe na lista de restrições nas conversas pelo rádio. 

O que está permitido na comunicação via rádio:

_ Ajuste na asa dianteira na próxima parada nos boxes
_ Avaria no carro ou necessidade de abandono
_ Aviso de furo no pneu
_ Condição do tempo e da pista
_ Diferença de tempo para um piloto
_ Entrada do safety-car
_ Escolha no tipo de pneu na próxima parada nos boxes
_ Incentivo e mensagem de apoio (estilo 'acelere mais', 'pise fundo', etc)
_ Número de voltas de um piloto com determinado tipo de pneu
_ Número de voltas para o fim da corrida
_ Ordens de equipe
_ Problema no carro de outro piloto
_ Punição de outro piloto
_ Tempo de volta de outros pilotos
_ Tempo de volta do próprio piloto e de seus setores
Lewis Hamilton (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

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