Pirelli acata pedido da F1 e considera mudança de nomes e cores dos tipos de pneus a partir de 2019

Em pedido oficial, equipes e chefes da F1 requisitaram a troca dos nomes e das bandas coloridas nos compostos da Pirelli para o próximo ano. A intenção é simplificar a nomenclatura dos pneus e padronizar em apenas uma cor para cada grau de dureza

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Depois de um pedido geral do paddock, a Pirelli está considerando mudar a denominação de seus pneus, com o objetivo de deixar a nomenclatura mais simples no esporte. A cúpula da F1 e as próprias equipes pediram para que a mudança entrasse já no regulamento de 2019, e agora é um pedido oficial que a fábrica de Milão está analisando.
 
O pedido é que se mantenham os compostos que existem hoje, mas que sejam classificados apenas como “duro”, “médio” e “macio”. Assim, nomes como “supermacio” ou “ultramacio” seriam eliminados.

Atualmente, a Pirelli entrega sete tipos de pneus para pista seca, além dos intermediários e de chuva extrema. Em 2018, os superduros e os hipermacios passaram a integrar a gama junto com os duros, médios, macios, supermacios e ultramacios. A ideia do Liberty Media tem como premissa facilitar o entendimento da categoria por parte dos fãs.

Pirelli estuda alterar as faixas dos compostos para apenas três cores  (Foto: Pirelli)
“Recebemos um pedido da FOM e da FIA para chamá-los apenas de duro, médio e macio. Com três cores, as mesmas de sempre, e os mesmos nomes em todas as corridas. Mas, obviamente, com compostos diferentes, porque você não pode ter em Silverstone os mesmos [compostos] que em Mônaco", confirmou o diretor da Pirelli, Mario Isola. 
 
"Em um segundo nível, teremos os compostos A, B, C, D, E, F ou o que for, e diremos a você que para esta corrida o [pneu] duro é B, o médio é D e assim por diante. Para os espectadores provavelmente será mais compreensível, mas também terão a oportunidade de ir além com os detalhes técnicos que continuaremos a oferecer. É uma negociação em andamento, mas dissemos que estamos disponíveis para avaliá-la”, completou.
 
Quanto à fabricação e a rotulação que cada composto recebe atualmente, Isola explica que alterar as cores não é um problema. Como os pneus são fabricados especificamente para cada corrida, a faixa colorida seria aplicada também a cada etapa.
 
"Eu fiz um teste com produção e logística. Obviamente, precisamos entender tudo o que isso implica. Produzimos um lote específico para cada corrida, para garantir que todos os pneus venham da mesma série. Então, honestamente, colocar uma faixa roxa ou amarela ou de qualquer outra cor não é um grande problema”, encerrou o diretor da Pirelli.
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