Por ampliação do calendário para até 25 GPs, F1 considera possibilidade de eliminar sexta-feira de treinos livres

Diretor-esportivo da F1, Ross Brawn admitiu que a F1 estuda formas de ampliar o calendário em um futuro breve. Mas para isso, é necessário facilitar a logística, sobretudo para as equipes. Assim, uma das alternativas é eliminar a sexta-feira de treinos livres. Mas o dirigente lembrou que precisa resolver a questão também com os promotores das corridas porque seria um dia a menos de eventos e de vendas de ingressos no fim de semana de GP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Fim de semana de GP de F1 com apenas sábado e domingo? É uma possibilidade que vem sendo considerada para um futuro próximo, revelou neste fim de semana Ross Brawn, diretor-esportivo da categoria. Nomeado para a função pelo Liberty Media, o dirigente britânico explicou que o esporte considera um fim de semana mais enxuto para poder ampliar o calendário. Fala-se até em 25 corridas por temporada, o que seria algo difícil para as equipes, sobretudo em termos logísticos. Assim, eliminar a sexta-feira de treinos livres é algo a ser considerado. Mas Brawn revela que, neste caso, vai ser preciso resolver um conflito com os promotores de corridas, já que um dia de venda de ingressos e eventos na pista seria perdido caso tal possibilidade vá adiante.

 
Em entrevista veiculada pela revista britânica ‘Autosport’ nesta terça-feira (24), Brawn contou que a questão não é ampliar o calendário por si só, apenas por aumentar o número de corridas. O importante é que haja qualidade neste processo. Daí a necessidade de tornar a vida das equipes mais fácil para que o espetáculo seja melhor.
 
“Quanto ao número de corridas, a qualidade é algo vital. O ponto não é ter mais corridas, ao menos que sejam corridas de qualidade. Então a localização, o tipo de pista, a capacidade para haver uma grande corrida, isso é vital. As equipes vão ter mais problemas logísticos com o aumento das corridas, isso é claro”, salientou o britânico.
Ross Brawn considera a ideia de tornar os finais de semana de F1 mais enxutos. Mas com um calendário maior (Foto: Twitter)
“Uma das coisas que estamos fazendo é analisar o formato do fim de semana de corrida para ver se nós precisamos mudar isso para tornar logisticamente mais fácil para termos mais corridas. Então temos uma mentalidade muito aberta sobre como avançarmos com isso”, destacou Brawn, que explicou melhor as intenções do Liberty Media.
 
“A corrida em si particularmente para mim ainda é muito importante, não estamos cogitando mudar o evento principal. Mas precisamos correr na sexta-feira? Se não tivermos atividades na sexta-feira, podemos ter mais corridas, porque logisticamente é melhor para as equipes. Mas a sexta-feira é importante para os promotores e para as emissoras. Como vamos encontrar a solução adequada?”, indagou.
 
“Então estamos analisando todos esses elementos para ver a melhor forma de avançarmos com isso. Não devemos acrescentar corridas simplesmente porque podemos aumentar os números, porque isso não é sustentável. No passado, nós tivemos corridas em que a qualidade não estava lá, e elas saíram [do calendário], e isso não foi bom para nossos negócios”, ponderou o dirigente.
 
Uma coisa Brawn garante: não vai entrar em rota de colisão com os promotores para impor as ideias do Liberty Media. Pelo contrário. O diretor-esportivo da F1 deixou claro que o esporte vive tempos de paz com a nova gestão e aproveitou para cutucar o antigo chefão Bernie Ecclestone, ainda que não tenha mencionado seu nome.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Uma das coisas que me orgulho deste ano é a mudança no relacionamento com os promotores, com os circuitos. Nós somos uma organização que agora quer dizer ‘sim’ quando o promotor precisa de algo. Aqui nós jogamos em duas horas à frente a classificação para 16h, e o chefe do circuito, Bobby Epstein, me disse nesta manhã que ele tinha 20 mil espectadores a mais para a classificação do que já teve antes”, destacou o diretor-esportivo, lembrando o pedido da organização do GP dos EUA para mudar o horário da classificação e encaixar neste intervalo o show de Justin Timberlake para atrair mais fãs para Austin. No que a missão foi bem-sucedida.

 
“Então nós somos muito receptivos sobre como trabalhamos com os promotores, e prometo a você que não vai ser como no passado. Há uma atitude completamente diferente sobre como trabalhamos juntos. E eu vi isso. Esses caras [do Liberty Media] nunca viram o que acontecia não passado. Eu já. Te garanto a você que é um mundo de diferença”, finalizou.
RITMO DE FESTA

PADDOCK GP CHEGA À EDIÇÃO 100 COM HISTÓRIAS IMPERDÍVEIS DE EDGARD MELLO FILHO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.