F1
10/06/2018 18:03

Por confusão e bandeirada antecipada, resultado oficial do GP do Canadá exclui últimas duas voltas

Eram 70 voltas, mas apenas 68 valeram: por erro da modelo Winnie Harlow ao agitar a bandeira quadriculada, os últimos dois giros do GP do Canadá não foram computados. A situação, todavia, não altera a ordem final da prova
Warm Up
Redação GP, de Porto Alegre


O erro da modelo Winnie Harlow, que agitou a bandeira quadriculada uma volta antes do previsto, alterou o resultado final do GP do Canadá deste domingo (10), vencido por Sebastian Vettel. A corrida, que tinha duração prevista de 70 voltas, teve resultado final computado após 68 giros.
 
Isso acontece porque o regulamento da F1 – especificamente o artigo 43.2 – indica que uma corrida “é considerada encerrada quando o líder da prova recebe o sinal [da bandeira quadriculada] ao cruzar a linha de chegada”. O conjunto de regras deixa claro que isso se aplica “por qualquer razão” – em outras palavras, mesmo o uso acidental da bandeira xadrez basta para colocar um ponto final em um Grande Prêmio.
Winnie Harlow deu a bandeirada uma volta antes do previsto (Foto: Reprodução/Twitter)

Desta forma, os acontecimentos da 70ª volta foram anulados. Mas não somente esses: como a corrida foi encerrada antes do previsto, o resultado a ser considerado é o da penúltima volta, e não da última, em situação análoga à vista em provas interrompidas por chuva forte. Dessa forma, a 69ª volta também é ignorada, deixando a 68ª como a definitiva da prova em Montreal.
 
Para sorte da F1, nenhuma ultrapassagem foi feita nas últimas duas voltas da corrida, significando que o erro na bandeirada só modificou as distâncias finais entre os pilotos.
 
O incidente de Montreal é raro, mas não inédito. No GP da China de 2014, Lewis Hamilton viu a bandeira quadriculada antes do previsto, também por falha humana. Na ocasião, uma posição foi alterada – Kamui Kobayashi, que havia ultrapassado Max Chilton no apagar das luzes, teve a manobra inutilizada.


Últimas Notícias
domingo, 10 de junho de 2018
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F1
F-E
F1
F-E
F1
F-E
F1
Galerias de Imagens
Facebook