Por problemas financeiros, Marussia muda, tira Chilton e coloca Rossi como titular para GP da Bélgica

Alexander Rossi havia guiado a Marussia apenas no TL1 para o GP da Hungria, mas foi confirmado como titular para a prova belga e será primeiro americano desde Scott Speed em 2007

 A Marussia confirmou uma mudança em seu cockpit para o GP da Bélgica, primeiro após o retorno do recesso de verão. Titular da equipe desde 2013, Max Chilton ficará de fora, com o recém-chegado no programa de desenvolvimento do time, Alexander Rossi, assumindo a vaga.

Em comunicado, a Marussia tratou o problema como uma "questão contratual", mas sabe-se que a nanica enfrenta problemas financeiros, até porque não tem um patrocinador máster nem ostenta apoiadores de grande aporte.

 
Desde o ano passado, Chilton e a empresa de sua família injeta dinheiro na equipe, que parece não ser suficiente, com o pagamento da parcela vinda da companhia não tendo caído na conta da equipe anglo-russa.
Alexander Rossi deu as caras no paddock já com as vestes da Marussia (Foto: Getty Images)
"Nem preciso dizer o quão animado estou com a primeira oportunidade na F1 e não posso agradecer a Marussia o bastante pela fé mostrada em mim. É um grande momento e muito para se preparar em um curto período, mas me sinto pronto. Também será legal poder correr numa pista lendária como Spa-Francorchamps", falou Rossi, que irá guiar o carro #42.

"Embora não fosse nossa intenção oferecer Alexander a possibilidade de correr nessa temporada, na circuntância posta estamos felizes com a oportunidade de propocionar sua estreia no GP da Bélgica. Naturalmente, esperamos voltar ao normal com nosso piloto estabelecido o mais cedo possível, mas desejamos a Alexander o melhor. Estamos ansiosos por vê-lo em ação", disse o chefe da Marussia, John Booth, deixando claro que pretende recolocar Chilton no carro o mais cedo possível.


Também em nota, a assessoria de imprensa do piloto rebateu a própria equipe e disse que Chilton "voluntariamente se retirou" para que a Marussia pudesse "vender a vaga" para Alexander Rossi, num ato que denota caridade extrema.
 
Trata-se da segunda mudança de piloto para o fim de semana. A companheira de fundo de grid Caterham anunciou ontem que André Lotterer, três vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, vai ocupar o lugar de Kamui Kobayashi neste fim de semana em Spa-Francorchamps.
 
A presença de Rossi no grid recoloca um americano na F1, algo que não acontece há sete anos. Scott Speed foi o último representante dos EUA na categoria, correndo pela Toro Rosso.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.