Preparação para GP do Brasil inclui lista com mais de 73 mil itens e termina com limpeza da pista

Dias antes do GP do Brasil, organização da corrida trabalha nos últimos ajustes para a prova que encerra o Mundial de F1 de 2013. Treinos começam na sexta-feira

Oito toneladas de tubos para montagem das arquibancadas, 60 toneladas de lixo reciclável, 14 torres móveis de iluminação com quatro mil watts cada e 100 km de fios para serviços de áudio e vídeo. Esses são alguns dos 73.887 itens que compõe o checklist da organização do GP do Brasil, segundo nota divulgada nesta segunda-feira (18).

Nesta semana, acontecem em Interlagos os últimos preparativos para a 42ª edição da prova brasileira, que encerra a temporada 2013 do Mundial de F1. Entre eles estão a lavagem e a varrição do asfalto, para remover quaisquer sujeiras que possam ficar sobre o piso da pista paulistana.

Interlagos se prepara para receber GP do Brasil de 2013 (Foto: José Cordeiro/SPTuris)

De acordo com a organização, 76 garis varrerão diariamente os 4309 metros do circuito, bem como os 400 mil metros quadrados de área gramada. No total, caminhões já percorreram 2500 km lavando o traçado. Um desses caminhões possui um eletroímã para atrair partículas de metal que foram deixadas no piso durante o ano.

Também foram montadas, como acontece em todos os anos, setores de arquibancadas tubulares temporárias. Para isso, são utilizadas oito toneladas de aço galvanizado, e o teste de resistência consiste na aplicação de uma carga de 500 kg por metro quadrado.

No que diz respeito à demanda por eletricidade, o GP consome 30 megawatts, produzidos a partir de 70 geradores, e outros quatro megawatts da Eletropaulo. É o bastante para abastecer uma cidade de 50 mil habitantes. À noite, o autódromo é iluminado por 14 torres móveis que consomem quatro mil watts cada uma.

Ao todo, 100 km de fios são montados para possibilitar as transmissões de áudio e vídeo, circuito interno de TV e cabo de rede, incluindo os cabos da FOM (Formula One Management).

Com relação à sustentabilidade, o GP do Brasil reciclou 60 toneladas de lixo junto à Coopercaps, da Capela do Socorro, na Zona Sul de São Paulo. E, ano após ano, os banheiros químicos estão sendo substituídos por contêineres com água – eram 850 em 2009, agora são usados apenas 150.

As obras necessárias para o GP do Brasil de 2013 foram executadas pela Prefeitura de São Paulo, e a empresa InternationalPromotions – Interpro – é quem prepara o evento.

No ano passado, a corrida foi vencida por Jenson Button e coroou o tricampeonato mundial de Sebastian Vettel.

O primeiro treino livre da edição de 2013 será às 10h da sexta-feira. Outra sessão acontecerá às 14h do mesmo dia. No sábado, os carros tornam a entrar na pista para o terceiro treino livre às 11h e definem o grid de largada às 14h. A largada para as 71 voltas da prova será dada às 14h do domingo. O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco'.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.